O que é o Flúor? É indicado ou faz mal? Para que serve?

Você sabe qual a importância do flúor para a sua saúde bucal e para que ele é indicado?

Se você deseja saber mais sobre a aplicação de flúor, sua indicação e se ele faz mal, então acompanhe este artigo até o final.

O que é flúor

O que é flúor?

Antes de tudo, vamos te explicar o que seria o flúor e o porque ele é utilizado nos tratamentos odontológicos.

O flúor é um mineral que pode ser encontrado na crosta terrestre, sendo comumente utilizado para reduzir a incidência de cáries nos dentes.

Além disso, ele é bastante utilizado para evitar a perda dos minerais pelos dentes, impedindo o desgaste causado pelas bactérias que formam a cárie, além das substâncias ácidas presentes na saliva e na alimentação.

Ou seja: ele tem como principal objetivo garantir a proteção dos dentes, especialmente porque auxilia no fortalecimento do esmalte dos dentes.

Ele também previne o desgaste dos dentes que é causado pelo contato constante com a saliva, além da infecção por bactérias.

Em alguns casos, ele também é utilizado para fechar os poros e evitar o desconforto causado pela sensibilidade nos dentes, principalmente ao consumir gelados ou quentes.

Outro ponto que merece destaque é que a aplicação de flúor pode ser realizada em adultos e crianças maiores de 3 anos de idade, já que a partir dessa idade já nasceram todos os dentes de leite.

Normalmente, vemos que os cremes dentais contam a adição de flúor, porém, o mais indicado é que essa aplicação também seja feita por um profissional, para que assim tenha o efeito indicado.

 

Aplicação tópica de flúor no dentista tem que ser feita com que frequência?

A aplicação do flúor nos cremes dentais é bastante comum e até faz parte da rotina de algumas pessoas, e quando utilizada de maneira equilibrada e com a recomendação do dentista, não causa mal algum para a saúde.

Porém, a aplicação tópica de flúor feita pelo dentista é um pouco diferente, e pode ter vários métodos, e um desses métodos é o bochecho com solução que contenha o flúor, que é o mais simples.

Outro método é a aplicação direta do verniz fluoretado, ou ainda, os moldes ajustáveis com gel.

Nestes casos, o flúor deve ficar em contato com os dentes durante 1 minuto, e depois da aplicação, você deve ficar pelo menos 30 minutos sem ingerir alimentos ou líquidos.

Quanto à periodicidade, o indicado é que a aplicação tópica seja feita a cada 6 (seis) meses por um profissional, ou ainda, de acordo com a orientação do seu dentista.

Esse cuidado com a periodicidade e com a aplicação correta são essenciais para evitar infecções, tal como o desgaste dos dentes e o desenvolvimento de cáries.

 

Creme dental com flúor faz mal?

É importante destacar que o uso do creme dental com flúor é bastante seguro, desde que ele contenha a concentração correta e que você não faça a ingestão da substância.

Assim, você pode verificar na embalagem do creme dental qual a concentração, e se ela for inferior a 1500 ppm, pode ficar tranquilo, pois não será prejudicial à sua saúde.

Como ele favorece a proteção do esmalte dos dentes?

O flúor, por si só, serve para garantir a proteção e auxiliar o fortalecimento do esmalte dos dentes, já que a substância fica depositada nas estruturas ósseas em crescimento.

Nesse sentido, quando ele é aplicado e entra em contato com a saliva, o esmalte absorve a substância.

Assim, ele se une a elementos como o cálcio e fosfato que estão presentes no esmalte dos dentes e cria a fluorapatita, que é um material altamente resistente às cáries, auxiliando na prevenção dessas cáries e do desgaste dos dentes.

Assim, o flúor também auxilia no endurecimento do esmalte dos dentes permanentes, garantindo um tratamento preventivo contra o desgaste e contra as cáries.

 

Quando o flúor pode ser contraindicado?

Um dos pontos que devemos destacar sobre o flúor é que ele não deve ser ingerido, ou ainda, aplicado em excesso, principalmente pela sua toxicidade no organismo.

Em excesso, pode levar ao aumento do risco de fraturas, além do enrijecimento das articulações e o desenvolvimento da fluorose, que é o aparecimento de manchas brancas ou castanhas nos dentes.

Mas calma: a dose considerada segura do flúor é entre 0,05 mg e 0,07 mg por quilo de peso ao longo do dia, e por isso, é indicado que você verifique se a água que você consome possui adição de flúor.

Outro ponto que merece destaque é que não se deve engolir os cremes dentais e outros produtos que tenham adição de flúor em sua composição.

No caso dos cremes dentais, a concentração segura de flúor é de 1000 ppm e 1500 ppm, e você pode verificar essa informação na embalagem do item.

Quando o flúor pode ser contraindicado

Conclusão

Devemos lembrar que por mais que a aplicação de flúor seja muito eficaz na prevenção de cáries e desgastes dos dentes, a higiene bucal faz toda a diferença no processo.

Por isso, é essencial fazer as aplicações conforme as orientações do seu dentista, além de escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental, garantindo que o flúor tenha os seus efeitos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!