Cirurgia de Frenectomia Labial ou Lingual: O que é? E no bebê?

A saúde bucal é fundamental para o bem-estar e desenvolvimento dos bebês. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos aos sinais de problemas bucais e procurem um dentista especializado em odontopediatria para avaliar a necessidade de frenectomia.

Você sabia que a frenectomia é um procedimento cirúrgico que pode ser indicado para melhorar a amamentação em bebês e prevenir problemas de fala e estética bucal em crianças e adultos? Se você é pai, mãe ou cuidador de um bebê, ou está em busca de soluções para problemas bucais, continue lendo este texto para entender mais sobre a frenectomia labial ou lingual e quando ela pode ser necessária. Vamos lá!

 

O que é frenectomia?

O que é frenectomia

A frenectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do freio, que é uma pequena membrana que conecta duas partes moles do corpo. Na odontologia, a frenectomia é realizada na região da boca, onde há dois tipos principais de freios: o labial e o lingual.

O freio labial é a membrana que liga o lábio superior à gengiva, enquanto o freio lingual conecta a língua ao assoalho da boca. Quando esses freios são curtos ou espessos, podem causar problemas como dificuldades na amamentação em bebês, problemas de fala, estética e higiene bucal.

 

Frenectomia em bebês: quando pode ser necessária?

A frenectomia em bebês pode ser necessária quando o freio lingual é curto ou espesso, o que pode dificultar a amamentação. A sucção é um processo complexo, que envolve a coordenação da língua, dos lábios e da mandíbula. Quando o freio lingual é curto ou espesso, a língua pode não ser capaz de se mover adequadamente, o que pode interferir na sucção do bebê.

Além disso, um freio lingual curto pode levar a outros problemas, como o deslocamento dos dentes da frente, oclusão dental anormal e até mesmo problemas de fala mais tarde na vida. É importante notar que esses problemas não ocorrem em todos os bebês com freio lingual curto, mas se eles ocorrerem, a frenectomia pode ser necessária para resolver esses problemas.

Como é realizada a frenectomia em bebês?

A frenectomia em bebês é realizada em consultório odontológico, sob anestesia local. O procedimento consiste na remoção total ou parcial do freio lingual, para permitir que a língua se mova livremente. A cirurgia é relativamente simples e não requer internação hospitalar.

 

Recuperação após a frenectomia em bebês

O bebê pode sentir um pouco de desconforto após a cirurgia, mas a recuperação é geralmente rápida e sem complicações. É importante manter a higiene bucal adequada e evitar alimentos duros ou picantes nos primeiros dias após a cirurgia. O bebê pode ser amamentado normalmente após a cirurgia, e é importante continuar oferecendo o seio ou a mamadeira regularmente para manter a sucção e a produção de leite.

 

Frenectomia em crianças e adultos: quando pode ser necessária?

Além dos bebês, a frenectomia pode ser necessária em crianças e adultos. Um freio lingual curto pode levar a problemas de fala, respiração e alimentação, além de afetar a higiene bucal. A frenectomia é uma opção segura e eficaz para resolver esses problemas.

Em adultos, a frenectomia pode ser indicada em casos de freio lingual curto que causam problemas de fala ou respiração, ou em casos de freio labial curto que afetam a estética e higiene bucal. O procedimento é simples e geralmente realizado em consultório odontológico, sob anestesia local.

Frenectomia em crianças e adultos quando pode ser necessária

Como escolher o profissional adequado para realizar a frenectomia?

É importante lembrar que a frenectomia é um procedimento seguro e eficaz, mas deve ser realizado por um profissional qualificado e experiente em cirurgias odontológicas. O dentista especializado em odontopediatria tem o conhecimento necessário para avaliar e tratar os problemas bucais em bebês, crianças e adolescentes.

Já em adultos, é importante buscar um dentista especializado em cirurgia bucomaxilofacial ou periodontia, que possua a habilidade e experiência necessárias para realizar o procedimento com segurança e eficácia.

 

Cuidados pós-cirúrgicos: o que é importante saber?

Além de escolher um profissional qualificado para realizar a frenectomia, é importante que os pacientes estejam cientes dos cuidados pós-cirúrgicos necessários para uma recuperação rápida e sem complicações. Os cuidados pós-cirúrgicos incluem evitar alimentos duros ou picantes, manter a higiene bucal adequada e seguir as instruções do dentista para um processo de recuperação tranquilo.

 

Conclusão

A frenectomia é um procedimento seguro e eficaz para tratar problemas bucais em bebês, crianças e adultos. Quando indicada corretamente, pode melhorar a amamentação, prevenir problemas dentários e de fala e melhorar a estética e higiene bucal.

É importante que os pais e cuidadores estejam atentos aos sinais de problemas bucais em bebês e procurem um dentista especializado em odontopediatria para avaliar a necessidade de tratamento. Já em adultos, é importante buscar um profissional qualificado e experiente em cirurgias odontológicas para realizar o procedimento com segurança e eficácia.

Na 021 Dental, oferecemos serviços de odontopediatria e cirurgias odontológicas com profissionais altamente qualificados e experientes. Agende uma consulta em nossa clínica através de nossa agenda online e garanta a saúde bucal de sua família!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!