Afta na Boca e Língua: O que causa? Qual o melhor remédio?

Em algum momento da vida, você já deve ter tido afta na boca e na língua, que inclusive são muito dolorosas. Mas afinal, o que causa essas pequenas feridas e qual seria o melhor remédio para elas?

As aftas são um quadro bastante comum, e 20% da população tem quadros recorrentes dessa lesão, sendo muito comum em adolescentes e jovens adultos.

Assim, se você deseja saber tudo sobre o assunto, então acompanhe este artigo até o final!

O que é afta?

O que é afta

Primeiramente, vamos compreender o que seria uma afta e porque ela é tão dolorosa.

As aftas são pequenas feridas, também conhecidas como úlceras, que podem acontecer na mucosa, gengivas, céu da boca e língua e até mesmo embaixo dela.

Embora as aftas sejam benignas e não costumam causar problemas e quadros piores, elas atrapalham as atividades mais simples, como por exemplo, comer ou beber, falar e até mesmo beijar.

Além disso, o ciclo da ferida é de 15 (quinze) dias, que é o tempo onde você nota o surgimento dela, aumento e a sua cicatrização, até que o tecido volte ao estado original, sem deixar nenhum tipo de cicatriz.

Além disso, as aftas podem ser classificadas em três tipos, sendo eles:

• Herpetiformes, onde as feridas são mais irregulares, pequenas e em grande quantidade;
  • Menores, onde as feridas possuem o formato oval e cor amarelada ou esbranquiçada, com as bordas avermelhadas, sendo este o tipo mais comum;
  • Maiores, onde as feridas são maiores que 0,5 cm de diâmetro, além de ser mais profundas e um pouco mais irregulares.

É bastante comum que algumas pessoas sofram com aftas na boca e na língua entre duas ou três vezes no ano, e elas podem estar relacionadas com fatores genéticos e comportamentais.

Causa das aftas na boca

Quando falamos das aftas na boca, a primeira pergunta que surge é: qual a causa dessas aftas? Como evitá-las?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que as aftas não são contagiosas como a maioria das pessoas imaginam.

Inclusive, as aftas podem ser predisposição genética, e cerca de 40% dos pacientes possuem históricos familiares recorrentes, os quais apresentaram quadros desde a infância.

Além disso, as aftas aparecem de maneira muito natural, tendo como fatores e causas do aparecimento:

• Má higiene bucal, incluindo a falta e o excesso de escovação;
  • Pequenas lesões provenientes de mordidas ou tratamentos dentários, incluindo o aparelho dentário;
  • Helicobacter pylori, que é a mesma bactéria que causa a úlcera gástrica;
  • Baixa imunidade ou debilidades no sistema imunológico;
  • Falta de vitaminas e minerais, em especial, ferro, ácido fólico, vitamina B12 e zinco;
  • Episódios de refluxo ou inflamação digestiva;
  • Sensibilidade alimentar;
  • Alterações hormonais;
  • Quadros de extremo estresse, fadiga e ansiedade;
  • Tabagismo;
  • Uso indiscriminado de anti-inflamatórios, rapamicina, captopril, aspirina e atenolol.

É possível perceber que as aftas na boca podem ter várias origens, e por isso, é importante observar o funcionamento do seu corpo e da sua mente para poder tratá-las da maneira correta.

O que é bom para afta na boca?

Ao perceber a presença da afta na boca, é muito comum que a gente se questione: como curar a afta? O que fazer para que ela desapareça?

Na verdade, não existe um remédio para curar a afta, já que ela é uma espécie de lesão na mucosa, e por isso, os remédios tem o objetivo de minimizar a dor e o incômodo que ela causa.

Algumas pessoas costumam utilizar pomadas, medicamentos e até mesmo medicamentos mais naturais, como o bicarbonato de sódio, embora ele não seja indicado pelos profissionais.

No caso do bicarbonato de sódio, ele não é indicado por dois motivos: tanto pela sua ineficácia quanto pelo risco de causar queimaduras, agravando o quadro.

Assim, você pode utilizar como parte do tratamento e do alívio dos sintomas os seguintes remédios:

• Utilizar gelo no local da lesão;
  • Pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
  • Bochechos com própolis;
  • Medicamentos anti-ácidos para aliviar os refluxos
  • Raio laser de baixa potência, que é aplicado por dentistas.

Com esses tratamentos e com paciência, você conseguirá diminuir os sintomas e aliviar o incômodo até que as aftas cicatrizem.

Quando se preocupar com a afta?

O que é bom para afta na boca

Por mais que as aftas sejam benignas e causem apenas incômodos, elas podem indicar outras doenças sistêmicas, ou ainda, ser confundidas com neoplasias da cavidade oral.

Assim, você deve se preocupar com as aftas quando:

• A afta na boca for excepcionalmente grande, superior a 1 cm;
  • As aftas forem recorrentes, principalmente se aparecem novas feridas logo após a cicatrização;
  • O processo de cicatrização demorar mais do que três semanas;
  • Houver sinais de infecção ou piora do quadro, com febre, cansaço, mal-estar, perda de apetite e do peso ou outro tipo de doença;
  • Houver úlceras ou feridas nos órgãos digitais.

Por isso, é muito importante que você esteja atento aos outros sintomas do seu corpo, e em caso de agravos, deve procurar um profissional adequado.

Conclusão

As aftas na boca são quadros que não oferecem risco à saúde do paciente, gerando bastante incômodo ao longo do processo de cicatrização.

Por isso, o cuidado com as aftas é essencial para a diminuição dos sintomas.