5 tratamentos para acabar de vez com os Cáseos Amigdalianos

Cáseos Amigdalianos, ou somente caseum, é uma condição comum e facilmente diagnosticada. Trata-se de pequenas pelotas brancas ou amareladas, produzidas no interior da garganta, que acometem, principalmente, pessoas com disfunção nas amídalas. Há diferentes possibilidades de tratamentos variando de caso para caso.

Conviver com o mau hálito e dores de garganta frequente é uma empreitada difícil. Saber diagnosticar é o primeiro passo para resolver o problema. Em muitos casos, inclusive, o tratamento pode ser realizado pela própria pessoa. Para te ajudar, nesta publicação vamos mostrar os cinco possíveis tratamentos para os cáseos amigdalianos.

Além disso, listamos todas as causas e sintomas, começando com a breve definição do caseum. Confira!

Definição: o que são cáseos amigdalianos?

As bolinhas brancas ou amareladas produzidas pela garganta são chamadas de Cáseos Amigdalianos. Essas pelotas são partículas pastosas produzidas nas amígdalas e acumuladas entre a garganta e a úvula, mais comuns em pacientes com idade entre 25 a 45 anos e amigdalite ativa.

As bactérias se juntam nessa região, ao passo que o sistema imunológico estimula a expulsão dessas partículas, por meio da tosse, espirro ou fala. Em casos mais avançados, é necessário retirar manualmente através de cirurgias ou com os devidos equipamentos. Destes dois últimos eventos, é comum que a região fique ferida e dolorosa.

Esta condição não é transmissível e os riscos são mínimos, mas a convivência com os sintomas é árdua. Por sorte, na maioria dos casos, o tratamento pode ser feito facilmente em casa.

Causas que estimulam seu surgimento

Uma das principais causas para os cáseos amigdalianos é a ausência ou má higienização bucal, uma vez que os resíduos dos alimentos acumulados no interior da boca favorece a multiplicação de bactérias. Diante disso, torna-se indispensável uma saúde bucal em dia para prevenir esta condição. Veja mais sobre a importância de manter a saúde bucal em dia neste post aqui no blog.

Outras possíveis causas são o excesso de saliva e boca seca, as quais possuem suas causas particulares. Rinite e sinusite também podem ser causas para os Cáseos Amigdalianos, já que nesses dois casos, há um acúmulo mucoso substancial.

Sintomas de Cáseos Amigdalianos

Enquanto o número de causas é reduzido, a lista de sintomas é mais ampla e muito importante, dado que somente a partir dos sintomas é possível diagnosticar o caseum. O sintoma principal e mais perceptível é a aparição de bolinhas brancas ou amarelas na boca, mas a lista não para por aí:

• Dor de garganta;
  • Dor ou dificuldade para de se alimentar;
  • Mau hálito;
  • Amigdalite;
  • Transformação da percepção dos sabores.

Dores de ouvido e ronquidão são casos mais raros mas que também precisam ser destacados. Assim que reconhecido os sintomas, a recomendação é a visita a um profissional capacitado. Certo, mas qual profissional procurar?

Os profissionais indicados para os casos de Cáseos Amigdalianos são os dentistas e otorrinolaringologistas. Apesar de ser facilmente diagnosticado em casa, é necessária uma consulta médica para que o profissional veja as particularidades do seu caso e indique o melhor tratamento.

O mau hálito, por exemplo, pode ser decorrente tanto do caseum como de outras diversas problemáticas. Dessa forma, não é qualquer um que consegue se auto diagnosticar. Inclusive, fizemos uma publicação com tudo o que você precisa saber sobre mau hálito, veja mais!

Tratamentos recomendados

Há, basicamente, cinco tratamentos possíveis para acabar de vez com os Cáseos Amigdalianos. Como já mencionamos acima, os tipos de tratamentos variam de caso para caso, podendo ser realizados em casa ou somente em consultórios especializados. É por isso, também, que o diagnóstico profissional é tão importante.

1. Uso de medicamentos

A maioria dos remédios que tratam o caseum podem ser preparados em casa e, com uma breve pesquisa na internet, é possível encontrar várias receitas. Estes medicamentos naturais servem para limpeza bucal e como anti-inflamatório para alívio das dores e dos outros sintomas comuns a doença.

Dentre as principais receitas, as que possuem base de própolis são sempre bem-vindas. A substância funciona como um ótimo antibiótico natural. Caso não haja resultados em uma semana de uso, consulte prontamente um profissional.

De qualquer forma, lembre-se de manter a saúde bucal em dia, os remédios caseiros são utilizados como tratamento isolado, enquanto a higienização bucal correta é essencial para que outros problemas sejam evitados.

2. Água morna e sal

A simples atividade de enxague com água morna e sal é um tratamento eficaz para muitos casos. Misture 250 ml de água morna com uma colher de sopa cheia de sal e faça o enxágue por, em média, 20 minutos. Por fim, repita esse movimento ao menos duas vezes ao dia. Novamente, procure um profissional se não houver resultado logo na primeira semana.

3. Enxaguante bucal

O uso de enxaguantes bucais é o tratamento principal para resolver os problemas de mau hálito. Além disso, ele também é importante para evitar a proliferação de novas bactérias. Para isso, escolha um enxaguante bucal rico em oxigênio. Veja também nossa publicação sobre os benefícios do exaguante bucal e as principais indicações.

4. Extração manual

A retirada das bolinhas brancas e amarelas localizadas nas amígdalas também é um possível tratamento, mas que deve ser feito de forma cuidadosa. Com a ajuda de hastes flexíveis, pressione gentilmente a região até que as substâncias sejam retiradas. Ao final do processo utilize exaguantes bucais ou gargareje água morna com sal por 30 minutos.

5. Cirurgia

Este tratamento é realizado quando não há resultados aparentes nos métodos caseiros. A cirurgia corresponde a retirada das amígdalas, destruindo o local de produção e acúmulo dos Cáseos Amigdalianos. Trata-se de uma medida mais abrasiva que deve ser feita somente em último caso.

O caseum é uma condição comum que afeta muitas pessoas, em que os sintomas causam bastante incômodo aos pacientes. Por sorte, os tratamentos são simples e, na maioria dos casos, podem ser feitos em casa. Apesar disso, é imprescindível consultar um profissional para diagnosticar corretamente e indicar o melhor tratamento para seu caso em particular.

A 021 Dental possui uma equipe completa de profissionais capacitados e consultórios aptos à oferecer todas as operações necessárias. Assim que percebido um ou alguns dos sintomas listados na publicação, marque já uma consulta com um dos nossos dentistas!