O que são Fios de PDO ou Fios Faciais? A 021 te conta!

Os fios de sustentação (ou fios faciais, como também são conhecidos) têm chamado a atenção por proporcionar resultados impressionantes, trazendo mais jovialidade ao rosto sem a necessidade de cirurgias plásticas invasivas, deixando a pele natural para quem vê, além de estimular a produção de colágeno.

Este é um procedimentos estético realizado no rosto que tem sido muito buscado como alternativa para amenizar a perda da firmeza da pele, que é natural com o passar dos anos. Por isso nós preparamos este artigo, para contar tudo o que você precisa saber e tirar as principais dúvidas sobre o assunto.

Vamos lá?

Fios de sustentação para o rosto: o que são?

Como já falamos brevemente no começo do texto, o fio de sustentação é um tipo de rejuvenescimento facial em que são aplicados fios sob a superfície da pele, levantando o tecido e criando um efeito lifting. O efeito final é um rosto mais firme.

Imagem demonstrativa de como os fios de sustentação ou fios de pdo são inseridos no rosto humano

Para aplicar os fios de sustentação não é preciso uma intervenção cirúrgica. Explicamos melhor a seguir.

Como é feito o tratamento de fios faciais?

O tratamento de lifting com fios de PDO é um método de rejuvenescimento facial nada invasivo e pode ser realizado pelos dentistas, sabia? O procedimento é muito tranquilo e simples, sem a necessidade de qualquer afastamento das atividades. Dura em média 40 minutos.

É necessário aplicar uma anestesia local, para evitar qualquer incômodo ao paciente. Com uma pequena cânula são feitos os furinhos no rosto e podem ser inseridos cerca de 4 a 8 filamentos. A quantidade de fios depende do tipo de flacidez e da região a ser aplicada.

Os fios faciais são inseridos na região subcutânea da pele e promovem um efeito de “tração”, que imediatamente promove o levantamento da pele e começa a amenizar a flacidez. O procedimento não causa dor ao paciente.

Com o passar do tempo, os fios são absorvidos e estimulam a produção de colágeno da pele, reforçando o lifting e dando um ar mais natural de rejuvenescimento da pele.

Quantos dias para ver o resultado dos fios de sustentação?

Os efeitos dos fios faciais já podem ser vistos logo após a aplicação, ou seja, os primeiros resultados já são imediatos. O levantamento dos tecidos pode atingir o resultado máximo cerca de 40 a 60 dias após a aplicação.

Imagem de uma mulher com marcações para colocação dos fios de pdo

Afinal, o que são fios de PDO?

Os fios de PDO são um dos tipos de fios de sustentação mais conhecidos e utilizados nos procedimentos de fios faciais. Estes fios são compostos de polidioxanona, que ajuda a estimular a produção de colágeno na pele, além de facilitar a sustentação e firmeza da pele da face.

Eles são absorvíveis, ou seja, eles vão sendo absorvidos naturalmente pelo organismo e, ao mesmo tempo, conseguem oferecer uma melhora na qualidade e da firmeza da pele. Existem fios de PDO lisos, parafusos ou espiculados (com garras) e a escolha de qual é o ideal é feita junto ao profissional, que saberá dizer qual oferece melhor resultado de acordo com o local em que será aplicado.

Quanto tempo duram os fios de PDO?

Uma dúvida bastante comum sobre este procedimento estético é quanto tempo dura o efeito dos fios de sustentação na pele. Esse tempo pode variar de organismo para organismo, mas pode ter duração de até 18 meses, quando são absorvidos completamente pela pele.

Após esse período é recomendado repetir o procedimento para continuar desfrutando dos benefícios que os fios de sustentação oferecem para a pele e para a sua autoestima.

Leia também: o que é Toxina Botulínica ou Botox?

Onde aplicar os fios de sustentação?

