Veja a importância de manter a saúde bucal em dia

Saúde bucal é um assunto essencial e que precisa ser discutido da forma correta, com informação de qualidade. Ao passo que este é um assunto muito importante, podemos dizer também que a saúde bucal é um tema amplo, com muitas vertentes. Em quais tratamentos dentários você tem investido?

Vem saber por onde começar a cuida da saúde da sua boca com a 021 Dental!

Como saber se minha saúde bucal está em dia?

Essa dúvida é bem simples de ser sanada, num primeiro momento. Faça as seguintes perguntas a você mesmo:

  • tenho ido com frequência ao dentista?
  • estou sem dores, sintomas ou/e alterações internas ou externas na boca?
  • esteticamente falando, meu dentes estão alinhados?

Respondeu sim para tudo? Então pode ficar tranquilo e continuar com sua higiene e precauções de rotina! Se sua resposta foi negativa para um desses fatores, é bom estar atento! Veja abaixo os principais problemas e cuidados necessários:

Problemas bucais

Antes de qualquer coisa, precisamos conhecer todos os problemas acarretados pela falta de cuidados com a boca. Manter uma saúde bucal insuficiente é um hábito que leva desde problemas fáceis de tratar até doenças irreversíveis.

1. Cáries

Problemas de Cáries

A cárie dental é aquele ponto no dente que parece inofensivo no começo mas, se não tratado, pode acarretar em vários outras complicações. O grande problema das cáries é que as pessoas subestimam o perigo do não-tratamento delas. Quanto mais demorar para resolver esse problema, mais complicado será o tratamento, podendo levar a perda do dente.

Trate-se de uma infecção causada por restos de comida nos dentes devido a não higienização correta. Quando falamos de saúde bucal, falamos sobretudo da limpeza bem feita: uso de fio dental ao menos uma vez ao dia e escovação dos dentes pelo menos três vezes.

2. Tártaros

Os tártaros são os problemas mais comuns causados pela falta de higiene bucal. De forma resumida, são placas que se acumulam próximas a gengiva e que não podem ser retiradas apenas com escovação, com isso, é necessária uma visita a um dentista para retirada dos tártaros.

Quando não há escovação correta dos dentes, as bactérias naturais que existem na boca se acumulam junto aos restos de comida, formando uma placa cada vez mais grossa.

3. Gengivite

Problemas de Gengivite

Geralmente causada pelo não-tratamento de placas bacterianas, a gengivite é o nome da inflamação que acomete as camadas mais superficiais da nossa gengiva. Se não tratada adequadamente, a gengivite pode ocasionar outras doenças como endocardite e periodontite.

Assim que identificada, a doença deve ser tratada com rapidez. A prevenção dela é a mesma que as anteriores: saúde bucal. Com a higiene em dia, as bactérias que ocasionam a gengivite são eliminadas. Os sintomas são: vermelhidão, sangramento, inchaço e sensibilidade.

4. Mau hálito

Sem muitas surpresas, a falta de saúde bucal pode acarretar o mau hálito. Isso porque nossa boca é repleta de bactérias e, apesar de algumas estarem no seu devido lugar, o excesso delas pode acarretar no mau cheiro.

Por outro lado, é necessário se atentar ao fato que o mau hálito não é proveniente somente da falta de higiene – sua origem pode ser outra, como infecções ou o uso constante de álcool.

Mas o fato é que o mau hálito também é consequência das cáries e gengivites que, como já vimos, são ocasionadas pela falta de saúde bucal. O importante é identificar o causador do mau hálito e tratá-lo de maneira correta. Tudo isso faz parte da saúde bucal!

5. Câncer

O câncer de boca é outro fator proveniente de uma saúde bucal falha e é geralmente causado pelo uso excessivo de cigarros e álcool. Tanto um quanto o outro são os inimigos da nossa saúde. Infelizmente o câncer bucal também pode ser fruto da falta de higiene, diante disso, é possível perceber a importância da limpeza bucal e dos bons hábitos em geral.

Quando falamos de saúde, todo cuidado é pouco, especialmente quando nossa vida está em risco. A taxa de sobrevivência do câncer de boca é de 50% após 5 anos de diagnóstico. Então, não, falar sobre saúde bucal não é exagero!

