10 Malefícios do cigarro para sua saúde bucal

Os Malefícios do cigarro para sua saúde bucal são muitos. Ele é um terrível inimigo da saúde e beleza do seu sorriso. Aos poucos, o cigarro vai destruindo seus dentes, podendo ocasionar a queda de todos eles.

Parece exagero? Infelizmente não. São tantos os malefícios que se torna impossível manter dentes e gengivas saudáveis enquanto segue-se com o hábito de fumar.

Vamos conversar sobre esses malefícios.

Os 10 Principais Prejuízos do Cigarro para a Saúde da sua Boca

Prejuízos do Cigarro para a Saúde da sua Boca

1 – Mau hálito

O cheiro ruim na boca é uma das primeiras consequências do cigarro. As diversas substâncias presentes nele vão se impregnando pela boca, provocando um cheiro que é facilmente percebido pelas pessoas que se aproximam.

O hábito de fumar diminui a atividade salivar, provocando a sensação de boca seca.

Devido a essa redução na produção de saliva, a microflora bucal é afetada, gerando acúmulo de germes e bactérias que geram mau hálito.

Por mais que se beba uma grande quantidade de água ao longo do dia, essas reduções no fluxo salivar se mantem, já que a causa é o hábito de fumar.

ebook higiene dental

2 – Amarelamento dos dentes

Dentes amarelados desvalorizam seu sorriso. E este é outro efeito negativo do cigarro.

Por mais que seja feita uma excelente higiene bucal no dia a dia, com uso do fio dental e enxaguante, os dentes continuam com aquela cor escura, trazendo um aspecto envelhecido à aparência.

Essa consequência negativa na cor dos dentes acontece devido às diversas substâncias contidas neste produto.

Depois que a nicotina, alcatrão, amônia, hidrogênio, cianeto e monóxido de carbono são queimados e a fumaça é gerada, vão ficando resquícios pegajosos dessas substâncias nos dentes.

Entre esses elementos químicos, os mais prejudiciais são a nicotina e o alcatrão. Quanto maior a concentração desses itens, mais efeitos negativos são provocados nos dentes.

Dentista Esclarece Dez Mitos E Verdades Sobre Clareamento.

marque sua consulta e venha cuidar da sua saude bucal

3 – Escurecimento da gengiva

A saúde da gengiva sofre bastante com o cigarro. A nicotina existente neste produto gera manchas acastanhadas e uma pigmentação escura nas gengivas, já que essa substância faz aumentar a produção de melanina.

Outro fator é que o cigarro torna a boca mais suscetível ao acúmulo de bactérias que também afetam a região da curva gengival.

Não é por acaso que o cigarro está entre os maiores responsáveis pelos problemas bucais que afetam dentes e gengivas.

4 – Boca seca

Conforme mencionamos, o cigarro atrapalha a função salivar. Por conta disso, fumantes sentem constantemente a sensação de boca seca.

Na saliva estão substâncias que participam da limpeza natural da boca. Dessa forma, a redução da saliva, além de gerar mau hálito, aumenta os riscos de cáries e demais problemas bucais.

5 – Periodontite

Periodontite é o nome dado a uma infecção severa que atinge a gengiva e pode até mesmo trazer complicações ao osso maxilar.

Ela geralmente ocorre devido ao avanço da gengivite, uma inflamação que afeta as camadas mais superficiais da gengiva.

A gengivite, por sua vez, é provocada pelas placas bacterianas que vão se formando devido ao hábito de fumar.

A periodontite é considerada um dos problemas mais graves que afetam dentes e gengivas, já que um dos efeitos é o amolecimento e queda dos dentes.

cigarro causa amarelamento dos dentes

6 – Manchas

Além de as substâncias contidas no cigarro provocarem o amarelamento dos dentes, elas também causam manchas.

Os pigmentos emitidos principalmente pela nicotina e alcatrão alteram a coloração natural dos dentes, fazendo que algumas regiões fiquem com um aspecto manchado.

Essas manchas tornam-se ainda piores ou mais visíveis quando os dentes são acometidos por placas bacterianas e/ou tártaro.

Essa junção de fatores traz prejuízos enormes ao sorriso e envelhece a aparência. Somente depois de abandonar o hábito de fumar, e com o passar do tempo e realização de tratamentos odontológicos, é que essas manchas vão sumindo.

7 – Placa bacteriana

A placa bacteriana é um dos problemas mais simples que afetam a saúde bucal. No entanto, é também o mais perigoso, porque é exatamente com ela que grande parte das doenças bucais começa.

Quando a placa bacteriana não é removida da boca, em questão de pouco tempo ela começa a prejudicar a estrutura dos dentes e gengivas, aumentando a incidência de problemas como cáries, sensibilidade dental, gengivite, periodontite etc.

A placa bacteriana é removida somente com uma limpeza odontológica profissional, que é realizada no consultório.

Por mais que o paciente faça uma higienização impecável da boca no dia a dia, somente esta limpeza profissional garante a total eliminação dessas placas.

O indicado é que a remoção das placas bacterianas seja feita duas vezes ao ano.

8 – Tártaro

O tártaro é a consequência mais imediata da placa bacteriana e também é um problema recorrente em fumantes.

Ele consiste no endurecimento das placas bacterianas. Ou seja, quando essas placas não são removidas por meio de uma limpeza odontológica, elas vão formando tártaro.

O indício mais comum do tártaro é uma forte cor amarela ou marrom nos dentes, mais especificamente na região da curva gengival.

Somente o dentista pode identificar com exatidão a existência de tártaro e placas bacterinas. E ambos são removidos por meio da limpeza odontológica.

9 – Sensibilidade

Devido aos diversos problemas que o cigarro provoca dos dentes e gengivas, pessoas que fumam também são mais suscetíveis à sensibilidade dental.

Os danos gerados nos dentes deterioram o esmalte dentário, que é a primeira camada protetora.

À medida que o esmalte vai sendo corroído, a dentina (outra camada da estrutura dental), fica exposta, gerando a sensibilidade.

Por mais que sejam utilizados cremes dentais específicos para a sensibilidade, caso o hábito de fumar não seja abandonado, o esmalte e a dentina continuam sofrendo, gerando dor e desconforto.

cigarro causa sensibilidade dentária

10 – Câncer bucal

Além de estar relacionado a riscos maiores de câncer na faringe, laringe, esôfago e pulmão, o cigarro também aumenta a incidência de câncer nos lábios e no interior da boca.

Cada um desses malefícios do cigarro demonstra com clareza a importância de abandonar este hábito definitivamente.

Conclusão:

Além de proteger a saúde bucal e garantir um sorriso bonito, ao largar o cigarro a saúde como um todo só tem a ganhar.

Compartilhe este conteúdo com todas as pessoas que precisam abandonar o cigarro. Esse gesto simples pode provocar uma grande transformação na vida de alguém.