Você tem mau hálito usando aparelho? O mau hálito é uma preocupação frequente entre pessoas que usam aparelho ortodôntico, principalmente os modelos fixos.
E não é por acaso. Este item dificulta um pouco a higienização diária e aumenta os riscos quanto ao acúmulo de bactérias, gerando uma série de problemas.
Você Está Com Mau Hálito e Usa Aparelho?
Se você usa aparelho e está apresentando hálito ruim, há uma série de fatores que precisam ser considerados.
Higienização de dentes e gengivas
O primeiro aspecto a ser observado é como está a higienização diária dos seus dentes e gengivas.
Quando essa limpeza não é feita da forma certa, em questão de pouco tempo o mau hálito passa a ser um problema recorrente.
Formação de placas bacterianas
A principal causa do hálito desagradável é a formação de placas bacterianas que afetam a superfície dos dentes e região da curva gengival.
Essas bactérias se acumulam devido a uma higienização ruim no dia a dia e, com o passar do tempo, vão gerando diversas consequências.
Presença de tártaro
Este problema bucal relativamente comum consiste no endurecimento da placa bacteriana.
Ou seja, caso as placas com bactérias não sejam eliminadas, com o passar do tempo elas dão origem ao tártaro.
Além de prejudicar a saúde bucal e causar doenças sérias que afetam a gengiva, este problema é um grande inimigo do sorriso.
Pelo fato de provocar manchas fortemente amareladas e marrons (nos casos mais severos), o tártaro deixa a aparência envelhecida e com aspecto de descuido.
Ocorrência de cárie
A cárie é também um dos problemas originados pelo acúmulo de bactérias na região bucal.
Quando isso acontece, essas bactérias estimulam a produção de ácidos que vão corroendo a estrutura dental ao longo do tempo.
Devido a essa deterioração do dente, ele se torna muito suscetível ao ataque das bactérias.
A partir do momento que a cárie se estabelece, ela vai atingindo as camadas dentais mais internas e profundas, podendo até mesmo gerar inflamações, amolecimento e queda do dente.
Gengivite
Trata-se de uma inflamação preocupante que atinge a região mais superficial e externa da gengiva.
Provocada por placas bacterianas, este problema acontece quando tais placas não são eliminadas dentro do tempo adequado por meio de uma limpeza odontológica.
A gengivite acarreta uma série de sintomas. Entre eles, está um frequente mau hálito.
Periodontite
É uma infecção que ocorre na região mais interna e profunda da gengiva, que recebe o nome de periodonto.
Este problema geralmente acontece quando a gengivite se agrava e não recebe o tratamento necessário.
Ainda que a periodontite manifeste sintomas muito parecidos com os da gengivite, essa infecção gera maiores desconfortos e pode causar até mesmo o afrouxamento e queda de um ou vários dentes.
Isso acontece porque quadros infecciosos mais intensos deterioram de forma irreversível a estrutura do periodonto que é responsável por dar sustentação aos dentes.
Como usar aparelho ortodôntico e combater o Hálito Ruim?
Além de conhecer as principais causas do mau hálito, quem usa aparelho precisa ter cuidado redobrado para evitar esses problemas e seguir com o tratamento odontológico sem maiores contratempos.
Vejamos o que deve ser feito para evitar o meu cheiro na boca.
Limpeza odontológica a cada 6 meses
É por meio da limpeza odontológica que são eliminadas as placas bacterianas e o tártaro que prejudicam a saúde de dentes e gengivas.
Essa limpeza que é realizada no consultório odontológico deve ser feita pelo menos duas vezes ao ano ou sempre que o profissional recomendar.
Graças a este procedimento simples e indolor é possível evitar cáries, gengivite, periodontite e ainda obter um hálito mais agradável graças à eliminação total das placas.
Uso diário do fio dental
O uso diário do fio dental é ainda mais necessário no caso de pessoas que usam aparelho ortodôntico.
Esse cuidado na higienização faz toda diferença para remover os resquícios de alimentos que ficam entre os dentes após as refeições. Quando não eliminados, esses resquícios alimentares vão acumulando bactérias que formam placas.
Uso diário de enxaguante bucal
Esse líquido é um item básico para eliminar bactérias e deixar o hálito mais agradável e refrescante por períodos prolongados ao longo do dia.
Assim como o fio dental, o enxaguante deve ser usado diariamente como forma de combate às doenças bucais.
Higienização da língua
Além da higienização de dentes e gengivas é preciso dar atenção à limpeza da língua, que deve ser feita pelo menos uma vez ao dia.
O raspador de língua é o item mais indicado para realizar essa higienização. Obs.: deve-se evitar o uso da escova.
Escova dental com cerdas macias
Para que a escovação seja eficaz é preciso usar uma escova com cerdas bem macias.
Isso permite que as cerdas alcancem até mesmo as regiões difíceis e torna a limpeza mais completa.
Além disso, a maciez das cerdas evita danos que poderiam prejudicar as pequenas peças do aparelho ortodôntico.
Regularidade Quanto à Manutenção do Aparelho previne o Mau Hálito
Um dos principais cuidados que devem ser seguidos por pessoas que usam aparelho dental é manter a regularidade quanto às manutenções.
Periodicamente, o ortodontista agendará avaliações e manutenções que devem ser feitas sem falta.
Este cuidado é essencial para os bons resultados do tratamento e determinante para evitar complicações que podem surgir ao longo do tempo devido à falta de acompanhamento.
Além das avaliações ortodônticas é preciso ir ao dentista regularmente para verificar como está a saúde bucal como um todo, observando as condições de dentes e gengivas.
Conforme mencionamos, pessoas que usam aparelho dental são mais suscetíveis à ocorrência de diversos problemas.
Portanto, o acompanhamento odontológico deve ser ainda mais rigoroso com o intuito de prevenir ou tratar rapidamente doenças que podem se agravar.
Se você usa aparelho e tem notado mau hálito constante é preciso consultar o dentista para verificar as causas do problema.
Outra medida de suma importância é redobrar os cuidados quanto à higienização bucal.
Confira nossos demais conteúdos que ensinam detalhes como escovar os dentes com aparelho dental e demais cuidados necessários para que o tratamento ortodôntico proporcione os melhores resultados.