Os fios faciais de sustentação podem ser aplicados em diversas regiões do face, com o objetivo de amenizar a flacidez da face ou do pescoço, reduzir olheiras, eliminar rugas ou o indesejável bigode chinês, ajuda a realçar o contorno facial, entre outros benefícios. As principais regiões de aplicação dos fios de sustentação são:

  • pescoço;
  • papada;
  • garganta;
  • bnochecha;
  • região dos olhos;
  • demais regiões da face.

Quais os riscos de colocar fios de sustentação PDO?

Fazer a aplicação de fios faciais oferece poucos riscos mínimos, por ser um procedimento delicado. É por isso que ressaltamos a importância em realizar esse tipo de aplicação apenas em clínicas qualificadas e profissionais certificados e experientes.

Nós da 021 trabalhamos com os melhores planos odontológicos do Brasil, e é claro que a harmonização facial está inclusive nos serviços oferecidos, então não deixe de consultar nossas estruturas caso se interessar em realizar o procedimento. Garantimos segurança máxima e resultados incríveis para o rejuvenescimento da sua pele.

Quando os fios de PDO não são indicados?

Existem alguns casos em que fazer a aplicação de fios de sustentação não são indicadas, como:

  • Pacientes com doenças autoimunes;
  • Gestantes e lactantes;
  • Pacientes com problemas de coagulação;
  • Pacientes com diabetes;
  • Pessoas com alto grau de flacidez ou envelhecimento avançado (aqui uma cirurgia plástica é mais indicada).

Como fica o rosto após colocar os fios de sustentação?

A princípio a pele poderá apresentar vermelhidão, inchaço e talvez alguns hematomas na região onde foram feitos os furos para a inserção dos fios de PDO. Mas não se preocupe, esses efeitos desaparecem logos nos próximos dias. Para ajudar a amenizar, você pode aplicar compressas geladas entre 24 a 48 horas após o procedimento, isso vai ajudar a aliviar os sintomas.

Imagem de uma mulher com as linhas dos fios de onde devem ser inseridos os fios de sustentação

Quais os cuidados pós fios de PDO?

Você pode se perguntar “o que não pode fazer depois de colocar fios de sustentação?” Bem, após feito o processo de lifting é recomendado muito cuidado nas primeiras horas, assim você conseguirá garantir um resultado mais natural.

Entre os principais cuidados pós fios de PDO estão:

  • evitar exercícios físicos intensos e de impacto;
  • dormir de barriga para cima (assim evita-se pressionar a pele do rosto)
  • não fazer movimentos na região tratada, como massagens (a não ser que seja recomendado pelo médico);
  • não fazer movimentos bruscos com a face, como bocejar de forma exagerada;
  • não se expor ao calor excessivo.

Esses cuidados devem ser feitos durante 3 a 5 semanas após a aplicação dos fios. O retorno para as atividades do dia a dia pode ser feito após 48 horas. A recuperação dos fios de PDO é relativamente tranquila, basta seguir com precisão as recomendações médicas pós-aplicação dos fios faciais.

Qual é melhor: fios de sustentação ou preenchimento?

A resposta a essa pergunta varia de acordo com os tipos de resultados que você espera. Os dois procedimentos são recomendados se você procura por rejuvenescimento facial, mas cada um pode ser aplicado em áreas diferentes do rosto e, consecutivamente, oferecem resultados distintos.

Por exemplo, se você precisa melhorar a flacidez nas áreas dos olhos e das sobrancelhas, é recomendado os fios de sustentação, já que o preenchimento com ácido hialurônico pode prejudicar essas áreas. O ideal é fazer uma mistura dessas técnicas, para aproveitar o melhor delas e chegar aos melhores resultados.

Você pode gostar e querer ler: Como tratar olheiras?

Lembramos a importância em procurar por clínicas responsáveis e com profissionais extremamente qualificados para fazer o procedimento com sucesso e chegar aos resultados almejados.

Esperamos que este artigo tenha sanado todas as suas dúvidas sobre os fios de PDO e de sustentação. Se identificou e quer saber mais sobre o procedimento? Agende sua consulta com a 021 Dental.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de estética. Até o próximo post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!