5 Tipos de implantes dentários, vantagens e cuidados pós-procedimentos

A variedade nos tipos de implantes dentários se deve à evolução odontológica, ciência que busca melhorar a qualidade de vida de quem teve a perda de um ou vários dentes. O bem-estar bucal é prejudicado pela perda desses dentes e, por isso, é aconselhado a implantação dentária.

Há 5 principais tipos de implantes dentários, variando de caso para caso. Mais do que a qualidade de vida, a autoestima também é melhorada com esse pequeno, mas significativo, procedimento. Para te ajudar a entender melhor como funciona cada um destes implantes, criamos essa publicação com o que você precisa saber sobre o assunto.

Por que existem diferentes tipos de implantes dentários?

Por que existem diferentes tipos de implantes dentários?

Primeiro, é preciso entender que a perda dos dentes podem acontecer por diversos motivos: doenças bucais, acidentes, cáries, inflações, infecções e várias outras possíveis problemáticas.

Diante disso, o implante dentário é uma operação responsável por solucionar a falta de um ou mais dentes. Os diferentes tipos e modelos de implantes existem para atender as especificidades de cada caso, já que existem pessoas que perderam apenas um dente, enquanto outras possuem casos mais graves.

Os principais modelos de implantes dentários

Dentre os tipos de implantação dentária, podemos listar os modelos em 4 principais:

  • de titânio;
  • de cerâmica ou porcelana;
  • nanotecnológicos;
  • e de dimensão curta.

Os implantes de titânio são aqueles mais resistentes e que, por serem biologicamente adaptáveis ao corpo humano, dificilmente serão rejeitados pelo organismo.

Por outro lado, os de cerâmica e porcelana são menos utilizados por se tratarem de uma composição mais recente, mas com mesma qualidade material e coloração muito próxima com a do dente natural. Aqui no blog, temos uma publicação dedicada especialmente a eles. Leia também: O que é prótese de porcelana e quais suas vantagens.

Os implantes do tipo nanotecnológicos são mais utilizados em casos mais extremos e possuem uma melhor fixação e cicatrização. Por fim, os implantes dentários de dimensão curta são especialmente indicados para quem tem um tamanho reduzido de composição óssea.

Quando necessária, a procura por próteses dentárias deve ser feita o quanto antes, uma vez que a massa óssea é reduzida pelo tempo. Isso significa que, quanto mais uma pessoa demorar para realizar o procedimento, mais difícil será lá na frente, já que é necessário o suporte do osso para colocação do pino.

Lista: os 5 principais tipos de implantes dentários

Lista: os 5 principais tipos de implantes dentários

Agora que você conheceu os principais modelos, chegou a hora de saber quais são os tipo de implantes dentários.

1. Implante dentário único

Como o próprio nome sugere, o implante único, ou simples, é feito em casos de perda de somente um dente, ou perda de dentes não contínuos. Após a reposição simples, é necessário esperar de três a seis meses para que seja insertada a coroa ou prótese.

O material mais utilizado para esse tipo de implante é a cerâmica ou porcelana, já que ambas imitam o dente natural com precisão. O tempo de espera para colocação da prótese varia se acordo com a cicatrização e com o tempo que a pessoa ficou sem dente naquela região.

2. Implante dentário duplo

O procedimento de implante duplo é feito quando há a perda de três dentes contínuos. Nesse caso, o implante é realizado de forma a substituir os dentes com, somente, duas implantações. Trata-se de um procedimento econômico, já que dois implantes são capazes de substituir três perdas.

3. Implante dentário zigomático

Esse tipo de implante acontece somente em circunstâncias específicas de degeneração do maxilar, cuja inserção dos pinos é dispensada. Dessa forma, o implante é feito no osso superior zigomático, conhecido popularmente como “maçã do rosto”. Este é procedimento mais complexo e por isso pode ser mais custoso em relação aos outros.

4. Com prótese overdenture

Os implantes dentários com próteses overdenture funcionam como uma dentadura permanente para perdas sequenciais dos dentes. São realizados de dois a seis implantes dependendo de cada caso e, de maneira geral, é possível dizer que é o procedimento com custo menor que os anteriores.

As próteses overdenture são removíveis por meio de botões de travas, o que torna o implante com melhor custo-benefício de todos os listados nessa publicação. Essa especificação permite ao próprio cliente fazer a limpeza das próteses, livrando-se de possíveis doenças de periodontite.

5. Com prótese protocolo

Diferente do caso anterior, o implante dentário com prótese protocolo não é removível. Ele é feito por meio de 4 a 8 implantações de pinos como sustentador da prótese completa. Esse tipo de implante é indicado quando a maioria dos dentes estão danificados. Seu resultado final promete mais segurança e liberdade bucal.

Quanto a sua aplicação, esta é feita da seguinte forma: primeiro, é feita a implantação por baixo da gengiva e, em seguida, é inserida a prótese inteira e fixada a por meio de barras de metal.

Qual o implante dental mais indicado?

Qual o implante dental mais indicado?

Como já foi adiantado, a implantação dentária mais indicada varia dependendo de cada circunstância e, por isso, é necessário que haja um acompanhamento preciso de um profissional. De maneira resumida, podemos dizer que a implantação indicada para cada caso é:

  • Implantação única: quando há a perda de somente um dente ou dentes perdidos não sequenciais;
  • Implantação dupla: quando três dentes são perdidos de forma contínua;
  • Zigomático: em casos mais extremos de degeneração do maxilar;
  • Com prótese overdenture: para perdas de dentes sequenciais;
  • Com prótese protocolo: quando a maioria dos dentes estão comprometidos.

Assim como os tipos de implantes dentários, os modelos mais indicados variam com o nível de perda e da situação em que a massa óssea e gengiva se encontra. Caso ainda não tenha certeza se precisa ou não de um implante desses, recomendamos a leitura do post “Quando o implante dentário é indicado?”, no blog da 021 Dental.

Vantagens de um implante dentário

As vantagens da implantação dentária são muitas e seus efeitos ocorrem tanto na autoestima do paciente, quanto em sua qualidade de vida e em seu bem-estar. Por sorte, as implantações estão cada vez mais acessíveis e definitivamente valem o investimento. Podemos elencar como principais vantagens desse procedimento fatores como:

  • melhora na mastigação;
  • melhora na fala;
  • facilidade na alimentação;
  • conforto;
  • ótima durabilidade.

Cuidados pós implantes

Os cuidados necessários pós procedimento são parecidos com os cuidados de qualquer outra operação odontológica, mas com alguns procedimentos a mais. É importante que o paciente fique em repouso para evitar as dores comuns no pós operatório, além de ser indicado alimentos frios e macios nos primeiros dias após a operação.

O profissional indicará o uso de remédios e estes devem ser tomados devidamente, na prescrição correta. Posterior a isso, para os cuidados diários das próteses, são indicados: uma alimentação balanceada, higiene adequada e evitar usos excessivos de álcool e cigarros.

Tendo dito isso, chegamos ao fim desse post. Agora, você já sabe que existem 5 principais tipos de implantes dentários, assim como uma variedade de modelos de próteses, certo? Lembre-se que cada tipo e modelo é indicado para casos diferentes e que o mais importante é procurar um profissional capaz de realizar o procedimento de forma correta para alcançar resultados positivos.

Quer continuar estudando sobre esse procedimento? Então siga em nosso blog conferindo o post: Como é a estrutura do implante dentário?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!