Tratamento de Canal Dental
Agende sua Consulta
100% Online, 24h por dia.
Você pode realizar seu tratamento de Canal na 021 Dental.
Canal Dentário
O tratamento de Canal consiste na retirada da parte mais interna do dente, chamada de polpa dental. Ele é realizado quando esta estrutura encontra-se atingida pela cárie, inflamada, infeccionada ou até mesmo sem vitalidade. Os casos mais comuns de indicação do tratamento endodôntico são:
- Cárie profunda
- Dentes quebrados ou fraturados
- Trauma dental
Canal dentário é um dos tratamentos mais realizados nas clínicas odontológicas. Por diferentes razões, o paciente necessita passar por este procedimento para evitar danos maiores ao dente afetado.
Afinal, o que é o canal dentário?
Canal dentário consiste na região mais interna do dente. Nesta área, fica localizada a polpa dental, que também é conhecida como nervo. O canal do dente é formado por um tecido conjuntivo repleto de vasos sanguíneos e células. Portanto, trata-se de uma região bastante sensível.
O canal dental vai da coroa até o final da raiz, que por sua vez fica inserida na inervação presente na mandíbula e maxila. Ou seja, o canal se estende até as áreas mais profundas do dente. Exatamente por este motivo, quando a polpa dental apresenta alguma lesão, as dores são muito intensas.
Quando é preciso tratar o canal dentário?
O tratamento de canal dentário precisa ser feito basicamente em duas situações: danos dentais provocados por traumas ou fraturas e cárie profunda.
Traumas ou fraturas
Dentes que estão quebrados, pancadas fortes, fraturas e demais circunstâncias que fragilizam a estrutura dental podem causar lesões na polpa e acarretar infecções. Por mais que os traumas dentais inicialmente sejam pequenos, é preciso tratá-los com máxima atenção. O mesmo vale para dentes quebrados.
Dentes com a estrutura fragilizada são muito mais suscetíveis à ação perigosa das bactérias. À medida que elas avançam para as estruturas mais internas e chegam à polpa, os problemas se agravam e o canal dental sofre as consequências.
Cárie
Nos casos em que a cárie não é tratada, ela se transforma em um problema de canal dentário. Com o passar do tempo, as bactérias que acessam o dente por meio da cárie chegam à camada da dentina e liberam toxinas que atingem a polpa do dente. Este processo gera infecções acompanhadas por fortes dores.
Resultados com o tratamento de canal
O tratamento do canal dental proporciona diversos benefícios ao paciente. Devido aos avanços tecnológicos na área odontológica, este procedimento é realizado de forma rápida e indolor. Na maioria dos casos, uma sessão é suficiente para realizar o tratamento de canal dentário. Vejamos quais são os resultados.
• Evita a perda do dente;
• Mantém condições adequadas para a estrutura dental;
• Soluciona a dor de dente;
• Elimina a infecção dental;
• Devolve a plena funcionalidade do dente;
• Permite a inserção de prótese dental.
Como prevenir problemas de canal dentário?
Cuidados relacionados à higiene bucal e acompanhamento odontológico são dois fatores essenciais para evitar problemas no canal do dente e demais doenças que afetam a saúde odontológica. Estes são os cuidados:
• Escovar os dentes 3 vezes ao dia;
• Usar uma escova com cerdas ultra macias;
• Escolher cremes dentais de excelente qualidade;
• Usar fio dental todos os dias;
• Utilizar enxaguante bucal;
• Ir ao dentista duas vezes ao ano;
• Realizar limpeza odontológica a cada 6 meses;
• Tratar quebras, traumas ou fraturas dentais rapidamente.
Quando foi sua última avaliação odontológica? Este é o momento exato de consultar o dentista e ver exatamente como está a saúde dos seus dentes e gengivas.
Confira e tire suas dúvidas quanto a restauração dentaria e prótese dentaria.
Dê uma olhada também em nossos planos odontológicos.
Benefícios do Canal Dentário
- Preserva a estrutura do dente
- Remove dor de dente forte
- É utilizado anestesia e não causa dor
- Tratamento com alto índice de sucesso
- Permite colocação de prótese dental
- Remove infecção no dente
- Impede a perda do dente
- Retoma a funcionalidade do dente
Canal dental e, principalmente, o tratamento de canal consiste na retirada da parte interna do dente, conhecida como polpa dental, devido a alguma inflamação local, seguida de uma limpeza, preenchimento e selagem da cavidade bucal.
Esse é um procedimento bastante comum, ao contrário do que algumas pessoas acreditam. Muitas dúvidas surgem quando é descoberta a existência de um canal dental e é imprescindível que o tratamento seja realizado assim que possível.
