Dor de Dente: Confira 4 Dicas Caseiras Para Aliviar o Problema

Dor de dente. Se você está sentindo ou já passou por esse incômodo, sabe muito bem como ela tira sua paz.

Provocada por uma série de razões, essa dor indica que há algo de errado com seus dentes ou gengivas e é preciso consultar o dentista o quanto antes.

No entanto, o que fazer para aliviar essa dor até o momento da consulta? Há itens caseiros que podem ajudar até que a causa do problema seja solucionada?

4 Indicações Caseiras Para Aliviar a Dor nos Dentes

Dor de dente marque sua consulta urgente

1 – Alimentos moles ou gelados

Quando a dor de dente aparece, geralmente ela é acompanhada por inchaço, o que provoca ainda mais desconforto.

Para aliviar tanto a dor quanto o inchaço, o indicado é ingerir alimentos moles ou gelados.

A alimentação deve ser com alimentos fáceis de engolir, tais como caldos e sopas (servidos em temperatura ambiente).

Quanto aos gelados, o recomendado é sorvete. Além de ser de fácil consumo, o fato de esse alimento ser gelado reduz o inchaço e a dor. Esse cuidado simples traz alívio até o momento da consulta.

2 – Compressa com água fria

As compressas com água fria, feitas várias vezes ao dia, são de grande ajuda na redução da dor e inchaço.

Cada compressa deve durar cerca de 20 minutos e pode ser feita com gaze ou um pano bem limpo.

Deve-se evitar uso de pedras de gelo, já que ele pode causar ainda mais desconforto. A água gelada é suficiente para acalmar a dor e reduzir o inchaço.

ebook higiene dental

3 – Bochechos com água morna e sal

Para aliviar a dor do dente, a mistura de água morna com sal funciona como um excelente antisséptico bucal.

Basta misturar 1 colher (sopa) de sal em um copo grande com água morna. O sal deve ser bem dissolvido, até que fique totalmente misturado com a água.

Cada bochecho deve durar pelo menos 30 segundos e deve ser feito no lado da boca no qual se encontra a dor.

4 – Escova com cerdas ultra macias

Para diminuir o desconforto da dor nos dentes, o simples fato de usar uma escova com cerdas ultra macias é de imensa ajuda.

Esse tipo de cerda protege as camadas dentais, evitando que a dor fique ainda mais forte.

Além disso, as cerdas bem macias permitem uma melhor higienização dos dentes, ajudando a combater quadros de inflamação ou infecção.

Alívio Não Significa Solução

Por mais que essas dicas sejam de grande ajuda para aliviar temporariamente a dor de dente e inchaço na região afetada, isso não resolve a situação.

Para que a dor de dente seja solucionada é preciso identificar com exatidão a causa do problema.

Somente o dentista, após uma avaliação geral, poderá confirmar com precisão a causa da dor de dente e indicar o tratamento mais adequado.

Principais Causas da Dor de Dente

São diversas as causas relacionadas à dor de dente. No entanto, algumas delas são mais comuns. Vejamos quais são.

Cárie

O desgaste provocado pela cárie com o passar do tempo afeta as estruturas mais internas do dente.

Quando isso acontece é comum sentir dores que variam de intensidade.
Outro fator é quando bactérias provocam processos infecciosos no dente atingido pela cárie.

Sensibilidade

A sensibilidade nos dentes acontece mediante desgaste do esmalte e exposição de uma camada mais interna chamada de dentina.

Quando a dentina fica exposta, o paciente começa a sentir dores mais fortes em um ou mais dentes.

Gengivite

Esse problema consiste numa inflamação que afeta as camadas mais superficiais da gengiva.

Devido ao processo inflamatório, além de diversos outros sintomas, é comum que o paciente sinta dor nos dentes.

Inclusive, dependendo do grau de comprometimento da gengivite é possível que um ou mais dentes fiquem moles.

Bruxismo

O hábito inconsciente de ranger os dentes, sobretudo enquanto dorme, é chamado de bruxismo.

Esse mecanismo prejudica bastante os dentes e a arcada como um todo, trazendo grande desconforto ao paciente que começa a sentir dores e muitas vezes não identifica a causa delas.

Dentes do siso

O nascimento ou complicações decorrentes dos dentes do siso provocam fortes dores.

Elas ocorrem devido a processos inflamatórios relacionados aos danos na gengiva ou demais estruturas da arcada quando esses dentes estão mal posicionados ou não tem espaço suficiente para se desenvolverem.

Logo que notar os primeiros sinais de dor de dente é preciso agendar uma consulta odontológica imediatamente para que o profissional verifique o que está ocorrendo.