Quais as consequências do bruxismo? Saiba como evitar

As consequências do bruxismo muitas vezes são desconhecidos por parte dos pacientes. Por mais que o bruxismo a princípio seja difícil de ser identificado, ele é um problema bastante comum e afeta pessoas de todas as idades.

Trata-se do hábito inconsciente de ranger ou apertar os dentes durante o sono e traz uma série de desconfortos e riscos ao paciente.

Quais os Riscos do Bruxismo?

o bruxismo te atrapalha agende sua consulta agora mesmo

Ainda que o bruxismo pareça algo inofensivo em um primeiro momento, ao longo do tempo ele provoca várias (e graves) consequências. Vamos falar sobre cada uma delas.

Clique aqui e veja tudo sobre Bruxismo

Alterações no formato dos dentes

O ato de ranger e apertar os dentes causa um constante desgaste em ambas arcadas.

Essa situação, com o passar do tempo, provoca alterações no formato dos dentes.

Mudanças no desenvolvimento

Quando o bruxismo ocorre nos períodos em que os dentes estão se desenvolvendo, o desgaste provocado prejudica bastante esse desenvolvimento, podendo gerar outros problemas no futuro.

Dor ou sensibilidade

O bruxismo é uma das principais causas da sensibilidade e até mesmo dores nos dentes.

Clique aqui e saiba como aliviar a sensibilidade dentária

Elas ocorrem porque ao ranger ou apertar os dentes, as camadas protetoras, entre elas o esmalte, começa a se deteriorar.

Com essa deterioração, as camadas mais internas, começando pela dentina, ficam expostas.

É este fator que gera dor ou sensibilidade nos dentes, principalmente ao consumir alimentos/bebidas quentes ou geladas.

Dificuldades de mastigar

Com o passar do tempo e ausência de tratamento, o bruxismo acarreta alterações na arcada.

Devido a isso, ações simples do dia a dia são prejudicadas. Uma delas é a mastigação.

Retração da gengiva

A retração gengival pode acontecer como consequência do bruxismo devido ao constante desgaste provocado nos dentes.

Nessa retração, o tecido da gengiva fica menor se comparado ao dente, fazendo com que a raiz dental fique exposta.

A retração gengival agrava ainda mais o quadro de sensibilidade e dor nos dentes, já que a parte mais interna fica desprotegida.

Clique aqui e veja aliviar a dor de dente

Dentes amolecidos

Um dos perigos mais graves e temidos do bruxismo é o amolecimento de um ou mais dentes.

Isso pode ocorrer pelo fato de eles ficarem mais frágeis e também pela contínua pressão feita na arcada no ato de ranger e apertar os dentes.

Nas situações mais graves, geralmente quando este problema não foi identificado e tratado, o bruxismo pode gerar alterações na estrutura gengival, nos ossos e também nas articulações mandibulares.

Quais São os Sinais do Bruxismo?

Quais São os Sinais do Bruxismo

Por mais que o bruxismo demore um pouco a ser identificado, já que o ranger e apertar dos dentes ocorre de maneira inconsciente, é possível observar alguns sinais que alertam quanto à existência desse problema. São eles:

Sensibilidade nos dentes

Pessoas que apresentam bruxismo constantemente sentem um desconforto nos dentes, como se eles estivessem doloridos.

Além da sensibilidade, pessoas que rangem os dentes de maneira inconsciente também sofrem com dores que muitas vezes são confundidas com outras causas, tais como cáries, gengivite etc.

Frequentes dores de cabeça

Trata-se de um dos sintomas mais observados no bruxismo. O atrito na região mandibular faz com que a pessoa sinta dores de cabeça com certa frequência.

Esse sintoma muitas vezes é confundido com desconfortos musculares e em diversos momentos acaba passando despercebido.

É importante prestar atenção se essa dor de cabeça aparece acompanhada de outros sinais, como por exemplo, desconforto nos dentes ou dor na mandíbula.

ebook higiene dental

Sono agitado

Pacientes que sofrem com bruxismo tendem a ter dificuldades em ter um descanso renovador.

Sobretudo quando estão passando por períodos de estresse ou ansiedade, é comum que o sono seja intranquilo.

Estalos ao abrir e fechar a boca

Quando ao abrir e fechar a boca são notados estalos, estamos diante de um dos sinais no bruxismo.

No entanto, também é possível que esta alteração seja provocada por outras situações que envolvem a estrutura da arcada e do maxilar.

Dor (músculos da face, mandíbula e pescoço)

As áreas associadas à mandíbula também sofrem com os efeitos do bruxismo.

Por este motivo, pessoas que tem este problema frequentemente sentem algum desconforto ou dor na face, mandíbula ou pescoço.

São fortes sinais de alerta que também devem ser observados principalmente quando há ocorrência de um ou mais sintomas.

Zumbido e dor no ouvido

É relativamente comum que o bruxismo acarrete dores ou zumbidos na região do ouvido.

Este sinal também acaba sendo confundido com outros problemas.

Entretanto, a indicação é prestar atenção na ocorrência dos demais sinais e consultar o dentista o quanto antes.

Como é Feito o Diagnóstico de Bruxismo?

O bruxismo é identificado com base nos relatos do próprio paciente e na avaliação feita pelo dentista, na qual são observadas a estrutura dental e ocorrência das consequências relacionadas ao problema.

Em algumas situações podem ser necessários exames específicos para verificar com detalhes como está a arcada e estrutura mandibular.

Como Tratar Este Problema e Amenizar os Riscos do Bruxismo?

Como tratar o bruxismo

O tratamento do bruxismo consiste em usar um protetor bucal durante o sono.

Este protetor é feito em silicone, sendo elaborado exatamente de acordo com a estrutura dos dentes do paciente.

Pelo fato de as causas do bruxismo estarem muito relacionadas ao estresse, ansiedade e demais fatores emocionais, o uso de medicamentos em muitos casos ajuda na qualidade do sono e alivia os efeitos do problema.

Fazer psicoterapia e demais tratamentos que contribuam para o alívio do estresse são de grande ajuda para combater o bruxismo e evitar que durante o sono ocorra esse ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes.

Conclusão:

Assim como ocorre com todos os problemas bucais, o bruxismo requer rápida identificação.

O simples hábito de ir ao dentista duas vezes ao ano é suficiente para diagnosticar este problema logo no começo e evitar os perigos que ele acarreta.

Por mais que você não note sintomas, ir ao dentista é essencial para cuidar bem dos seus dentes e gengivas, impedindo que o bruxismo ou outros tipos de doenças bucais prejudiquem a saúde e beleza do seu sorriso.

Comente aqui suas dúvidas com relação ao risco do bruxismo.

Aproveite e compartilhe essas informações com pessoas que sofrem deste problema e não sabem muito bem o que fazer.