As causas possíveis para um tratamento endodôntico são: cáries, dentes quebrados e trauma dental. Os sintomas mais comuns do canal são dores, sensibilidades e escurecimento do dente, entre outros.
Caso você tenha algum desses sintomas, agende já sua avaliação com a 021 Dental.
O tratamento de canal é realizado, de forma resumida, por meio da retirada, limpeza, preenchimento e selagem da cavidade bucal, assim que for encontrada uma inflamação, infecção ou morte da polpa dental.
Também conhecida como câmara pulpar, a polpa dental é a região “mole” que contém vasos sanguíneos e nervos. Sua localização é na parte interna e central do dente. Quando essa polpa for danificada, é necessária a remoção da mesma.
A cárie avançada é um dos motivos para a danificação da câmara pulpar. As bactérias da cárie se multiplicam ao ponto da polpa acabar se decompondo e “morrendo” e é por isso que a remoção das cáries e limpeza dentária é tão importante.
Etapas do tratamento
O tratamento de canal não tem muito segredo, como eu disse, ele é um procedimento comum. É possível dividir as etapas do tratamento de canal dental em três: acesso, remoção e obturação.
A primeira parte, a etapa que chamamos de acesso, é o momento de abertura do canal para a realização do procedimento. Sequencialmente, é executada a remoção e limpeza da polpa dental infeccionada para a descontaminação local.
Por fim, os canais são preenchidos e selados com um material permanente. É possível optar ainda pela proteção por meio de coroas ou prótese parcial.
O que você talvez queira saber é sobre a dor do procedimento: afinal, o tratamento de canal dói? Bom, a dor é o sintoma principal da infecção e inflamação, por isso, quanto maior for a evolução do desgaste, mais dor o paciente pode sentir.
Mas nada de pânico, a dor chega ao fim assim que o paciente for anestesiado. O principal segredo para evitar as dores é, sem dúvida, impedir que seu quadro evolua. Assim que você notar os primeiros sintomas, procure prontamente um dentista.
Como prevenir
A prevenção é sempre o melhor remédio, certo? Todos aqui queremos evitar as dores de cabeça que um canal bucal pode te proporcionar, dessa forma, listamos os cuidados que você precisa ter para prevenção.
- Uso de fio dental por, pelo menos, uma vez por dia;
- Escovação nos dentes três vezes ao dia, no mínimo;
- Escolha de obturações em vez de coroas;
- Visitas ao médico ao menos duas vezes no ano.
O pós-operatório
Para o final do tratamento, você pode esperar alívio nas dores causadas pela inflamação na polpa dental. Podemos considerar como o final do procedimento, o momento no qual o espaço dos canais forem totalmente preenchidos.
Como qualquer outro procedimento dentário, há alguns cuidados a serem tomados: procure não ingerir alimentos duros e pedaços muito grandes. Esses cuidados impedirão uma lesão no dente tratado.
Os primeiros dias após o procedimento são os mais importantes e necessitam desses cuidados especiais.
Se você tem algum dos sintomas listados aqui ou apenas quer manter a saúde bucal em dia, marque já sua avaliação e evite problemas futuros.
021 Dental
A maior Rede de Clínicas Odontológicas com atendimento aos planos dentais do Brasil. Estamos presentes em diversas localidades com tratamentos completos. Encontre a unidade mais perto de você.
Clínicas Odontológicas
Depoimentos
Perguntas Frequentes
O tratamento de canal dói?
Não! Antes do tratamento endodôntico é realizado anestesia local. O correto é não sentir nenhuma dor durante o procedimento.
Qual o preço do tratamento de canal dental?
Os preços do tratamento de canal podem variar de acordo com o dente. Para saber o valor do tratamento clique aqui e fale agora mesmo com nossa atendente pelo Whatsapp.
Quantas sessões para concluir o tratamento de canal?
Em geral é realizado em apenas uma consulta, mas dependendo das condições do dente, é indicado realizar em duas sessões.
O tratamento de canal dói depois?
Após o tratamento de canal é normal o dente ficar dolorido. Caso sinta muita dor, é indicado retornar ao dentista para uma avaliação.
Como é feito o tratamento de canal?
É realizado anestesia local, depois abre o dente, remove a polpa, preenche o espaço da polpa com material indicado e por último se restaura o dente
Como clarear dente com canal tratado?
Após a realização do canal, pode ser que o dente fique escuro. Para clarear o dente, o dentista abre o dente novamente e coloca um material clareador. Após alguns dias o dente clareia e fica da cor normal.
O que fazer quando o canal do dente dói?
Se a dor for muito intensa, é recomendado procurar uma urgência e fazer uma avaliação do dente.