Como escolher as cores de borrachinha de aparelho?

Acerte na escolha das cores de borrachinha de aparelho!

Quem passa por tratamentos odontológicos e utiliza aparelho ortodôntico sabe que um dos momentos mais bacanas do procedimento é a escolha das cores das populares borrachinhas. Porém, diante da infinidade de cores que o dentista sempre nos apresenta, sempre surge a dúvida: qual escolher?

E talvez possa até parecer que o tom de uma ligadura de aparelho não tenha tanta relevância assim, mas lembre-se que o sorriso é a sua porta de entrada, logo, optar pela cor ideal é essencial para garantir a boa aparência não apenas dos dentes, mas também do próprio estilo.

Pensando nisso, nós, da 021 Dental, preparamos este conteúdo para que você saiba a real importância deste acessório dentário e conheça os fatores que precisam ser considerados na hora selecionar o elástico de aparelho ideal. Confira!

Qual é a utilidade das borrachinhas de aparelho?

As ligaduras de elástico desempenham a importante função de manter o fio metálico firme e preso nos bráquetes — aquelas peças em formato quadrado distribuídas na arcada dentária superior e inferior — e, dessa forma, possibilitar que haja a pressão e a movimentação de ajuste adequada dos dentes.

Em outros termos, a borrachinha ajuda o aparelho a cumprir os seus principais benefícios, bem como o propósito de alinhar o dente. Tanto é que os profissionais do ramo sempre orientam que, em casos de uma borrachinha cair, é necessário retornar ao consultório odontológico para substituí-la por outra.

Mas não para por aí! Este acessório também tem uma incumbência estética importante, de modo que, ao invés de o apetrecho dentário ter um aspecto sem graça e desinteressante apenas com a estrutura de metal, é possível levar cor, contraste visual e diversão para o estilo de crianças, jovens e adultos.

Por isso, veja a seguir alguns elementos a serem considerados!

Como não errar na escolha do tom da borrachinha?

Se você tem um estilo mais clássico, não cairá tão bem ter ligaduras rosa neon no aparelho. Por outro lado, se você busca uma cor que não mancha e nem desbota tanto, cores mais fortes são uma excelente opção.

Mas como chegar a uma cor ideal diante de um impasse como este? Siga o passo a passo abaixo e não erre nunca mais!

1. Conheça-se: entenda o seu estilo

O primeiro passo é ter em mente a sua identidade. Quando falamos de estilo, não nos referimos apenas à roupa, mas também à personalidade, às preferências de modo geral e ao conceito de imagem própria.

Assim, convém saber qual deles você gosta mais. Se você já sabe, ótimo, caso não faça noção, é simples: pense um pouco sobre o seu perfil, se mais tímido ou extrovertido e sobre a sua preferência na composição de looks, se mais minimalista ou criativo. A partir das suas respostas, vale a pena separar os tons que combinam e descartar aqueles que não fazem sentido.

+ O que é a contenção num aparelho? Entenda para que serve!

2. Leve o seu tom de pele e o formato dos seus dentes em consideração

A pigmentação da pele e o tamanho e a dimensão dos dentes são fatores que também influenciam na harmonização final dos elásticos dentários!

Resumidamente, alguns dos principais fototipos de pele são: branca, morena clara, morena moderada, morena escura e negra.

Além disso, podem ser elencados 3 formatos mais comuns de dente: oval, triangular e retangular. E as dimensões também podem ser 3: dentes pequenos, médios e grandes.

Entendida essa parte, cabe observar que, para equilibrar o contraste visual, é interessante notar as cores que intensificam o seu tom de pele e o formato do seu dente e se você gosta do resultado.

Assim, para peles muito claras e dentes pequenos e médios, levar um pouco de cor é excelente para evitar o aspecto opaco e sem vida. Já para dentes pequenos e tons mais escuros de pele, tons mais frios e minimalistas tendem a dar o efeito perfeito.

3. Pense em cores que não mancham facilmente

Outra condição significativa é a paleta de cores que não mancha ou desbota tanto. Em média e a depender do caso, você ficará de 15 a 30 dias com o mesmo fio e a mesma cor de borrachinha até a próxima manutenção.

Além disso, aquela cor viva presente nos elásticos, ao serem apresentados, não permanecerá com a mesma intensidade, considerando que eles serão esticados por toda a extensão da arcada dentária.

Portanto, é importante considerar alguns tons que apresentam maior resistência de tonalidade. Assim, colorações mais escuras como preto, cinza-escuro, azul-marinho, verde musgo, vinho são ideais para essa finalidade.

Já os tons mais claros, como branco, cinza-claro, cristal, amarelo, alaranjado, rosa-claro, azul-claro, descolorem mais facilmente.

Descubra o tempo mínimo necessário para usar aparelho ortodôntico.

5. Use a criatividade e sinta-se bem

Pense nos pontos elencados anteriormente e dê crédito a tudo ao que foi dito, mas não se esqueça ou se contenha jamais de explorar a sua criatividade e usar aquilo que você se sente bem! Por isso, separamos algumas dicas que você pode seguir em busca disso, são elas:

  • Experimente variações: use cores diferentes a cada ida ao dentista e perceba quais trouxeram harmonia;
  • Desfrute da criatividade: combine tons e teste cores intercaladas ou em degradê;
  • Aproveite as datas comemorativas: vermelho e verde para o natal; branco, dourado ou a cor do que você deseja atrair para o ano novo; azul, verde e amarelo para a copa do mundo e por aí vai;
  • Use as cores do seu time do coração;
  • Utilize o tom que combina com a festa ou o evento que você participará;
  • Opte pela sua cor favorita;
  • Escolha a cor que te faz bem.

Vimos que a relevância das borrachinhas vai muito além da questão estética, ajudando com o cumprimento da função do aparelho ortodôntico. Mas também pudemos perceber o quão importante é escolher a cor ideal e a que te faz bem, considerando uma série de fatores.

Agora, você já pode escolher o tom de ligadura elástica sem medo na próxima consulta e distribuir sorrisos aos quatro cantos!

Continue acompanhando o nosso blog e até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!