Gengivite não tratada: o que acontece?

Você tem uma gengivite não tratada? Gengivite é uma inflamação que afeta as camadas mais superficiais da gengiva.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% da população em algum momento da vida poderá sofrer com este problema caso os cuidados necessários não sejam adotados.

Como a gengivite começa?

gengivite nao tratada

Gengivite, na grande maioria dos casos, tem sua origem na placa bacteriana.
É comum que nossa boca contenha uma alta concentração de bactérias no dia a dia.

No entanto, quando a higienização bucal é bem feita no cotidiano, essas bactérias vão sendo eliminadas.

Quando a limpeza da boca não é realizada de maneira adequada ao longo do dia, as bactérias vão se acumulando cada vez mais, gerando a placa.

Uma vez formada, a placa continua acumulando bactérias, o que prejudica a saúde dos dentes e gengivas.

Quando a placa bacteriana não é removida por meio de uma limpeza odontológica, ela gera o tártaro, que consiste no endurecimento dessa placa.

Higiene bucal é coisa séria marque sua avaliacao

Sintomas da inflamação gengival

A gengivite acarreta uma série de sintomas. A presença de apenas um deles já é suficiente para consultar o dentista com urgência e evitar que o problema se agrave. Vejamos quais são esses sintomas.

Veja nosso post do Blog: 10 Sinais De Alerta Para Dentes E Gengivas

Vermelhidão

Mudanças na coloração da gengiva é um dos primeiros sinais de que algo nesta região está diferente.

No geral, a coloração gengival é rosada, com tons mais claros. A vermelhidão indica a irritação típica das inflamações.

Inchaço

O inchaço gengival é um forte indício de inflamação. Ele muitas vezes é acompanhado por outros sintomas como vermelhidão e sensibilidade.

dentes com sangramento gengival

Sensibilidade ou dor

Ao ser afetada por quadros inflamatórios nossa gengiva fica mais sensível ou dolorida.

Essa sensibilidade é ainda mais perceptível em momentos específicos, como por exemplo, durante a escovação e ao se alimentar.

Sangramento

Este é um dos sintomas mais comuns da gengivite. Independentemente da intensidade, o simples fato de a região gengival apresentar sangramento indica que algo está errado.

Este sangramento pode ocorrer em diversos momentos, mas o mais frequente é que ele aconteça ao usar fio dental e também durante a escovação.

Mau hálito constante ou sensação de gosto ruim na boca

Mau hálito frequente demonstra que a saúde bucal não está bem. Além disso, devido à ação das bactérias, o cheiro ruim da boca é um forte indício de inflamações ou infecções.

Veja nosso post do Blog: 7 Dicas de Como Evitar o Mau Hálito

como tirar o mau hálito da garganta

Presença de pus ao redor dos dentes e gengivas

Este sintoma começa a aparecer nos quadros mais avançados de gengivite, geralmente quando outros sintomas já estão ocorrendo.

Amolecimento de um ou mais dentes

Devido aos danos provocados pelo processo inflamatório, à medida que a gengivite avança é possível que um ou mais dentes fiquem soltos.

Quais as consequências da gengivite para a saúde e beleza do sorriso?

Quando a inflamação na gengiva não é identificada e tratada com rapidez, ela começa a provocar graves consequências. São elas:

Periodontite

Conforme o quadro inflamatório se agrava, as camadas mais profundas da gengiva passam a ser afetadas pelas bactérias.

Essas regiões mais profundas recebem o nome de periodonto, que corresponde ao conjunto de tecidos responsáveis por dar apoio e sustentação aos dentes.

Periodontite é uma infecção que atinge o periodonto. Considerada uma doença bucal grave, caso não seja tratada, ela acarreta o amolecimento e perda de um ou vários dentes.

Endocardite

Além da perda dental, outra das graves consequências da gengivite é a endocardite.

Essa doença consiste numa inflamação preocupante que afeta a membrana responsável por revestir as válvulas cardíacas e a parede interna do coração.

Pelo fato de as bactérias atingirem as camadas mais internas da estrutura bucal, elas podem chegar à corrente sanguínea com certa facilidade.

Quando isso acontece, a estrutura cardíaca é afetada. Vale lembrar que devido à gravidade dessa doença, a endocardite pode levar à morte.

Como tratar a inflamação na gengiva?

Ao notar um ou mais sintomas da gengivite, o primeiro passo é consultar o dentista o mais breve possível.

Após avaliação, caso seja confirmado o diagnóstico, o profissional realizará uma limpeza para remoção das placas bacterianas e do tártaro que estão grudados à superfície dos dentes e região gengival.

Além desse procedimento, o profissional faz uma série de recomendações com relação aos cuidados de higiene bucal no dia a dia, tais como uso de cremes dentais específicos, utilização do fio dental e enxaguante bucal etc.

O objetivo do tratamento, além de eliminar a inflamação, é remover as bactérias e evitar que o quadro de gengivite se agrave para a periodontite.

Após a limpeza odontológica é essencial que o paciente adote todos os cuidados recomendados.

Como prevenir este problema?

Para evitar o surgimento da gengivite, o primeiro passo é ter uma boa higiene dos dentes e gengivas no dia a dia. Isso envolve:

Escova adequada

Para que a limpeza dos dentes e região da curva gengival seja mais eficaz, o indicado é usar uma escova dental com cerdas bem macias.

Esse tipo de cerda alcança as regiões mais difíceis, facilitando a remoção de resquícios de alimentos.

Fio dental

Para prevenir a gengivite e a periodontite é preciso que o fio dental seja usado todos os dias.

Por mais que as cerdas da escova contribuam para uma boa escovação, somente o fio consegue remover com totalidade os resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes e região da curva gengival.

Veja nosso artigo do Blog: O Que Acontece Se Não Escovar Os Dentes?

Enxaguante bucal

O uso diário do enxaguante é outro poderoso aliado na prevenção da gengivite.

Esse líquido usado para finalizar a higienização é altamente eficaz na eliminação das bactérias e também favorece um hálito fresco por mais tempo.

Ir ao dentista regularmente

Ainda que não sejam apresentados sintomas da gengivite ou outros problemas bucais, é necessário ir ao dentista a cada 6 meses e passar por uma avaliação geral.

Esse cuidado simples faz toda diferença para evitar ou tratar rapidamente uma série de problemas que afetam dentes e gengivas.

Você conhecia as consequências da gengivite? Quando foi realizada sua última avaliação odontológica? Tem notado diferenças na sua gengiva?

Agende uma avaliação para verificar como está a saúde do seu sorriso.