Inflamação após extração de dente: Diagnóstico e prevenção

A inflamação após a remoção de dentes já não é mais o terror que as pessoas costumavam passa antigamente. Hoje em dia, é tratada de forma simples e rápida, sem maiores problemas. Após uma extração dentária é comum ficar em dúvida sobre como proceder durante a recuperação. E em alguns casos raros, pode ser que haja algum processo inflamatório que deve ser prontamente tratado.

Esse cuidado com a sua saúde bucal é de extrema importância, já que problemas bucais, quando não tratados, podem causar até mesmo doenças do coração, infecções pulmonares e em casos mais extremos, danos ao sistema nervoso cerebral. Então, cuidar dos dentes não é nem de longe uma questão somente estética.

Por isso, nós da 021 Dental resolvemos trazer esse material para te ajudar a se cuidar de uma inflamação caso esteja passando ou vá passar pelo processo de remoção de algum dente. Lembre-se que saúde é coisa séria e devemos seguir todas as instruções dos profissionais qualificados no assunto. Então, acompanhe as informações necessárias para cuidar do seu pós-operatório da melhor maneira.

Como funciona a extração de dentes?

Se você já precisou extrair um dente, provavelmente sabe o que pode ter dado vasão a essa intervenção cirúrgica. Há, normalmente, três ou quatro razões principais que fazem os dentistas optarem por esse tratamento:

Imagem fotográfica com ferramentas de dentistas

  1. uma cárie profunda que gera necrose dentária (apodrecimento da polpa do dente);
  2. alguma infecção que acabou destruindo boa parte do dente;
  3. falta de espaço na boca e os dentes do siso que nascem de maneira desalinhada a ponto de causar algum incômodo ao paciente.

Antes de realizar o procedimento, o profissional que está te atendendo irá analisar o seu histórico médico, para garantir quais são as melhores opções para a sua saúde, e encaminhar um pedido com as radiografias que você precisa fazer. Os exames de imagem são essenciais para o mapeamento da anatomia bucal, como o posicionamento dos dentes e o comprimento da rais, por exemplo.

Essa etapa é fundamental, pois assim os especialistas podem decidir qual o grau de complexidade do seu caso e encaminhá-lo para um especialista em cirurgia odontológica, se for a melhor opção para o seu tratamento. Depois desse estudo detalhado, você estará elegível à cirurgia, que é realizada no próprio consultório por necessitar apenas de anestesias locais.

Mas não se assuste caso você tenha medo desse tipo de tratamento, pois se necessário, você receberá um fármaco, em dose única e leve, que ajudará a controlar a ansiedade para esse momento. E ao fim da sua cirurgia, verifique todas as informações importantes do seu pós-operatório, pois há cuidados diferentes, pois em alguns casos, o local da extração não recebe pontos de sutura.

Prevenção das inflamações

Por fim, após a extração, seu dentista irá te orientar sobre os cuidados básicos que devem ser seguidos à risca principalmente nas primeiras 24 horas após o procedimento, com destaque para a ingestão da medicação da forma correta e no tempo indicado. Esses cuidados incluem também não fumar, não fazer movimentos de sucção e enxaguar a boca cuidadosamente e detalhada após todas as refeições.

Acompanhe abaixo os detalhes de tudo que você precisa saber e fazer durante a sua recuperação.

1. Tente repousar após as primeiras horas após a extração.

Pode parecer exagero, porém é muito importante que você descanse depois de uma intervenção cirúrgica como essa. Repousar e evitar exposição ao sol e outras fontes de calor nos primeiros dias é necessário para que não ocorra nenhum estímulo excessivo da circulação sanguínea, uma grande causadora de sangramentos e infecções.

Imagem de uma mulher descansando

2. Cuidados com a alimentação após o procedimento cirúrgico

No que se refere à sua alimentação, pergunte ao seu cirurgião-dentista o que é melhor evitar durante o seu período de recuperação. Ao ponto em que é indicado não se expor ao calor, também evite ingerir alimentos quentes pelo mesmo motivo.

Aproveite para tomar aquele sorvete ou suco gelado, eles são muito bem vindos e ajudam na constrição dos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de sangramento e ajudando no processo de cicatrização. Para saber mais sobre a alimentação pós-cirúrgica, leia o nosso post detalhado sobre o assunto.

3. Higienização após a remoção de dentes

Dê bastante atenção a essa etapa dos seus cuidados, pois a boa higienização dos seus dentes é um fator determinante na sua boa recuperação e na manutenção da sua saúde bucal. Se você preferir, além escovar bem os dentes, inclua o uso de enxaguantes bucais sem álcool para uma higiene redobrada.

Diagnóstico e tratamento da inflamação após cirurgia de extração dentária

Se após o período de recuperação, que geralmente é de 7 dias, você ainda sentir dores, sangramentos febre ou inchaço nessa região, procure atendimento o mais rápido possível. Você pode estar sofrendo de uma infecção ou inflamação no local da extração, que devem ser avaliadas e tratadas o mais rápido possível. Não deixe de procurar ajuda médica nesses casos, pois o avanço desse problema pode causar abcessos dentários que chegam a comprometer a vida de alguns pacientes.

A alveolite, por exemplo, quando não administrada da maneira correta, pode levar à morte do paciente. Isso porque bactérias infectam a região exposta do osso mandibular, causando vermelhidão, inchaço, dor intensa que não responde aos analgésicos entre outros.

Procure a ajuda do seu cirurgião-dentista assim que identificar algum desses sintomas, esse tipo de profissional é qualificado para te prescrever os cuidados corretos nesse momento. E, sob qualquer circunstância, evite se auto-medicar! O uso indiscriminado de anti-inflamatórios e antibióticos pode acabar gerando problemas ainda mais sérios de saúde.

O tratamento é simples envolve exames clínicos e laboratoriais para a identificação do grau da inflamação e da possível presença de uma infecção. Após isso são receitados os remédios mais adequados para o problema, além da drenagem do local. Nesse meio tempo faça bochechos com salmoura morna para o alívio da dor.

Nunca se esqueça de que somente pessoas qualificadas da área da odontologia são indicadas para identificar e tratar quaisquer problemas dentais, evite ingerir medicamentos sem prescrição médica e cuide bem da sua saúde bucal. Caso precise orientação, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e agende o seu horário com um de nossos profissionais, através do atendimento online 24 horas da 021 Dental.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!