Assim como ocorre com os adultos, a saúde bucal dos pequenos merece (e precisa) de total atenção.
Já nos primeiros anos de vida, as crianças são suscetíveis a uma série de problemas.
No entanto, com o devido acompanhamento odontológico, eles são perfeitamente evitáveis.
Como Cuidar da Saúde Bucal Desde Cedo?
A saúde odontológica das crianças depende em grande parte da atenção dos pais e cuidadores.
Desde cedo é preciso ensinar a incentivar os pequenos quanto à importância de manter uma boa higienização dos dentes e gengivas.
Creme dental específico
Nos primeiros anos de vida, as crianças devem usar cremes dentais mais suaves, com menor concentração de flúor.
Esses cremes infantis já apresentam a fórmula indicada para atender todas as necessidades quanto à proteção dos dentinhos de leite.
Portanto, um dos cuidados que os pais e cuidadores devem ter é evitar que as crianças usem pastas de dente convencionais (para adultos).
Alguns dos cremes dentais mais indicados para crianças são:
• Creme dental Malvatrikids (com produtos disponíveis para diferentes idades);
• Creme dental Colgate My First – sem flúor;
• Creme dental Colgate Smile;
• Colgate Tandy.
Uso do fio dental
Por mais que as crianças ainda tenham dentes de leite, o uso do fio dental já é necessário.
Somente com este item é possível eliminar os resquícios de alimentos que ficam entre os dentes e geram grande acúmulo de bactérias.
Além disso, quando o fio dental começa a ser usado desde cedo, no período em que as crianças já estão adquirindo maior independência na higienização diária da boca, elas levam este hábito saudável por toda a vida.
Enxaguante bucal
Para que as crianças tenham saúde odontológica, assim como ocorre com o creme dental, é preciso que o enxaguante seja específico para elas.
O mais indicado é o da Malvatrikids, com fórmula adequada para cada idade. Esse cuidado simples é essencial para complementar a higiene bucal e fazer que as crianças aprendem a usar esse item desde cedo.
Escolha da escova dental
Em todas as fases da vida da criança é preciso optar por escovas com cerdas bem macias. Isso vale para cuidar dos dentinhos de leite e também para os definitivos.
As cerdas macias, além de protegerem a estrutura dos dentes, alcançam regiões mais difíceis, tornando eficaz a escovação diária.
Há diversas marcas, modelos e tipos de escovas indicadas para crianças. O principal é prestar atenção na maciez das cerdas.
Higienização da língua
A limpeza da língua deve fazer parte da rotina das crianças. Quando mais cedo elas adquirem este hábito, mais fácil é mantê-lo por toda adolescência e vida adulta.
A higienização da língua deve ser feita com um limpador específico para essa região e não com a escova de dentes.
Uma boa higienização diária é o principal cuidado para garantir que as crianças tenham saúde bucal e preservem a estética do sorriso ao longo da vida.
A Importância de Ir ao Dentista Regulamente
A saúde bucal dos pequenos depende bastante do hábito de consultar o dentista regulamente, ao menos duas vezes ao ano.
Infelizmente, um erro comum de muitos pais é levar a criança ao dentista somente depois que todos os dentes definitivos já nasceram.
É de suma importância que os pais levem os filhos ao dentista logo nos primeiros anos de vida, quando começam a nascer e se desenvolver os primeiros dentinhos de leite.
Após uma primeira avaliação, os cuidados devem seguir de forma regular com o objetivo de evitar cáries e demais problemas que também afetam os dentes de leite.
Quando os dentes definitivos começam a nascer é necessário redobrar os cuidados. É exatamente neste momento que é possível prevenir diversos problemas que podem comprometer a dentição durante a adolescência e idade adulta.
Cuidar da Alimentação Também Começa Cedo
Por mais que as crianças adorem doces e demais guloseimas ricas em carboidratos refinados, tais como bolos, pizzas, tortas etc., é preciso equilibrar o consumo desses alimentos.
O motivo é que eles aumentam bastante o risco de cáries e acúmulo de bactérias na boca, formando placas e tártaro.
Crianças que consomem muitos alimentos e bebidas doces são mais suscetíveis a apresentarem cáries desde cedo, o que começa a fragilizar a estrutura dos dentes.
Além de evitar o consumo excessivo de doces e carboidratos refinados, outro cuidado importante é incentivar as crianças a consumirem alimentos saudáveis, especialmente vegetais e aqueles ricos em cálcio – mineral essencial para manter os dentes fortes.
Os vegetais são ricos em vitaminas e minerais que contribuem para a saúde bucal e ainda favorecem a saúde do organismo como um todo.
Não há dúvida de que uma alimentação saudável favorece a saúde e beleza dos dentes em todas as idades.
A importância da água
Outro hábito saudável que as crianças devem adquirir desde cedo é beber água com frequência durante o dia.
Essa simples ação estimula a salivação e proporciona uma limpeza natural da boca. O ato de beber água várias e várias vezes ao dia evita a proliferação de bactérias.
Dessa forma, pessoas que bebem água com frequência possuem um hálito mais saudável e menores riscos quanto ao desenvolvimento de uma série de problemas (placas bacterianas, tártaro, cáries, gengivite etc.).
Atenção com Problemas Ortodônticos
Em crianças e adolescentes, os problemas ortodônticos podem dar os primeiros sinais logo cedo, quando os dentes definitivos começam a nascer. É preciso redobrar a atenção quando esses sinais aparecem.
Apenas para lembrar, os problemas ortodônticos estão relacionados ao crescimento, desenvolvimento, alinhamento e posicionamento dos dentes, abrangendo também as questões que envolvem a estrutura dos ossos maxilares.
Alguns dos principais problemas ortodônticos são:
• Diastema (espaço extra entre dois ou mais dentes);
• Apinhamento dentário;
• Mordida cruzada;
• Mordida aberta;
• Mordida profunda.
Quanto antes um problema ortodôntico é identificado, mais fácil se torna o tratamento, evitando complicações que podem ocorrer de maneira mais grave na adolescência e idade adulta.
Ficou com alguma dúvida sobre como cuidar cada vez melhor da saúde bucal das crianças? Deixe seu comentário e aproveite para conferir nossas demais dicas de como manter dentes e gengivas saudáveis em todas as idades.