Tratamentos dentários e bucais: como saber qual o indicado?

Os tratamentos casos de saúde bucal prejudicada podem ser muitos, ao passo que o não cuidado com a boca pode ocasionar em diferentes problemáticas. Dessa forma, o indicado é, sempre, a prevenção dessas doenças: com higiene diária e visita frequente ao dentista.

Ter um plano odontológico pode – e irá te auxiliar nessa empreitada. Dizemos isso porque, dependendo dos danos causados, as intervenções serão diferentes, variando desde o clareamento de dentes amarelados, até tratamentos mais invasivos, como cirurgias e extração dentária.

Deste modo, apenas um profissional qualificado será capaz de indicar com segurança qual o tratamento necessário para recuperar sua saúde bucal.

Cuidados indispensáveis com a saúde bucal

Cuidados necessários

Manter os cuidados com a saúde bucal é sempre a melhor resposta e, pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a manter a saúde em dia. Todos esses cuidados devem ser introduzidos desde cedo na vida de uma criança, para assim garantir a construção de hábitos saudáveis.

Quanto antes esses hábitos forem inseridos, mais rápido as crianças entenderão a necessidade de levar essas práticas para toda vida. Uma dica interessante para os papais de plantão é não fazer o momento de higiene bucal ser uma coisa chata. Lembre-se também que o melhor exemplo é aquele que a criança vê em casa.

Foque na higiene bucal continuada

A higiene bucal é a principal etapa para manter a saúde bucal em dia. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, saúde bucal não é só sobre escovar os dentes três vezes ao dia e passar fio dental um dia sim e um dia não. A higiene bucal correta é aquela que há escovação de pelo menos três vezes ao dia ou após todas as refeições, uso do fio dental ao menos uma vez ao dia e visita periódica no dentista, de preferência, de seis em seis meses (ou conforme suas necessidades).

O uso de antisséptico e enxaguante bucal também deve ser introduzido na rotina de higiene da boca, pois eles servem para limpeza tanto da gengiva como dos dentes, matando as bactérias causadoras do mau hálito e de outras infecções e inflamações.

Além disso, podemos elencar outras dicas para te ajudar nesse momento:

  • opte pelas escovas de dentes macias e que não causam nenhum desconforto na hora da escovação;
  • escove os dentes com cuidado e delicadeza. Força não é determinante para saber se está limpando corretamente ou não;
  • a troca da escova de dentes deve ser feita, pelo menos, de seis em seis meses;
  • flúor é um mineral importante na hora da limpeza bucal, portanto, opte pelos produtos com essa substância.

 

Não esqueça de manter hábitos saudáveis

Para além de uma boa limpeza, a saúde bucal também é relacionada aos hábitos saudáveis que desenvolvemos no dia a dia. Redução no consumo de doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas, são alguns exemplos de hábitos saudáveis que colaboram diretamente na nossa saúde bucal.

Confira nossa lista sobre hábitos saudáveis como forma de prevenção para doenças bucais:

  • redução no consumo de alimentos ricos em açúcar;
  • não fumar;
  • redução no consumo de bebidas alcoólicas;
  • redução no consumo de refrigerantes, energéticos e qualquer outra bebida adocicada;
  • evitar momentos estressantes durante o dia;
  • visitas periódicas em médicos e dentistas;
  • alimentação saudável e balanceada.

Vale lembrar que as doenças listadas aqui fazem parte de somente uma fração dos problemas possíveis da falta de saúde bucal. As problemáticas mais comuns foram exibidas nessa publicação, mas definitivamente não param por aí. Com isso, é possível entender, de novo, o porquê desse assunto ser tão necessário.

Ter a saúde bucal em dia é garantia de bem-estar e qualidade de vida. Dores, sangramentos, sensibilidades e incômodos em geral são fatores que impedem que façamos tarefas simples no nosso cotidiano. Por sorte, ter hábitos saudáveis e prevenir as doenças bucais, não é uma atividade difícil.

A saúde bucal também conversa diretamente com nossa autoestima. Estar bem com nós mesmos, esteticamente falando, também é muito importante.

Esteja atento a todos os elementos citados no texto e mantenha hábitos saudáveis no decorrer da sua vida para, enfim, usufruir dos benefícios da saúde bucal!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!