Boca Seca: 5 Mitos e verdades que você deveria conhecer

Há muitas questões que envolvem a boca seca, uma vez que este é um dos sintomas mais comuns entre as doenças bucais. Por ser uma manifestação usual, na maioria das vezes não sabemos diferenciar os casos de sede ou de outras doenças mais alarmantes.

Mais do que isso, ainda existem muitas dúvidas sobre o que é ou não causa para a boca seca. Pensando nisso, procuramos esclarecer todos mitos e verdades sobre o assunto nesta publicação de forma simples e objetiva.

Selecionamos também um guia com dicas de tratamento. Agora chega de enrolação e vamos falar sobre os 5 principais mitos e verdades sobre o sintoma.

Veja mais sobre doenças bucais na nossa categoria do blog destinada somente a esse tema!

1. Boca seca significa apenas sede

Mito. Muitas pessoas acreditam, ainda, que a boca seca é única e exclusivamente causada pela falta de líquido no nosso organismo. Apesar dessa ser uma causa comum ao sintoma, não podemos nos limitar a ela. A dica importante é estar atento aos sinais que seu corpo der. Por exemplo, se você continua com a boca seca mesmo bebendo água o suficiente, este é um grande indicativo para procurar um profissional da área.
Homem bebendo copo de água

2. Boca seca é sintoma de diabetes

Verdade. A boca seca é um dos sintomas da diabetes, mas, diferente do que as pessoas imaginam, a boca seca é causada pelo uso dos medicamentos comuns à doença e não como sintoma direto dela. De maneira geral, podemos dizer que a boca seca é resultado da falta de saliva, efeito comum ao uso de remédios em geral.

A diabetes, por sua vez, também é desencadeada por outras problemáticas, como a periodontite. Confira nossa publicação com tudo o que você precisa saber sobre periodontite!

3. Boca seca pode ser sintoma de diferentes doenças

Verdade. A boca seca é um sintoma comum a muitas doenças e, por isso, a procura de um profissional na área é indispensável. Glossite e cáseos amigdalianos são algumas doenças bucais relacionadas ao sintoma. Mais do que isso, a boca seca também está relacionada a doenças psicológicas como depressão. Confira outras doenças que causam boca seca:

• cárie;
  • úlceras bucais;
  • periodontite;
  • glossite;
  • cáseos amigdalianos.

Inclusive, confira nossa publicação sobre Cáseos amigdalianos: conceitos, causas e tratamentos.

4. Preciso ir ao dentista quando estiver com a boca seca

Verdade. Assim que percebido o sintoma para além da sede, é o momento de procurar ajuda de um profissional para descobrir as possíveis causas para sua boca seca. O diagnóstico pode – ou não – ser rápido, uma vez que existem diversas possibilidades para essa manifestação. Nosso corpo fala conosco o tempo inteiro e precisamos dar atenção a ele.

5. Fumar pode causar boca seca

Verdade. Como você provavelmente já sabe, o cigarro traz diversos malefícios a nossa saúde, além de problemas desagradáveis como mau hálito, dentes amarelados e boca seca. Se você possui esse hábito, o sintoma pode ser justificado por ele, mas também pode estar atrelado a outras problemáticas. Para todos os casos, o indicado é marcar uma consulta com seu dentista e tentar reduzir os sintomas provenientes desse mau hábito.

Veja mais sobre as consequências de fumar para sua saúde bucal com nossa publicação: “Conheça os 10 malefícios causados pelo hábito de fumar

Guia de tratamento para a boca seca

O tratamento para a boca seca é bem diverso, podendo compreender desde o aumento do consumo de bebidas, até o tratamento direto das doenças causadoras da boca seca. Dessa forma, o primeiro e principal tratamento é procurar um profissional na área. Somente ele saberá indicar os melhores procedimentos com base no seu caso específico.

Procurar informações na internet é uma boa forma de se manter informado e aumentar o conhecimento sobre o caso, mas essa prática nunca pode ser substituída pela opinião profissional de um dentista. Com isso esclarecido, vamos para as possibilidades de tratamento para boca seca:

• aumento do consumo de água ou de sucos naturais sem adição de açúcar;
  • evitar o alto consumo de álcool;
  • abandono do hábito de fumar;
  • evitar bebidas com alto teor de cafeína como refrigerantes, café, energético e alguns chás;
  • diminuir o consumo de doces como balas, chicletes e gomas açucaradas em geral.

Todos os alimentos mencionados acima estão ligados à diminuição da produção de saliva, o que, nada mais é, do que causa direta da boca seca. O aumento de consumo de água é o principal tratamento para o sintoma e deve ser começado imediatamente.

Mulher com lábios secos e machucados

A boca seca é um sintoma com várias possibilidades de agentes causadores, desde sede até doenças mais alarmantes, por isso, é importante estar atento aos sinais do seu corpo e procurar um profissional assim que identificado este e outros problemas bucais.

Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre boca seca? Tem mais algum assunto que você queira ver por aqui? Conta pra gente!

Ah, não se esqueça de conferir nossas outras publicações e ficar por dentro de tudo o que envolve saúde bucal!