Guia completo sobre o Dente de Leite: Tire suas dúvidas!

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é dente de leite: quando ele deve cair, quais os cuidados necessários, o que fazer quando ele não cai e por aí vai. Principalmente para os pais de primeira viagem, esse tema é ainda mais incerto. A verdade é que o dente de leite precisa de cuidados especiais e todos devem estar atentos a eles.

Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Nesta publicação, você conhecerá todos os cuidados necessários, o tempo certo para que o dente possa cair, como amolecer o dente mais rápido e muito mais!

Afinal, você sabe se os dentes de leite possuem raízes? Confira nesta publicação!

Mas, antes de mais nada, precisamos saber diferenciar o dente de leite com o dente permanente. Vamos lá!

Como saber se o dente é de leite?

É normal que muitas pessoas ficam em dúvida se um dente é ou não de leite, principalmente para quem está no período da adolescência e pré-adolescência. Por mais que os dentes permanentes já tenham nascido e estejam totalmente desenvolvidos, surge a dúvida quanto a um ou mais dentes que parecem de leite.

Para identificar em um primeiro momento se um dente é ou não um dente de leite é preciso conhecer as características básicas apresentadas por eles:

  • O dente de leite é bem mais branco que o dente permanente, já que ele é menos mineralizado. É por esse motivo que os primeiros dentes são chamados de dentes de leite;
  • O dente de leite é bem menor que o permanente. Além disso, o formato do dente de leite é um pouco diferente e com raízes mais longas.

Um dos perigos quanto aos dentes de leite é que as cáries alcançam a polpa desses dentes com mais facilidade, podendo trazer diversos problemas para a saúde bucal das crianças. Para esclarecer mais informações sobre o assunto, é recomendada a visita à um odontopediatra ou dentista.

Bebe com os dentes nascendo

Quando devem cair os dentes de leite?

Os primeiros dentes de leite nascem com seis meses e a idade mais comum – e correta – para a substituição para dentes permanentes, é de 6 a 7 anos de idade, se isso não acontecer, há algumas alternativas que os cuidadores podem tomar. Falaremos mais sobre elas nos tópicos a seguir.

Os dentes do siso, por sua vez, não nascem antes dos 17 anos de idade e muitas pessoas, ainda, nem chegam a ter esses dentes. Se você quiser saber mais sobre o dente do siso, veja nossa publicação sobre o assunto: “Dente do siso e o que você precisa saber sobre ele“.

Cuidados necessários com os dentes de leite

Com relação ao dente de leite, é natural que pais e cuidadores fiquem em dúvida quanto aos cuidados necessários. De maneira geral, podemos resumir os cuidados em três:

1. Priorize escovas com cerdas bem macias

A escova de dentes dos pequenos deve ter cerdas bem macias. Inclusive, nas farmácias e supermercados são disponibilizados alguns modelos já próprios para crianças.

As cerdas macias possuem maior alcance em espaços menores, tornando a higienização mais completa e eficiente. Além disso, a maciez desse tipo de cerda evita pequenos danos que poderiam prejudicar a gengiva da criança.

2. Invista no uso diário de fio dental

Este cuidado é facilmente esquecido pelos cuidadores, especialmente porque as crianças podem ser um pouco relutantes, mas isso não significa que o passo pode ser ignorado. Assim como ocorre com os dentes permanentes, os dentes de leite requerem uso diário do fio dental.

Somente com o fio dental é possível remover os minúsculos resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes e na curva da gengiva. Ao evitar o acúmulo de bactérias na boca, automaticamente previne-se a placa bacteriana, o tártaro, a cárie e demais problemas bucais.

Quando falamos de crianças, o exemplo por parte dos cuidadores é a melhor alternativa.

Se as crianças aprendem a usar o fio dental desde cedo, quando os dentes ainda são de leite, automaticamente elas cuidarão melhor dos dentes permanentes que surgirão posteriormente.

