O que acontece se não escovar os dentes? Esquecer de escovar os dentes várias vezes ao dia acaba com o encanto do seu sorriso. E não estamos exagerando. Já parou para pensar que seu sorriso é uma das suas maiores riquezas?
Afinal, é por meio dele que você demonstra sua alegria, se relaciona com as pessoas, torna sua personalidade mais exuberante e se destaca em todos os ambientes que frequenta, inclusive no trabalho.
O Que Acontece Quando os Dentes Não São Escovados Várias Vezes Durante o Dia?
Higienizar bem os dentes é uma questão de saúde e elegância. Quando essa limpeza não é feita com a frequência necessária, surgem diversos problemas que, com o tempo, se agravam.
O que acontece se não escovar os dentes? Tudo começa com o acúmulo de bactérias. Por mais inofensivo que pareça o hábito de não escovar os dentes muitas vezes ao dia, pouco a pouco isso vai danificando a estrutura dental.
Quando os dentes não são escovados após uma refeição ou antes de dormir, as bactérias passam um longo tempo na boca e vão se acumulando nos espaços que ficam entre os dentes e também na curva gengival.
Em poucos meses, o que era algo quase imperceptível forma placas bacterianas evidentes. Quando não são removidas por meio de uma limpeza odontológica, essas placas dão origem a uma série de outros problemas.
Alguns deles bem graves.
Hálito ruim
É o efeito mais imediato da pouca escovação dos dentes. Quando o intervalo entre uma escovação e outra é muito longo, a boca apresenta um cheiro ruim.
Por mais que você não note, certamente as pessoas mais próximas, seja em casa, na rua ou no trabalho, acabam percebendo.
Tártaro
Quando as placas bacterianas não são removidas, elas vão endurecendo e dão origem ao tártaro.
Além de danificar a gengiva e prejudicar a estrutura dos dentes, o tártaro enfeia o sorriso, deixando-o muito amarelado em algumas regiões do dente ou até mesmo com manchas marrons.
Cárie
O que acontece se não escovar os dentes ou quando a higiene dos dentes e gengivas não é frequente durante o dia, as placas de bactérias provocam cáries, um problema que afeta crianças e adultos.
As bactérias contidas nas placas produzem ácidos que atacam o esmalte dentário, criando pequenos furinhos nos dentes.
Ao longo do tempo, essas cavidades vão avançando e chegam às camadas mais profundas do dente.
Nos casos mais graves, a restauração não é suficiente para conter a cárie, sendo necessária a remoção do dente afetado.
Gengivite
A gengiva sofre bastante quando os dentes não são escovados mais vezes durante o dia.
Uma das consequências é uma inflamação que atinge as camadas mais superficiais dessa região e gera diversos sintomas:
• Inchaço;
• Vermelhidão;
• Sangramento;
• Sensibilidade ou dor;
• Mau hálito ou sensação de gosto ruim na boca;
• Presença de pus em torno dos dentes e na gengiva.
Em casos mais graves, ocorre o amolecimento e até mesmo queda de um ou mais dentes.
Periodontite
O grupo de tecidos que envolve e reveste os dentes é chamado de periodonto. Quando esses tecidos sofrem com quadros inflamatórios ou infecciosos, ocorre a periodontite.
Pelo fato de essa estrutura de tecidos ser responsável pela sustentação e suporte dos dentes, dependendo do nível de intensidade, a periodontite pode acarretar perda de um ou vários dentes.
De maneira geral, é comum que a periodontite aconteça como consequência da gengivite não tratada.
Os sintomas são:
• Sangramentos (principalmente durante a escovação);
• Dor de dente;
• Mau hálito;
• Inchaço gengival;
• Intensa vermelhidão na gengiva;
• Coloração escura na gengiva.
Assim como ocorre na gengivite, nos casos mais severos, a periodontite provoca o amolecimento e possível queda de um ou mais dentes.
Quantas Vezes ao Dia é Preciso Escovar os Dentes?
A escovação dos dentes deve ser feita, no mínimo, 3 vezes ao dia. Logo pela manhã, após uma das principais refeições e antes de dormir.
Outras Medidas ao Cuidar dos Dentes e Gengivas
Cuidados simples no dia a dia tornam a higienização bucal mais completa. Vejamos quais são:
Usar uma escova com cerdas bem macias
Esse tipo de cerda, além de alcançar regiões mais difíceis entre os dentes, torna a escovação confortável e evita danos no esmalte.
É preciso ter atenção quanto ao tempo de troca da escova. O indicado é que a escova de dentes seja trocada a cada 3 meses.
Fio dental
O uso diário do fio, pelo menos em uma das escovações, é tão necessário quanto usar o creme dental.
Ele é o maior aliado na prevenção de placas bacterianas e tártaro. Ou seja, o fio dental evita uma série de problemas que podem trazer sérios prejuízos ao seu sorriso.
Enxaguante bucal
Usado para finalizar a escovação, o recomendado é que o enxaguante seja usado pelo menos uma vez ao dia.
O enxague da boca com esse líquido potencializa a proteção contra bactérias e contribui para manter o hálito fresco por mais tempo.
Higienização da língua
Um hábito importante quanto à higienização bucal no dia a dia é fazer a limpeza da língua.
Esse processo deve ser feito com um item próprio para isso, que é o limpador de língua. A limpeza da língua não deve ser feita com a escova de dentes.
Ir ao Dentista é Tão Necessário Quanto Ir ao Salão de Beleza
Achou estranha essa afirmação? Já explicamos. Grande parte das pessoas considera um “suplício” ir ao dentista duas vezes ao ano.
No entanto, quase todas as pessoas sempre vão felizes e ansiosas ao salão de beleza.
O cuidado com os dentes, além de uma questão de saúde bucal, está relacionado à vida e beleza do seu sorriso.
Da mesma forma que gostamos de cuidar do cabelo, das unhas, da barba e da pele, precisamos dar atenção e carinho ao nosso sorriso, pois ele é um dos protagonistas da nossa imagem pessoal.
Ir ao dentista ao menos duas vezes por ano é um ato de amor por você. Essencial para prevenir ou tratar com rapidez diversos tipos de problemas.
Este conteúdo sobre o que acontece se não escovar os dentes fez você pensar nos cuidados com sua saúde bucal?
Que tal consultar um de nossos especialistas para ver exatamente como está a saúde dos seus dentes e gengivas?