Disfunção Temporomandibular: definição e causas

A disfunção temporomandibular, ou ainda, disfunção da articulação temporomandibular (ATM ou DTM) é uma anormalidade decorrente de alterações na articulação do maxilar e mandíbula.

Trata-se de uma doença bucal muito comum, acometendo cerca de 68,9% das pessoas ao longo da vida. Segundo pesquisas recentes, a maioria das pessoas possui algum dos sintomas da ATM no decorrer dos anos. Por sorte, apenas 15% irão precisar de tratamentos.

A articulação temporomandibular faz parte do sistema estomatognático responsável por efetuar atividades humanas complexas e essenciais, como mastigação e deglutição. No caso das disfunções temporomandibulares, há o disfuncionamento da parte muscular dessa região, o que acaba prejudicando atividades essenciais do dia a dia.

O diagnóstico não é simples e, muito menos, pode ser feito sem acompanhamento de um profissional. É necessário uma consulta com um dentista assim que os sintomas forem percebidos.

Para um diagnóstico preciso, o profissional pode solicitar uma série de exames como ressonâncias, tomografias e/ou radiografia, variando de caso para caso.

As causas, assim como os tratamentos, são diversas, podendo ser consequência psicológica ou física e não há nenhuma causa da DTM definida. Todas as causas podem ser ligadas tanto à influências externas, como internas. De maneira mais específica, podemos elencar as possíveis causas em cinco principais:

  • Bruxismo;
  • Nervosismo, estresse ou qualquer outro sintoma psicológico;
  • Desgaste ou artrite das articulações;
  • Deterioração causada pelo tempo;
  • Deformidade causada por traumas gerais;
  • Problemas estruturais (de nascença ou adquirido).

Além disso, toda e qualquer tensão muscular também faz parte das possível causas da DTM.

Academicamente falando, há estudos que correlacionam a disfunção temporomandibular com a postura e qualidade de vida. Pensando que bons hábitos diários podem ser um tratamento de prevenção eficiente e que a postura faz parte das funções da articulação temporomandibular.

Sobre os fatores de riscos para adquirir o ADM ao longo da vida, podemos elencar os seguintes aspectos: má alimentação, falta de sono, uso de aparelhos odontológicos e postura inadequada. Exceto a utilização de aparelhos, todos os fatores de riscos são elementos ligados diretamente à qualidade de vida, confirmando o estudo apontado no parágrafo anterior.

Sintomas

Dores de dente causadas pela disfunção temporomandibular

Conhecer os sintomas é um primeiro passo muito importante para manter sua saúde bucal em dia e evitar problemas maiores no futuro. A soma de dois ou mais sintomas torna a visita ao profissional mais emergencial. Caso você esteja apresentando um desses sintomas, consulte um dentista o quanto antes.

  • Inchaço ou edema no rosto;
  • Dificuldade para abrir e fechar a boca;
  • Dor de cabeça/enxaqueca recorrentes;
  • Zumbido;
  • Dor no ouvido;
  • Dor ou sensibilidade na região mandibular;
  • Dor no ombro ou pescoço;
  • “Cliques” ou “estalos” frequentes (principalmente na hora da alimentação);
  • Sensação de “cansaço” na face.

As dores e sensibilidades são os principais sintomas e pode ser acometidas em diferentes regiões: na boca, na cabeça, nas articulações e mandíbula. Lembre-se que a identificação dos sintomas pode – e deve – ser feita pela própria pessoa, por outro lado, somente um profissional é capaz de diagnosticar com precisão.

Para o alívio do sintomas, o especialista poderá te indicar remédios (analgésicos, relaxantes muscular, antidepressivos ou sedativos) e/ou exercícios de relaxamento de tensão muscular na região da mandíbula para aliviar as dores e sensibilidades provenientes da disfunção temporomandibular.

A maioria dos remédios necessitam de receitas médicas, portanto, nada de se medicar por conta própria, viu?!

Tratamentos para a disfunção temporomandibular

Dores de cabeça causadas pela disfunção temporomandibular

Há diversas possibilidades de tratamentos para disfunção temporomandibular e elas variam de acordo com suas necessidades e com a indicação de cada profissional. Somente seu dentista poderá te dizer qual o melhor método de tratamento para seu caso. Dependendo da situação, é comum que os dentistas trabalhem em conjunto com outros profissionais da saúde.

Outra prática comum em alguns casos é quando os dentistas optam pelo não tratamento, acontece principalmente quando o trauma é decorrente de um nervosismo momentâneo. Mas, quando os sintomas persistem, há alguns tratamentos que os profissionais podem seguir:

  • Medicamentos para alívio de dores e sensibilidades ;
  • Intervenção cirúrgica;
  • Terapia e exercícios de relaxamento;
  • Dietas apropriadas com alimentos macios e de fácil ingestão;
  • Fisioterapias;
  • Aplicação de toxina botulínica;
  • Artrocentese ou Artroscopia.

A disfunção temporomandibular é uma anormalidade que ocorre na região mandibular que dificulta a realização de etapas essenciais da nossa rotina, como comer ou bocejar. As causas são diversas assim como os sintomas e tratamentos.

O importante é manter a atenção nos sinais e assim que identificado algum dos sinais, a recomendação principal é a visita a um profissional capaz de resolver seu problema da melhor forma possível.

Procure dentistas capazes e confiáveis para realizar um tratamento eficaz para seu caso específico. Apesar de ser uma anormalidade relativamente comum, é necessário que haja um cuidado na escolha de um dentista capacitado.

Placas para tratamento

A 021 Dental conta com uma equipe de profissionais especializados para te atender independente da sua necessidade dentária. Possuímos unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. Agende já sua consulta.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
Brasília

Desenvolvido pela Agência de Marketing Vejjo​

021 Dental. Copyright © 2024 Todos os direitos reservados