Como tratar o bruxismo?

Você sabe como tratar o bruxismo? Ainda que as pessoas não consigam identificar o bruxismo com facilidade, este problema é muito mais comum do que se imagina.

Ligado a questões odontológicas e também emocionais, pessoas de todas as idades podem apresentar essa condição que apresenta diversos sintomas e pode trazer sérios prejuízos para o sorriso.

Como Saber se Você Tem Bruxismo?

O bruxismo consiste no hábito de ranger e apertar os dentes durante o sono. Ou seja, ele ocorre de maneira involuntária. A maioria das pessoas sequer percebe que isso está afetando a estrutura bucal.

Com relação aos sintomas, eles são:

Sono irregular

Pessoas que sofrem com bruxismo tendem a ter um sono agitado, acordando várias vezes durante a noite.

Essa agitação tende a se intensificar durante períodos de estresse ou ansiedade.

Desgaste nos dentes

Devido à forte compressão nos dentes decorrente da ação de ranger e apertar, é muito comum que eles fiquem desgastados.

Aliás, este é outro dos sinais mais determinantes do bruxismo e começa a ser notado com ainda mais clareza ao longo do tempo.

Danos no esmalte

O esmalte também sofre bastante com a pressão excessiva sofrida pelos dentes.

Pacientes que apresentam bruxismo há algum tempo podem ter rachaduras no esmalte dental.

ebook higiene dental

Dor e zumbido no ouvido

A região do ouvido, devido à estrutura do maxilar, sofre as consequências do bruxismo.

Este sintoma muitas vezes é confundido com outros problemas, fazendo que o diagnóstico correto atrase.

Dor nos músculos faciais

O ato de ranger e apertar os dentes acarreta um forte esforço por parte dos músculos da mastigação.

Por isso, é frequente que o paciente sinta dores constantes nos músculos da face.

Dor no pescoço, cabeça e mandíbula

Os músculos pertencentes às regiões da mandíbula, pescoço e cabeça são afetados pelo bruxismo, principalmente quando o problema já existe há um certo tempo e ainda não foi identificado.

Sensibilidade

O desgaste no esmalte e nas demais estruturas do dente gera sensibilidade, o que provoca diversos desconfortos principalmente ao ingerir alimentos/bebidas quentes ou frias.

Veja nosso artigo: Sensibilidade Nos Dentes: Dicas Para Amenizar

Amolecimento dos dentes

Com relação aos sintomas do bruxismo, o mais severo é o amolecimento dos dentes.

Ele ocorre devido à compressão excessiva, levando a um processo de isquemia dos vasos que atingem a raiz. Posteriormente, acontece a necrose dos vasos, nervos e polpa do dente.

Como o Bruxismo Ocorre? Quais São as Causas?

As causas deste hábito inconsciente de ranger e apertar os dentes estão ligadas a fatores físicos e emocionais.

Em alguns casos, é possível que o bruxismo ocorra em virtude de diferentes situações que acontecem ao mesmo tempo.

Vejamos quais são essas causas.

Má oclusão

É quando existe um alinhamento irregular dos dentes superiores e/ou inferiores.

Devido a este desencaixe dos dentes, é comum que o bruxismo se apresente como consequência.

Apneia do sono

Trata-se de um distúrbio do sono, no qual a respiração é brevemente interrompida e retorna diversas vezes.

A agitação provocada pela apneia, ainda que o paciente nem sempre note, pode aumentar as chances quanto à ocorrência do bruxismo.

Fatores emocionais

Conforme mencionamos, as causas do bruxismo estão fortemente associadas a questões emocionais.

Situações como estresse, tensão, raiva, frustrações e ansiedade podem desencadear o bruxismo.

A Importância da Avaliação Odontológica para tratar o bruxismo

Importância da Avaliação Odontológica para tratar o bruxismo

Pelo fato de ser provocado por diferentes situações, o primeiro passo para tratar o bruxismo é fazer uma avaliação odontológica.

Por meio de um exame rotineiro é possível chegar ao diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado de acordo com a causa.

Como Tratar o Bruxismo?

O tratamento do bruxismo visa eliminar a dor e demais sintomas, evitar danos permanentes aos dentes e diminuir a ação de ranger os dentes involuntariamente durante o sono.

Vamos ver como este tratamento funciona.

Placa para tratar o bruxismo

Independentemente da causa do problema, o uso de uma placa para bruxismo é a primeira medida de tratamento.

Elas são elaboradas sob medida, de acordo com as características da arcada de cada pessoa.

As placas são disponibilizadas em dois diferentes tipos de materiais: silicone e acrílico.

A função delas é proteger os dentes e evitar o contato entre as arcadas dentárias.

As placas específicas para bruxismo são projetadas para relaxar a mandíbula e evitar as consequências oriundas deste problema.

Procedimentos ortodônticos

Quando as causas do bruxismo estão ligadas ao alinhamento dos dentes, seja na arcada superior ou inferior, é necessário que seja realizado um tratamento ortodôntico para corrigir essa situação.

Outros fatores ortodônticos podem interferir na ocorrência do bruxismo. Portanto, sempre é necessário avaliar toda estrutura bucal e solucionar as causas físicas.

Um dos tratamentos mais comuns é o uso de aparelhos com o objetivo de corrigir questões relacionadas ao alinhamento ou posicionamento dos dentes.

Uso de creme dental para sensibilidade

Pacientes que sofrem com sensibilidade devido ao bruxismo precisam usar cremes dentais próprios para essa condição, evitando desconfortos ao ingerir alimentos e bebidas quentes ou bem frias.

Veja nosso artigo: Melhores Cremes Dentais Para Sensibilidade. Conheça 4 Opções

Acompanhamento psicológico

Pelo fato de estar muito ligado a questões emocionais, o indicado é que o paciente busque atendimento psicológico para aliviar os fatores que estão desencadeando o bruxismo.

Além do acompanhamento psicológico, outras medidas que contribuem para alívio do estresse e ansiedade sempre são bem-vindas.

Massagens relaxantes, acupuntura, aromaterapia, terapias holísticas etc. são de imensa ajuda.

Buscar eliminar ou reduzir as causas geradoras do estresse, raiva e ansiedade também é imprescindível para tratar o bruxismo e obter melhor qualidade de vida como um todo.

o bruxismo te atrapalha agende sua consulta agora mesmo

Quando é Preciso Ir ao Dentista para tratar o bruxismo?

Ainda que não sejam observados sinais evidentes do bruxismo, é preciso ir ao dentista regularmente, ao menos duas vezes por ano.

Esse cuidado simples faz que o bruxismo seja identificado logo no começo, evitando uma série de consequências ao longo do tempo.

As consequências mais severas do bruxismo acontecem devido à falta de acompanhamento odontológico.

Essa demora em diagnosticar o problema aumenta a intensidade dos sintomas e compromete a estrutura bucal.

Este conteúdo sobre bruxismo te ajudou? Compartilhe essas informações com outras pessoas que sofrem com este problema e confira nossos demais conteúdos sobre como cuidar da saúde e beleza do seu sorriso.