Mãe e filho escovando os dentes

3. Cremes dentais específicos para dentes de leite

Para cuidar dos dentinhos de leite no dia a dia e mantê-los saudáveis, o indicado é usar um creme adequado. O flúor contido na pasta de dente infantil é na quantidade exata de acordo com a estrutura desse tipo de dente.

Quanto mais nova for a criança, menor deve ser a quantidade de flúor presente nas pastas de dente. Este fator precisa ser levado em consideração para evitar alterações nos dentes. Mais uma vez enfatizamos a importância das crianças adquirirem bons hábitos de cuidados bucais desde cedo.

Quer saber mais sobre cremes dentais, confira nosso post: “Pasta de dente: quais as melhores e os cuidados básicos!“.

O que acontece quando o dente de leite é arrancado antes da hora?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que o dente de leite cai naturalmente. A partir do momento que ele começa a amolecer, em questão de pouco tempo, ele sai sem maior esforço, muitas vezes, inclusive, as crianças nem percebem que o dente caiu.

Em outros momentos, quando o dente já está bem amolecido, uma pequena ajudinha é suficiente para removê-lo. No entanto, quando o dente ainda não está bem amolecido e sua remoção é forçada, isso gera ferimentos na gengiva e prejudica o crescimento e desenvolvimento do dente permanente de forma significativa.

Inclusive, dependendo da maneira que o dente de leite é forçado a sair, os danos podem atingir as camadas mais profundas da estrutura que sustenta os dentes, causando problemas ainda mais graves. Portanto, todo o cuidado é pouco!

O que fazer quando o dente não amolece?

Caso um ou mais dentes de leite não amoleçam no período esperado, ou seja, entre os 6 e 7 anos de idade, é preciso consultar o dentista. Nesse caso, a remoção é feita cirurgicamente, assim como ocorre na extração de um dente permanente.

Mesmo que, a princípio, essa necessidade assuste os pais ou cuidadores, trata-se de uma operação simples e de rápida recuperação. O objetivo é proporcionar todas as condições para que os dentes permanentes, que virão na sequência, possam se desenvolver de forma natural, sem maiores complicações.

bebe com dente de leite nascendo

Como amolecer os dentes de leite mais rápido?

Outra dúvida comum sobre o assunto é sobre a remoção dos dentes de leite e se existe alguma maneira de amolecê-los mais rápido. Quando os dentes começam a amolecer, uma forma de acelerar um pouco esse processo de forma natural é massagear suavemente a região da gengiva com a ponta do dedo (que deve estar higienizada e coberta por uma gaze).

Outra medida simples é movimentar levemente a ponta do dente com o dedo, lembrando de cobrir o dedo com gaze ou um pano bem limpo. Antes de arrancar o dente de leite é preciso que ele esteja bem mole. Isso faz com que ele seja removido com facilidade, sem que haja prejuízos ao desenvolvimento dos dentes permanentes.

Quando os dentes estão bem moles também é comum que eles caiam sozinhos, o que é ainda melhor para o conforto das crianças.

Qual a melhor maneira para arrancar os dentes de leite?

Após movimentar o dente de leite com ajuda de uma gaze, é preciso esperar até que o dente se desprenda totalmente da gengiva. É bastante comum que ocorra um pequeno sangramento depois da retirada do dente.

Para estancá-lo, basta pressionar a região do dente com a própria gaze ou pano. Essa pressão deve ser feita pelo período aproximado de 1 minuto.

Outra recomendação é fazer que a criança só se alimente após 1 hora depois da retirada do dente. Nos dias seguintes à remoção do dente é indicado que as crianças consumam sorvete e alimentos frios. Por ser gelado e de fácil consumo, o sorvete contribui para a cicatrização da gengiva, evitando possíveis dores ou inchaço na região.

Um dos cuidados de extrema importância ao tirar o dentinho de leite é higienizar bem as mãos antes de realizar o procedimento com a gaze ou pano bem limpo. As mãos devem ser bem lavadas com sabão ou sabonete neutro, enxaguadas com água abundante e secas em uma toalha limpa.

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida sobre os cuidados com os dentes de leite? Conta pra gente!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!