A cárie é um dos problemas mais comuns que afetam os dentes, podendo ocorrer em todas as idades.
No entanto, poucas pessoas sabem exatamente no que consiste as cáries, quais são as causas, como elas são formadas e principalmente o que fazer para resolver e prevenir este problema.
Afinal, o que é cárie?
Trata-se de uma doença dental provocada por bactérias contidas em placas que vão se formando nos dentes com o passar do tempo.
Essas bactérias produzem ácidos que provocam desmineralização e danos, ocasionando pequenos buracos nos dentes – que recebem o nome de cáries.
Basicamente, as cáries apresentam os seguintes sintomas:
- Dor de dente constante;
- Dor ao mastigar;
- Sensibilidade a alimentos e bebidas doces, frios ou quentes.
Quais são as causas das cáries?
Conforme mencionamos, a causa central da cárie consiste nas bactérias que prejudicam a estrutura dos dentes. As placas bacterianas são formadas (ou agravadas) principalmente devido aos seguintes fatores:
Má higiene bucal
Quando a escovação não é realizada da forma correta ou o uso do fio dental não é feito, as bactérias começam a formar placas nos dentes.
Com o passar do tempo, a produção de ácidos por parte das bactérias danifica os dentes e acarreta cáries.
Consumo excessivo de itens doces
Alimentos e bebidas doces contém ácidos que danificam lentamente a estrutura dental, incluindo o esmalte dos dentes.
Dessa forma, o consumo de itens açucarados consiste em um dos principais fatores de risco quanto ao desenvolvimento de cáries.
Ausência de limpeza odontológica
Além da higienização bucal diária, uma forma de prevenir ou eliminar as placas bacterianas causadoras de cáries é por meio da limpeza profissional.
Essa limpeza simples é realizada no consultório odontológico e tem por objetivo remover todas as placas bacterianas e tártaro.
O indicado é visitar o dentista a cada 6 meses para verificar a necessidade de limpeza profissional e realizar o procedimento sempre que preciso.
Essas são as causas mais recorrentes de cáries e também estão associadas a outros tipos de problemas que atingem dentes e gengiva.
Como tirar cárie do dente?
A única maneira de tratar e remover as cáries é por meio da obturação. Esse procedimento realizado pelo dentista remove a cárie de todo local infectado e impede que o problema reapareça no mesmo lugar.
Após anestesia, o dentista utiliza uma broca odontológica para raspar toda a região da cárie.
Durante esse procedimento é aplicado um gel que amolece a cárie e remove todo o tecido atingido pela doença.
Depois da remoção da cárie, o dente é coberto por uma substância específica, que pode ser amálgama, resina, porcelana ou ouro.
A obturação é feita de maneira rápida, simples e sem dor, proporcionando conforto e segurança ao paciente.
A remoção da cárie é feita exclusivamente no consultório odontológico e por meio da obturação.
Portanto, de nenhuma maneira é possível fazer o tratamento de cárie usando métodos caseiros.
Como a escovação dos dentes pode prevenir cáries?
Como já citado, a escovação bucal é uma das melhores aliadas na prevenção das cáries e demais problemas que afetam os dentes.
É por meio da escovação adequada que evitamos a formação das placas bacterianas que provocam a cárie.
O recomendado é que a escovação dos dentes seja feita 3 vezes ao dia, com duração de no mínimo 2 minutos.
Antes de iniciar a escovação é preciso usar o fio dental para remover restos de alimentos que ficam alojados entre os dentes.
O uso do fio dental é tão importante quanto a escovação, já que por meio dele, a região entre os dentes e início da gengiva fica totalmente limpa.
Ao terminar a escovação é preciso usar o enxaguante para completar a higiene bucal.
Esse cuidado simples, além de prevenir placas bacterianas, evita outros problemas como tártaro, gengivite, mau hálito etc.
Cuidados especiais para a escovação dos dentes
Além de escovar os dentes 3 vezes ao dia e usar o fio dental e enxaguante é preciso levar em conta alguns cuidados especiais. Vejamos quais são.
Usar cremes dentais recomendados pelo dentista
Para evitar o surgimento de cáries e demais doenças nos dentes, um cuidado simples consiste em usar somente cremes dentais indicados pelo dentista.
O que ocorre é que determinadas pastas dentais não apresentam uma composição capaz de prevenir a cárie com a eficácia esperada.
Além disso, cremes dentais muitos abrasivos, que deterioram o esmalte dos dentes, podem aumentar os riscos de danos, o que se transforma em um problema no futuro.
O uso de um creme dental indicado pelo dentista é ainda mais necessário nos casos de pessoas que apresentam algum tipo de problema nos dentes ou gengivas, tais como sensibilidade, desgaste no esmalte, gengivite etc.
Creme dental especial para crianças
Os dentes das crianças precisam de cuidados específicos. Um deles é usar cremes dentais indicados exclusivamente para crianças com certa faixa etária, que ainda possuem os dentinhos de leite.
Somente mediante recomendação do dentista é possível escolher com acerto qual melhor opção quanto ao creme dental que deverá ser usado pelas crianças.
Escova de qualidade
Outro dos cuidados básicos no dia a dia com relação à escovação dos dentes é a escolha da escova.
A primeira medida básica é trocar de escova no máximo a cada 3 meses. A segunda é optar por uma escova com cerdas macias.
Esse tipo de cerda permite uma limpeza de melhor qualidade entre os dentes, sendo também eficaz na remoção das placas bacterianas.
A importância da avaliação odontológica
Para prevenir as cáries e uma série de outros problemas bucais é essencial manter duas avaliações odontológicas por ano.
Durante uma avaliação simples o dentista consegue identificar a existência (ainda que inicial) de placas bacterianas e já realiza a remoção por meio de uma limpeza profissional.
Além disso, a consulta ao dentista permite e identificação de problemas bucais logo no início, evitando complicações que poderiam causar sérios problemas nos dentes e gengivas.
Ficou com alguma dúvida sobre a remoção e prevenção das cáries? Faça seu comentário e compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares.