10 Sinais de Alerta para Dentes e Gengivas

São diversos os Sinais de Alerta para Dentes e Gengivas. Saber quais são e o que eles significam é crucial para cuidar da saúde e beleza do seu sorriso.

Preparamos uma lista com os dez principais sintomas que precisam de máxima atenção. Confira.

Sintomas que indicam doenças nos dentes e gengivas

Sinais de Alerta para Dentes e Gengivas

Muitos são os sinais de atenção quanto aos dentes e gengivas. As doenças bucais, sejam nas fases iniciais ou nas mais adiantadas, apresentam uma série de sintomas que precisam ser observados. Vejamos quais são.

1 – Manchas no dente

Problemas dentais como cárie e tártaro, por exemplo, costumam ser reconhecidos pelas manchas que provocam nos dentes.

Veja nosso artigo: Os Perigos Da Cárie

Ainda que a princípio essas manchas não fiquem tão escuras e sejam quase imperceptíveis, em pouco tempo elas vão se tornando bem visíveis.

No caso da cárie, as manchas começam esbranquiçadas e vão se transformando em tons claros de amarelo até que a coloração fique preta. Isso significa que a cárie está se agravando.

Já o tártaro faz que os dentes fiquem com manchas de coloração amarelada e, quando o problema avança, o tártaro ganha tons marrons.

2 – Mudanças na coloração da gengiva

Quando há alterações na coloração da gengiva, como vermelhidão ou cor arroxeada, é um forte sinal de que algo não está bem.

Em grande parte das vezes, gengiva avermelhada demonstra a existência de gengivite, uma inflamação que atinge as camadas mais superficiais da gengiva.

Caso a gengiva esteja com uma cor roxa, é um sinal de periodontite, uma doença bucal séria que afeta as camadas mais profundas da região gengival.

É preciso ressaltar que a coloração normal da gengiva é rosada, com predominância de uma cor mais clara.

3 – Sangramento

A ocorrência de sangramentos, seja durante a escovação, ao usar o fio dental ou ao mastigar alimentos, é muito preocupante e indica a existência de algum problema, geralmente inflamações ou infecções.

O sangramento gengival é um dos sintomas da gengivite e da periodontite, duas doenças bucais sérias que requerem máxima atenção.

Veja nosso artigo: O Que Acontece Se Não Escovar Os Dentes?

4 – Inchaço gengival

Quando as gengivas estão inchadas, estamos falando de outro sintoma de inflamações e infecções que afetam essa região.

Além disso, o inchaço gengival pode indicar problemas sérios nas estruturas mais profundas do dente ou nascimento dos dentes do siso.

marque sua consulta e venha cuidar da sua saude bucal

5 – Mau hálito frequente

Quando dentes e gengivas são afetados por placas bacterianas e tártaro, é comum apresentar um constante mau hálito.

Por mais que estes problemas sejam “inofensivos” no início, com o passar do tempo eles provocam graves consequências.

O acúmulo de bactérias nas placas e ocorrência de tártaro aumenta os riscos de cárie, gengivite e periodontite.

6 – Sensibilidade dental

Por mais que a sensibilidade nos dentes seja algo comum, em muitos casos ela indica a existência de outros problemas que estão prejudicando a saúde bucal.

Quando há cárie, placa bacteriana, tártaro ou bruxismo, a tendência é que os dentes fiquem sensíveis, já que essas situações provocam danos no esmalte e fazem que a dentina (camada mais interna do dente), fique exposta.

7 – Dor

Dor é um dos sinais mais evidentes de que é preciso dar atenção urgente aos dentes e gengivas.

Este sintoma sempre revela a existência de algum problema. Ainda que no começo a dor no dente não cause maiores incômodos, é preciso buscar rapidamente por uma avaliação odontológica e verificar o que de fato está ocorrendo.

8 – Desconforto durante a mastigação

Ao apresentar um desconforto frequente durante a mastigação é preciso redobrar a atenção quanto à saúde bucal.

Este sinal indica a existência de problemas como cárie, bruxismo, inflamações e infecções gengivais.

Por mais que este desconforto não seja tão intenso, logo que ele aparece é necessário consultar o dentista para analisar se há alguma alteração nos dentes ou gengivas.

gengiva

9 – Retração gengival

Retração gengival é quando a curva da gengiva se afasta do dente, fazendo que regiões mais amplas do dente fiquem expostas.

Este sinal também precisa de total atenção, já que ele sinaliza a ocorrência de problemas mais sérios.

10 – Amolecimento dos dentes

O amolecimento dos dentes é uma das consequências mais severas de uma série de problemas odontológicos quando estes atingem níveis mais graves.

O que fazer quando esses sinais aparecem?

Cada um desses sinais indica que algo diferente está ocorrendo com seus dentes e gengivas.

Portanto, caso apareça um ou mais deles, é preciso agendar uma avaliação odontológica o quanto antes.

Por meio dessa avaliação o dentista conseguirá identificar as causas exatas e iniciar o tratamento mais adequado.

Ainda que no dia a dia você não esteja notando qualquer alteração, é preciso passar por uma avaliação de rotina a cada 6 meses com o objetivo de prevenir as doenças bucais.

Além da prevenção, essa regularidade no acompanhamento odontológico permite que os problemas sejam tratados logo no início, evitando terríveis consequências ao longo do tempo.

Como prevenir os problemas bucais no dia a dia?

Com relação aos cuidados no dia a dia, ações simples são capazes de evitar danos severos que podem afetar dentes e gengivas. Vejamos quais são esses cuidados.

• Escovar os dentes 3 vezes ao dia e usar uma escova com cerdas bem macias, já que elas possuem maior alcance e protegem a estrutura dental;

• Usar fio dental diariamente. Este item garante uma remoção eficaz dos resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes e região da curva gengival após as refeições;

• Finalizar a escovação com enxaguante bucal. Essa medida ajuda na eliminação de bactérias e contribui para a qualidade do hálito;

• Beber água pura constantemente. Este hábito simples auxilia na remoção de bactérias e também favorece um bom hálito;

• Consumir mais vegetais. Frutas, verduras e legumes contém alta quantidade de fibras. Elas são fortes aliadas no combate às bactérias e também ajudam a manter um hálito agradável.

Quando foi a última vez que você passou por uma avaliação odontológica? Seus dentes e gengivas estão totalmente saudáveis?

Aproveite este conteúdo e dê uma atenção especial ao seu sorriso. Uma avaliação simples evita uma série de problemas.