Gengivoplastia é um procedimento que vem ganhando destaque com o passar dos dias. De maneira geral, a cirurgia é simples e não tem nenhum segredo. Por outro lado, com a popularização do procedimento, novas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre como funciona as etapas pré, durante e pós cirúrgico da gengivoplastia.
As pessoas que resolvem realizar o procedimento conseguem usufruir de uma lista de benefícios. Portanto, conhecer e entender como funciona a gengivoplastia é a primeira etapa para aproveitá-los. Reunimos, dessa forma, as principais informações sobre o assunto para você ficar por dentro!
Nesta publicação, você entende o que é gengivoplastia, como funciona o procedimento, qual o valor da cirurgia, as vantagens, para quem ela é recomendada e seu pós operatório. Aproveite e confira também nossa publicação sobre cáseos amigdalianos: definição, causas e principais tratamentos.
Você sabe o que é gengivoplastia?
A gengivoplastia é um procedimento utilizado para melhorar o aspecto e tamanho de uma gengiva. Em poucas palavras, podemos dizer, ainda, que a gengivoplastia é um procedimento odontológico rápido e sem maiores complicações. Para cada caso, a cirurgia é feita de uma maneira: é analisado, principalmente, o tamanho de gengiva do paciente.
Outra definição possível para a gengivoplastia é a de que esta é uma técnica estética de cirurgia plástica para gengivas. Seu objetivo pode ser tanto estético, quanto funcional, com foco principal em modificar o formato da gengiva. Este procedimento é realizado principalmente por profissionais dentistas, mas também por periodontista.
Como é o procedimento de gengivoplastia?
O procedimento da gengivoplastia é simples: por meio de anestesia local, o profissional corta, com bisturi ou laser, a gengiva em excesso do paciente. A duração média é de meia hora e dificilmente vai além disso. Na cirurgia, o profissional, junto a uma decisão com o paciente, pode corrigir outras imperfeições estéticas como o desalinhamento gengival.
Antes da cirurgia, o paciente deve estar medicado com remédios analgésicos e anti-inflamatórios, evitando maiores complicações ao final do procedimento. Os equipamentos utilizados acompanham o mais alto nível tecnológico para reduzir danos. Os bisturis e lasers comumente utilizados nesse procedimento diminuem o sangramento, por meio da ágil cauterização.
Para os casos em que o aumento da gengiva é maior que 8 milímetros, a cirurgia de gengivoplastia não é suficiente. Nesses casos, terá que ser feito o reposicionamento do osso, exigindo uma cirurgia mais complexa.
Quanto custa a cirurgia de gengivoplastia?
O valor da cirurgia de gengivoplastia varia conforme o lugar em que o procedimento é realizado e as particularidades do procedimento. Em média, a gengivoplastia varia entre R$ 500 a R$ 3.000. Em comparação com outros procedimentos de cunho odontológico e estético, a cirurgia de gengivoplastia encontra-se em um lugar de bom custo-benefício.
Quer saber mais sobre estética e harmonização facial? Confira nossa publicação sobre tudo o que envolve toxina botulínica e botox.
Conheça os benefícios da gengivoplastia
O primeiro e principal benefício a gengivoplastia é estético, refletindo benefícios em outros âmbitos sociais do paciente, principalmente aquele ligado ao pessoal e profissional. Por outro lado, mais do que benefícios estéticos, a cirurgia também traz saúde bucal ao paciente.
Confira a lista de outras vantagens que um procedimento de gengivoplastia pode trazer:
- harmonização do sorriso e bom aspecto visual;
- solução para o problema de sensibilização dos dentes e exposição radicular;
- prevenção de doenças odontológicas periodontais.
Gengivoplastia – Para quem ela é recomendada?
A gengivoplastia é recomendada, principalmente, para quem sofre de sorriso gengival — um comprometimento odontológico e estético. O sorriso gengival é um estado em que o paciente possui maior porcentagem de gengiva do que dentes em seu sorriso. Além disso, a gengivoplastia também é indicada para os seguintes casos:
- hiperplastia: nos casos em que a gengiva cobre os dentes, o procedimento é amplamente indicado;
- enxerto de tecido: a cirurgia também é indicada para os casos de gengivas com tamanho reduzido;
- nivelamento e alinhamento nas bordas da gengiva: quando há o desnivelamento, a gengivoplastia também é uma opção de tratamento;
- melanoses e manchas na gengiva: este procedimento é uma alternativa para correção.
Pós operatório da gengivoplastia – Como funciona a recuperação?
O pós-operatório da gengivoplastia não tem muitos segredos, mas é preciso tomar alguns cuidados. Posterior a cirurgia, o paciente não sofre com nenhum problema relacionado a pontos e cicatrizes, uma vez que a cirurgia da gengivoplastia não ocasiona nenhum dos dois casos. O que há, na verdade, é um pequeno processo de cicatrização que termina, em média, 14 dias, respeitando as indicações do seu profissional.
O processo de cicatrização também dependerá de como a cirurgia será realizada. Mesmo sendo uma cirurgia plástica rápida e simples, os cuidados devem ser dobrados. As restrições estão relacionadas tanto com o repouso quanto pela higiene bucal. Para cada caso, o pós operatório requer cuidados distintos, variando de 7 a 21 dias de cuidados. Dessa forma, é dever do paciente escutar o profissional e seguir corretamente suas prescrições.
Mas, de maneira geral, o paciente deve seguir os seguintes cuidados:
- repouso e afastamento de atividades durante 48 horas após o procedimento;
- alguns alimentos devem ser evitados durante os três primeiros dias — principalmente os alimentos duros e quentes;
- higiene bucal com bochecho, ao menos 3 vezes ao dia, durante os três primeiros dias.
Consulte seu dentista e entenda melhor como deve ser seguido seu pós-operatório.
Deseja fazer um procedimento de gengivoplastia? Ou melhor, quer saber se você precisa ou não dele? Marque uma consulta com um dos nossos profissionais e aumente a qualidade do seu sorriso e sua saúde bucal.
Ah! Veja também nosso post sobre clareamento dental e tire todas suas dúvidas sobre o assunto!