Cárie Infantil

A cárie infantil precisa ser tratada com máxima atenção, já que com o passar do tempo este problema pode prejudicar a estrutura dental dos pequenos, gerando complicações na adolescência e idade adulta.

Preparamos este artigo para esclarecer todas as dúvidas e explicar como prevenir e tratar a cárie quando ela aparece.

 

O Que é a Cárie Infantil?

 

odontopediatria marque sua consulta para seu pequeno

 

A cárie, seja em crianças ou adultos, consiste em danos que afetam os dentes. Aos poucos eles se transformam em pequenos buracos que vão atingindo as camadas mais profundas de um ou mais dentes.

 

Como as cáries se formam?

Os danos dentais são provocados por ácidos gerados por bactérias. Essas bactérias por sua vez ficam em nossa boca devido aos restos de alimentos que se alojam entre os dentes e região da curva gengival.

Mesmo quando as crianças ainda têm os dentinhos de leite é possível que este problema afete esses primeiros dentes, o que prejudica a transição para os dentes permanentes, que ocorre por volta dos 6 anos de idade.

 

Tipos de Cárie em Crianças e Adultos

 

Há basicamente 3 tipos de cáries:

Cárie coronária

Tanto em crianças quanto em adultos, este é o tipo mais comum de cárie. Ela se forma nas regiões de mastigação ou no minúsculo espaço que fica entre os dentes.

 

Cárie radicular

Ela ocorre conforme as pessoas vão envelhecendo. Pelo fato de a gengiva se retrair, a região pertencente à raiz do dente fica exposta.

Como o esmalte que cobre as raízes dentais não permanece, devido à exposição, essas regiões se deterioram com facilidade, gerando a cárie.

 

Cárie recorrente

É quando a cárie se forma ao redor das coroas ou restaurações presentes, realizadas anteriormente. Isso acontece porque essas regiões geralmente acumulam placa e com o tempo sofrem deteriorações.

 

Sintomas da Cárie em Crianças

Os sinais de cárie em crianças são iguais àqueles que aparecem em adultos. No entanto, pelo fato de as crianças não saberem comunicar o que está ocorrendo e o que estão sentindo, é necessário que os pais ou cuidadores redobrem a atenção. Esses sintomas são:

• Dor ao mastigar;
Dor de dente frequente;
Sensibilidade a alimentos e/ou bebidas quentes, frios ou doces.

 

Quais as Consequências?

Além dos desconfortos e dores provocadas pela cárie, há diversos riscos relacionados a este problema.

 

Deterioração da dentina e polpa

Conforme a cárie danifica o esmalte dos dentes e vai avançando para as demais camadas, as estruturas que sofrem são a dentina e a polpa, que são as regiões mais internas e profundas do dente.

 

Sensibilidade dentária

Devido ao desgaste do esmalte e exposição da dentina, a sensibilidade nos dentes é uma das consequências mais comuns em pessoas que apresentam cáries.

Essa sensibilidade também gera grande desconforto, sobretudo ao se alimentar, provocando a sensação de que os dentes estão latejando ou doloridos.

 

Gengivite

Este problema consiste numa inflamação que afeta as camadas mais superficiais da gengiva.

A gengivite, assim como as cáries e muitos outros problemas bucais, ocorre devido ao acúmulo de bactérias na boca.

Estar atento a alterações nas gengivas das crianças é outro fator importante para identificar problemas bucais de diferentes tipos.

 

Causas do Problema

As causas da cárie em crianças estão associadas principalmente a dois fatores:

 

Alimentação

O consumo excessivo de alimentos ou bebidas doces e alimentos feitos com farinha branca gera maior produção dos ácidos que prejudicam os dentes.

Tais alimentos, quando em contato com as bactérias presentes na boca, vão provocando as reações que dão origem às cáries.

É exatamente por isso que, independentemente da idade, os pais devem ter cuidado redobrado no que se refere à alimentação das crianças.

Deve-se evitar o consumo excessivo de açúcar e carboidratos refinados, já que esses alimentos trazem grandes problemas a longo prazo.

 

Má higienização bucal

Quando as crianças não realizam uma boa higienização da boca, essa região fica mais suscetível ao acúmulo de bactérias e ação dos ácidos formadores das cáries.

Pouca escovação diária, falta de uso do fio dental e enxaguante bucal estão entre as principais causas quanto ao surgimento das cáries.

 

Como Prevenir a Cárie nas Crianças

Conhecidas as causas das cáries, fica fácil identificar o que deve ser feito para evitar que este problema aconteça.

O primeiro passo é manter uma boa higienização diária da boca. Ainda que as crianças sejam muito pequenas, independentemente de terem dentes de leite ou permanentes, elas devem escovar os dentes três vezes ao dia, usar o fio dental e o enxaguante bucal.

O indicado é que as crianças usem um creme dental específico para elas, com as quantidades de flúor adequadas para cada idade. Você pode solicitar a recomendação do melhor produto para o dentista.

 

ebook higiene dental

 

A importância de ir ao dentista

O hábito saudável de ir ao dentista duas vezes ao ano deve ser seguido também pelas crianças.

Além de uma avaliação geral, as limpezas de rotina são essenciais na remoção das placas bacterianas que vão se formando nos dentes.

 

Como é Feito o Tratamento?

O tipo de tratamento usado na cárie depende do comprometimento da estrutura do dente. Vejamos quais são.

 

Aplicação de flúor

No caso de cáries mais superficiais, o problema pode ser combatido com aplicações de flúor, realizadas no consultório odontológico.

 

Restauração

Este procedimento odontológico remove a região do dente que está danificada utilizando uma broca dentária, laser ou gel removedor de cáries.

Depois que essa área é limpa, o local é preenchido com resina composta, cerâmica ou amálgama. Geralmente é utilizado um material de cor semelhante aos dentes. Isso favorece o resultado estético da restauração.

Nos casos em que a cárie atinge regiões mais profundas, gerando comprometimento das estruturas dentais, são indicados tratamento de canal (retirada da polpa do dente) ou até mesmo remoção do dente.

Visitar o dentista, mesmo sem notar os sintomas, é essencial para proteger as crianças da cárie e favorecer a estrutura bucal na adolescência e idade adulta.

Fique atento a essas informações e compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares que também precisam proteger a saúde bucal dos pequenos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!