As 10 principais dúvidas sobre o Clareamento Dental

Clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios. E não é por acaso. Por meio dele é possível dar vida nova ao sorriso, tornando os dentes mais brancos e livres de manchas. Neste post abordaremos as principais dúvidas sobre o clareamento dental.

 

As 10 principais dúvidas sobre o clareamento dental

 

10 Dúvidas sobre clareamento dental (1)

 

O clareamento dos dentes proporciona um ganho imenso para a autoestima. No entanto, antes de realizar este procedimento, é interessante tirar algumas dúvidas. Vejamos.

 

1 – Clareamento dental provoca sensibilidade?

Não necessariamente. Ainda que a realização do clareamento dos dentes possa gerar sensibilidade, este efeito não acontece sempre e também pode ser evitado. A precaução número um é fazer este procedimento com um profissional confiável, que tenha sólida experiência na área de odontologia estética.

Outro cuidado essencial é seguir todas as recomendações feitas pelo profissional antes e após a realização do procedimento. Vale ressaltar que pessoas que já apresentam sensibilidade dental devem informar ao dentista sobre esta condição.

 

2 – É necessário fazer outros tratamentos antes do clareamento?

Sim. Antes de realizar o clareamento dos dentes é necessário passar por uma avaliação geral. O objetivo é observar a saúde bucal como um todo.

Caso existam placas bacterianas e tártaro, é preciso que eles sejam removidos por meio de uma limpeza odontológica. Caso exista cárie, é necessário obturar o dente afetado.

Se o paciente está apresentando problemas como gengivite ou periodontite, é preciso tratar essas condições antes de efetuar o clareamento.

 

3 – Quem não pode fazer clareamento dental?

Ainda que o clareamento seja um procedimento seguro e com efeitos garantidos, ele não pode ser realizado em alguns casos. Pessoas que se enquadram em uma das situações abaixo não podem passar por este procedimento.

• Menores de 16 anos;
• Gestantes;
• Mulheres que estão amamentando;
• Pessoas que apresentam manchas dentais provocadas pelo uso da tetraciclina (um tipo de antibiótico);
• Pessoas que apresentam reações adversas a algum dos componentes presentes no gel clareador;
• Pacientes que possuem alterações congênitas no esmalte dental;
• Indivíduos com nível significativo de sensibilidade nos dentes.

 

quer saber os valores e condicoes do clareamento dental

 

4 – É possível fazer o clareamento dental em casa?

Sim. Há um tipo de clareamento que pode ser realizado em casa (com acompanhamento semanal do dentista). Trata-se do clareamento dental caseiro. É importante deixar claro que este tratamento não se refere ao uso de itens caseiros como bicarbonato de sódio, limão etc.

O clareamento dental caseiro é realizado mediante acompanhamento com dentista. Após avaliação e realização dos tratamentos odontológicos necessários, o dentista entrega ao paciente uma moldeira, feita exatamente de acordo com o formato dos dentes, e o gel clareador em quantidade e concentração calculada conforme condições dos dentes e efeito esperado.

Todos os dias é preciso colocar o gel clareador na moldeira, posicioná-la nos dentes e deixar agir pelo período indicado pelo dentista. Este tratamento dura de 2 a 3 semanas.

 

5 – Quantas sessões são necessárias para o clareamento?

O clareamento feito no consultório odontológico requer cerca de 3 sessões. Ele é mais rápido que o caseiro devido aos recursos de laser ou LED. Além disso, o gel clareador utilizado no consultório apresenta maior concentração de comparado ao que é utilizado em casa.

 

6 – Qual o primeiro passo para fazer o clareamento dos dentes?

Para pessoas que desejam clarear os dentes, o primeiro passo é consultar um dentista com experiência neste procedimento. Deve ser feita uma avaliação detalhada quanto às condições bucais do paciente, observando o estado dos dentes e existência de problemas que precisam ser tratados.

Depois dessa avaliação, o dentista explicará ao paciente sobre as duas opções de clareamento: a que é feita totalmente no consultório e a que pode ser feita em casa. O paciente decidirá qual opção prefere e, a partir disso, o profissional tomará as providências para realizar o clareamento.

 

7 – Quanto tempo dura o efeito do clareamento?

De maneira geral, o efeito do clareamento dos dentes dura de 1 a 3 anos. Essa duração depende principalmente dos cuidados adotados pelo paciente após realização do procedimento. Para ter um efeito de maior duração, estes são os cuidados recomendados:

• Manter uma excelente higienização dos dentes no dia a dia;
• Usar uma escova dental com cerdas ultramacias;
• Escolher cremes dentais indicados pelo dentista;
• Abandonar o hábito de fumar;
• Evitar o consumo excessivo de alimentos e bebidas ricas em corantes;
• Optar por enxaguantes bucais sem corantes (preferencialmente indicados pelo dentista);
• Usar fio dental diariamente;
• Fazer limpeza odontológica a cada 6 meses;
• Ir ao dentista regularmente (ao menos 2 vezes ao ano).

Além destes cuidados, para manter o efeito do clareamento é necessário fazer retoques de acordo com o tempo recomendado pelo dentista.

 

 

8 – É possível combinar o clareamento com outros tratamentos estéticos?

Sim. Há diversos tipos de tratamentos estéticos realizados com o objetivo de tornar o sorriso mais harmonioso. Mediante avaliação do profissional, eles podem ser realizados antes ou após o clareamento com a finalidade de oferecer os melhores resultados ao paciente.

 

9 – Como o clareamento dental é realizado?

O clareamento dental feito no consultório odontológico segue estes passos:

• Para proteger a gengiva, ela é coberta com um líquido protetor que, depois de exposto a um feixe de luz, adquire rigidez semelhante à de uma borracha;
• Com o uso de uma seringa, o gel clareador é aplicado nos dentes;
• À medida que o gel penetra nas fissuras, ele reage com as substâncias, gerando aos poucos o efeito clareador.

Para potencializar os resultados, os dentistas podem utilizar o recurso de luz por meio de laser ou LED.

 

10 – Como o clareamento oferece vida nova ao sorriso?

Ao fazer o clareamento, os dentes ficam livres de manchas que os deixam com um aspecto envelhecido ao longo do tempo. Juntamente com o efeito branqueador, os dentes ganham uma aparência bela e saudável, o que naturalmente rejuvenesce a aparência.

 

Tem interesse em fazer o clareamento dental?

 

Tem interesse em fazer o clareamento dental

 

Se você deseja dar vida nova ao sorriso e rejuvenescer sua aparência com o clareamento dental, entre em contato com nossa equipe. Agende uma avaliação com um dos nossos especialistas e veja detalhes de como realizar o clareamento totalmente no consultório odontológico ou em casa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!