Aparelho Móvel: Para que serve? Pode dormir? Faz contenção?

Se você faz ou já fez tratamento com o aparelho fixo, com certeza já deve ter ouvido falar do aparelho móvel e da sua função principal.

Neste artigo, vamos lhe explicar para que serve este tipo de aparelho, como utilizá-lo da maneira correta e se ele faz contenção.

Para saber mais, acompanhe este artigo até o final.

O que é aparelho móvel

O que é aparelho móvel?

O aparelho móvel tem como principal função fazer uma leve pressão nos dentes e nos ossos maxilares, sendo utilizado para alinhar os dentes..

Este aparelho é aquele que fica encaixado na boca, podendo ser retirado pelo paciente nos momentos da refeição e da escovação dos dentes.

Contudo, é importante destacar que os resultados do tratamento dependem completamente da disciplina e da colaboração da pessoa, já que ficar sem o aparelho pode atrasar os resultados.

Nesse sentido, existem alguns tipos de aparelho, sendo eles:

 

  • Aparelhos ortodônticos, que são utilizados para realinhar e movimentar os dentes;
  • Aparelhos de contenção, que são utilizados ao final do tratamento ortodôntico, evitando que os dentes voltem para o lugar;
  • Aparelhos ortopédicos, que são utilizados nas correções e alterações ósseas, principalmente maxilares.

 

Além disso, existem aparelhos móveis com fins estéticos, formados por peças de suporte que se assemelham muito aos dentes naturais, sendo praticamente imperceptíveis e muito discretos.

Outro tipo de aparelho móvel que tem sido bastante utilizado é o alinhador transparente, que é um tipo de aparelho sem peças metálicas, e que se parecem muito com os moldes utilizados nos processos de clareamento.

Embora sejam opções diferentes, todos estes modelos têm um objetivo em comum: trabalhar o alinhamento dos dentes e encaixá-los no lugar certo.

 

Aparelho de contenção móvel

 

 

Como dissemos, o aparelho móvel de contenção é aquele que é utilizado após a correção dos problemas ortodônticos, que comumente é realizado pelo aparelho fixo.

Após esse tratamento, o dentista dá a alta do aparelho fixo, solicitando que você retorne ao consultório para fazer a avaliação do tratamento e do reposicionamento dos dentes.

Essa avaliação é muito importante para verificar se o tecido ósseo e os tecidos próximos se adaptaram com o novo posicionamento dos dentes, para que eles não entortem novamente.

E é justamente aqui que entra o aparelho de contenção, para evitar que os dentes se movam e voltem ao lugar original, pois caso isso acontecesse, seria necessário refazer todo o tratamento.

 

Pode dormir com o aparelho móvel?

Um dos principais questionamentos quando falamos de aparelho móvel é: pode dormir com o aparelho? Ele deve ser usado 24 horas?

Primeiramente, devemos dizer que logo no início do tratamento, o indicado é utilizar 24 horas, inclusive para dormir.

Assim, você deve retirar o aparelho móvel apenas para fazer as suas refeições e para escovar os dentes.

Contudo, você deve sempre seguir as orientações do seu dentista, já que as indicações variam conforme cada caso, tal como a sua complexidade e a resposta do seu organismo ao tratamento.

 

Vantagens do aparelho móvel

Primeiramente, podemos citar como vantagem de utilizar o aparelho móvel a facilidade de retirá-lo quando necessário, o que por um lado é bom, mas que pode atrasar o seu tratamento, caso você não utilize pelo tempo correto.

Além disso, como aparelho móvel, não será necessário mudar a sua alimentação, diferentemente do que acontece com o aparelho fixo ou estético.

Também é vantajoso pela facilidade na higienização, já que você tira o aparelho para escovar os dentes como de costume, e depois, faz a higiene do seu aparelho móvel, colocando-o em seguida.

 

Como higienizar o aparelho dental

Como higienizar aparelho móvel

Por mais que o aparelho tenha como principal característica a praticidade e a facilidade na remoção e no uso, a higienização é fundamental para ter bons resultados.

Assim como o tratamento com o aparelho fixo, a má higienização e a falta de cuidados com o seu aparelho pode causar vários problemas, como por exemplo a formação de tártaro, cáries e problemas gengivais.

Dessa forma, é essencial que você tenha alguns cuidados, como por exemplo:

 

  • Cuidado com a higiene bucal;
  • Sempre higienizar o seu aparelho móvel antes de utilizá-lo;
  • Não utilizar água quente na higienização;
  • Sempre guardar o aparelho no recipiente específico para essa finalidade;
  • Não comer com o aparelho;
  • Não realizar a ingestão de bebidas ácidas se estiver utilizando o aparelho;
  • Utilizá-lo pelos períodos corretos, conforme o indicado pelo seu dentista.

 

E claro, você deve higienizar o seu aparelho concomitantemente à sua higiene bucal.

O mais indicado é que a higiene do aparelho seja feita entre 2 e 3 vezes ao dia, e de preferência, com uma escova específica para esse fim.

Além disso, a escovação deve ser suave, feita em varreduras, para que ela realize a limpeza do aparelho sem deformá-lo.

Para uma higiene mais aprofundada, você deve mergulhar o aparelho em enxaguante bucal com propriedades anti-bactericidas.

E lembre-se de não utilizar água quente para limpar o seu aparelho, já que o calor pode causar deformações na estrutura do aparelho, afetando os resultados do seu tratamento.

 

Conclusão

O aparelho móvel pode estar presente em vários tratamentos, além de atender a várias necessidades e pacientes.

Contudo, a higiene do seu aparelho e a obediência às orientações do seu dentista fazem toda a diferença no tratamento e nos resultados.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!