O ácido hialurônico é o maior aliado de uma pele rejuvenescida. No entanto, por mais que nosso organismo produza essa substância naturalmente, com o passar do tempo essa produção cai e começam a aparecer os efeitos do envelhecimento.
Por que o ácido hialurônico faz tão bem para a pele?
A principal função do ácido hialurônico é preencher os minúsculos espaços entre as células. Esse efeito atua na sustentação, hidratação e revitalização da pele, deixando-a com excelente elasticidade, lisa e revitalizada.
Este ácido, classificado como uma molécula de glicose, proporciona uma profunda hidratação da pele. Esta é uma das causas do efeito tão rejuvenescedor.
Para que serve o ácido hialurônico?
Devido aos resultados tão benéficos que proporciona para a pele, essa substância é muito usada na elaboração de cremes e também para aplicações dermatológicas, principalmente no rosto. Este ácido é usado na prevenção e combate a:
Rugas e linhas de expressão
O ácido hialurônico atua de forma efetiva nos sinais mais comuns do envelhecimento, que são as rugas e linhas de expressão que aparecem em torno dos olhos, na testa, ao redor da boca e em outras regiões.
O efeito preenchedor e a sustentação proporcionada por essa substância elimina e ameniza os vincos provocados pelas rugas e linhas.
O uso de cremes com ácido hialurônico é indicado como forma de evitar o surgimento desses sinais de envelhecimento. Já as aplicações feitas nos vincos são recomendadas quando as rugas e linhas já apareceram.
Envelhecimento precoce
Quando a pele fica sem os nutrientes e demais substâncias essenciais para mantê-la bem hidratada e elástica, os sinais do envelhecimento surgem ainda mais cedo.
O uso diário de cremes que levam ácido hialurônico e outros ativos é imprescindível para quem deseja manter a pele jovem por mais tempo. Além desse cuidado, a proteção solar e rotinas de limpeza facial também contribuem para que a pele do rosto se mantenha saudável e revitalizada.
Bigode chinês
Trata-se de uma linha ou sulco que começa na altura do nariz e se estende até os cantos da boca. Essa marca de expressão gera grande desconforto quanto à aparência, já que ela fica evidente até mesmo quando o rosto se mantém em repouso.
Por atuar no preenchimento dos sulcos, a aplicação com ácido hialurônico também é indicada para tratar essa questão estética.
Ressecamento intenso
Diversos fatores provocam o ressecamento da pele no dia a dia. Até certo ponto essa condição é normal devido a temperaturas baixas, exposição solar sem proteção, agentes poluentes, má alimentação, pouco consumo de água etc.
No entanto, quando esse ressecamento é contínuo e a pele não recebe os nutrientes para corrigir a situação, o aspecto envelhecido é inevitável.
Por proporcionar uma profunda hidratação para a pele, o ácido hialurônico previne e acaba com o ressecamento. É exatamente por isso que o uso diário de cremes com este ativo é tão indicado para a pele do rosto, pescoço, colo e mãos.
Cicatrizes de acne
Embora as cicatrizes de acne sejam um problema comum, elas provocam grande desconforto. A aplicação de ácido hialurônico é uma maneira de tratar essa questão.
Devido às propriedades regenerativas e de preenchimento que esse ativo contém, ele é muito usado para eliminar ou amenizar os sinais deixados pela acne.
Além da aplicação, os cremes com maior concentração de ácido hialurônico apresentam resultados excelentes no caso de cicatrizes mais superficiais.
Olheiras
O tratamento com ácido hialurônico é muito indicado para eliminar os efeitos provocados pelas olheiras.
Devido aos ativos hidratantes, essa substância é de grande ajuda para clarear a região em torno dos olhos. Além disso, a sustentação e o efeito preenchedor dessa substância contribuem para a harmonização das pálpebras.
Outros tratamentos estéticos feitos com ácido hialurônico
Além de atuar no tratamento e prevenção das situações mencionadas, há outros usos do ácido hialurônico no campo da estética. Os preenchimentos feitos com este ativo são indicados nas seguintes situações:
Correção de contornos faciais
É muito comum que o ácido hialurônico seja usado em tratamentos que envolvem a correção de contornos em pontos específicos do rosto.
A harmonização da face tem sido cada vez mais utilizada como um recurso estético. Tratam-se de procedimentos simples e rápidos capazes de proporcionar grandes resultados para a aparência.
As pequenas regiões do rosto que recebem o preenchimento são:
• Nariz;
• Mandíbula;
• Maçãs do rosto;
• Queixo;
• Olhos;
• Sobrancelhas.
Os locais exatos de aplicação são definidos depois de uma avaliação bem detalhada, na qual são observadas todas as características do rosto do paciente.
Durante a avaliação é de suma importância identificar com detalhes como o rosto poderá ficar ainda mais harmônico após a aplicação. Essa análise é fundamental para atingir os resultados e proporcionar total satisfação ao paciente.
Preenchimento dos lábios
Outra situação na qual o ácido hialurônico é muito usado em tratamentos estéticos é no preenchimento labial. Além do efeito preenchedor que deixa os lábios naturalmente volumosos e mais atraentes, ele proporciona mais viço e brilho à boca devido à profunda hidratação.
Este tratamento é bastante utilizado por oferecer um efeito bem natural aos lábios, tornando-os rejuvenescidos.
Como aproveitar os benefícios do ácido hialurônico para a beleza?
Depois de ver para que serve o ácido hialurônico é natural querer saber como aproveitar todos os benefícios que este ativo oferece.
O primeiro passo é identificar qual resultado estético se busca alcançar. Enquanto algumas pessoas podem querer usar ácido hialurônico para um tratamento estético mais detalhado, outras apenas desejam usá-lo para prevenir ou amenizar os efeitos do envelhecimento.
Por exemplo, se o objetivo é revitalizar a pele e deixá-la mais hidratada de forma natural, os cremes com ácido hialurônico consistem numa ótima opção para usar durante o dia e também à noite.
No entanto, em situações como correções de contornos, tratamento de olheiras, do bigode chinês, de rugas ou outras linhas de expressão mais profundas, é necessário o procedimento de aplicação, que é muito simples.
O cuidado necessário neste caso é contar com profissionais experientes. O efeito positivo do ácido hialurônico deve combinar com as técnicas exatas usadas em cada situação. Assim é possível obter o resultado tão desejado.