Dente de Leite

Os dentes de leite, embora não sejam definitivos, requerem uma série de cuidados logo que eles começam a nascer.

Com o tempo, esses cuidados precisam se intensificar, sobretudo no período de amolecimento e queda desses dentes.

 

Como arrancar dente de leite?

 

odontopediatria marque sua consulta para seu pequeno

 

Uma das principais dúvidas dos pais quanto aos dentes de leite é sobre a melhor maneira de arrancá-los quando eles estão amolecidos.

Essa dúvida tem toda razão, já que precisamos evitar dores e desconfortos desnecessários quando os primeiros dentinhos das crianças estão caindo para darem lugar aos dentes permanentes.

Em grande parte das vezes os dentes de leite saem sem maiores esforços. No momento em que eles estiverem bem moles, o indicado é que os pais usem uma gaze ou pano bem limpo para remoção do dente.

Com a ajuda da gaze ou pano, usando a ponta de dois dedos, é preciso movimentar o dente da criança de forma leve, em direção à boca.

Durante esse movimento é preciso esperar até que o dente se desprenda totalmente da gengiva.

É bastante comum que ocorra um pequeno sangramento depois da retirada do dente.

Para estancá-lo, basta pressionar a região do dente com a própria gaze ou pano. Essa pressão deve ser feita pelo período aproximado de 1 minuto.

Outra recomendação é fazer que a criança só se alimente após 1 hora depois da retirada do dente.

Nos dias seguintes à remoção do dente é indicado que as crianças consumam sorvete.

Por ser gelado e de fácil consumo, o sorvete contribui para a cicatrização da gengiva, evitando possíveis dores ou inchaço na região.

Um dos cuidados de extrema importância ao tirar o dentinho de leite é higienizar bem as mãos antes de realizar o procedimento com a gaze ou pano bem limpo.

As mãos devem ser bem lavadas com sabão ou sabonete neutro, enxaguadas com água abundante e secas em uma toalha limpa.

Depois de remover o dente e estancar o sangue é preciso novamente higienizar bem as mãos.

 

 

Alguns cuidados extras

No momento de tirar o dente de leite é preciso adotar alguns cuidados extras para evitar desconfortos para as crianças. Vejamos quais são.

Não tenha pressa de remover o dente. Por mais que esse procedimento seja simples, ele precisa ser realizado com cuidado e paciência com as crianças, que podem chorar ou sentir medo de remover o dente.

É preciso transmitir segurança para as crianças e explicar que a queda dos dentinhos é algo comum e natural. Se possível, tente tornar o momento divertido.

Nunca use métodos antigos que colocam em risco a saúde bucal das crianças. Alguns deles são usar linhas ou fios dentais amarrados ao dentinho e depois puxar, pedir para a criança morder uma fruta ou arrancar o dente com força.

Caso a criança esteja apresentando problemas quanto ao amolecimento dos dentes, dores além do normal, inchaço ou maiores dificuldades bucais, é essencial lavá-la ao odontopediatra.

Como amolecer dente de leite mais rápido?

Outra das dúvidas mais comuns sobre a remoção dos dentes de leite é se existe alguma maneira de amolecê-los mais rápido.

Quando os dentes começam amolecer, uma forma de acelerar um pouco esse processo de forma natural é massagear suavemente a região da gengiva com a ponta do dedo (que deve ser coberta por uma gaze).

Outra medida simples é movimentar levemente a ponta do dente com o dedo, lembrando de cobrir o dedo com gaze ou um pano bem limpo.

Antes de arrancar o dente de leite é preciso que ele esteja bem mole. Isso faz que ele seja removido com facilidade.

Quando os dentes estão bem moles também é comum que eles caiam sozinhos, o que se torna ainda melhor para o conforto das crianças.

Como saber se o dente é de leite?

 

 

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre se um dente é ou não de leite, sendo mais comum que isso ocorra no período da adolescência.

Por mais que os dentes permanentes já tenham nascido e estejam totalmente desenvolvidos, surge a dúvida quanto a um ou mais dentes que parecem de leite.

Para identificar em um primeiro momento se um dente é ou não de leite é preciso identificar as características básicas apresentadas por esses dentes. São elas:

  • O dente de leite é bem mais branco que o dente permanente, já que ele é menos mineralizado. Exatamente devido a essa brancura os primeiros dentes são chamados de dentes de leite.
  • O dente de leite é bem menor que o permanente. Além disso, o formato do dente de leite é um pouco diferente e com raízes mais longas.

Um dos perigos quanto aos dentes de leite é que as cáries alcançam a polpa desses dentes com maior facilidade, podendo trazer diversos problemas para a saúde bucal das crianças.

Para esclarecer sem qualquer sombra de dúvida se um dente é de leite ou não, a recomendação é consultar um odontopediatra ou dentista.

 

Cuidados no dia a dia

  • Tanto os dentes de leite quanto os permanentes precisam de cuidados adequados. Vejamos quais são.
  • A escovação deve ser feita 3 vezes ao dia;
  • No caso das crianças pequenas, é preciso que elas usem um creme dental específico para elas (com baixa concentração de flúor);
  • Antes da escovação é preciso usar o fio dental. Esse hábito deve ser adquirido desde cedo.

Crianças e adolescentes precisam ser levados ao odontopediatra ao menos duas vezes por ano.

Além de prevenir e tratar com rapidez uma série de problemas bucais, esse cuidado simples estimula a aquisição de hábitos saudáveis desde cedo.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o cuidado com os dentes de leite? Faça seu comentário.

Além disso, envie esse conteúdo para amigos ou familiares que tenham interesse nesse tema.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
Brasília

Desenvolvido pela Agência de Marketing Vejjo​

021 Dental. Copyright © 2024 Todos os direitos reservados