Água sanitária é bom para limpar a escova de dentes? Para que a escova dental garanta a saúde dos dentes e gengivas é preciso que ela se mantenha bem limpa, longe de fungos e bactérias.
No entanto, quais produtos podem ser usados e como deve ser feita essa limpeza? É sobre isso que vamos falar.
Escova de Dentes Deve Ser Limpa Com Água Sanitária?
Sim. A escova de dentes pode ser limpa com água sanitária, já que é uma maneira eficaz de combater o acúmulo de bactérias e fungos prejudiciais.
Como fazer essa limpeza?
O primeiro passo é preparar uma mistura com 5ml de água sanitária e 50 ml de água (filtrada ou fervida) e reservar.
Após a escovação dos dentes, lavar bem as cerdas com água da torneira e em seguida imergir a cabeça da escova na mistura com água sanitária. Deixar agindo por 10 minutos.
Na sequência, retirar a escova dessa mistura, enxaguar bem com água da torneira, chacoalhar para remover o excesso de água, secar a escova com um pano bem limpo e deixá-la em um copo (de forma que ela fique exposta ao ar).
O recomendado é que este procedimento seja feito durante o dia e que o copo com a escova de dentes seja colocado em um local fresco e bem arejado. Esse fator intensifica o resultado positivo da higienização.
Outras Maneiras de Higienizar a Escova Dental
Além de a escova de dentes ser limpa com água sanitária, é possível usar outras maneiras caseiras de realizar essa higienização de forma eficaz. Vejamos.
Limpeza com enxaguante bucal
Esse líquido usado diariamente na higienização da boca é excelente para manter a limpeza da escova dental.
O enxaguante é eficaz na remoção de germes e bactérias que se alojam na escova no decorrer do tempo.
Depois da escovação, lavar a escova com água morna para eliminar resquícios de alimentos e do creme dental que ficam alojados na base e nas cerdas da escova.
Logo depois, colocar a escova de cabeça para baixo em um copo e despejar um pouco de enxaguante (quantidade suficiente para cobrir a cabeça da escova).
Deixar a escova mergulhada no enxaguante por 10 minutos. Depois desse tempo, enxaguar bem a escova com água morna, chacoalhar para remover a água e colocá-la em um copo com a cabeça da escova para cima.
Limpeza com vinagre e bicarbonato de sódio
Essa combinação caseira é excelente para eliminar bactérias e fungos que afetam a escova de dentes.
Para realizar essa limpeza, é necessário:
• 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
• 2 colheres (sopa) de vinagre (de álcool ou maçã);
• Meia xícara (chá) de água.
Em um copo, colocar todos os ingredientes e misturar bem. Reservar.
Depois da escovação dos dentes, lavar bem a escova com água da torneira para remover o excesso de creme dental e pequenos resquícios de alimentos.
Logo em seguida, mergulhar a cabeça da escova na mistura de bicarbonato com vinagre e água e deixar agir por 30 minutos.
Depois disso, lavar bem a escova com água da torneira, chacoalhar para remover a água e colocá-la em um copo com a cabeça da escova para cima.
O ideal é que uma dessas limpezas da escova dental sejam feitas a cada 15 dias.
A Escova dos Dentes Deve Ser Trocada de Quanto em Quanto Tempo?
Por mais que a limpeza da escova de dentes seja feita a cada duas semanas e isso proporcione grandes benefícios, é preciso que ela seja trocada a cada 3 meses.
Além da questão quanto ao acúmulo de bactérias e germes, ao longo do tempo as cerdas da escova vão se desgastando, tornando a higienização menos eficaz.
Outros Cuidados para a Higienização Bucal
Além de limpar a escova dental periodicamente e fazer a troca dentro do tempo indicado, é preciso seguir outros cuidados para a higienização bucal do dia a dia. Vejamos quais são.
Fio dental
O uso diário do fio dental é imprescindível na prevenção de placas bacterianas e tártaro.
Ainda que a escova tenha um bom desempenho na limpeza, ela não é capaz de remover os pequenos resquícios alimentares que ficam presos entre os dentes e na curva gengival.
O fio dental deve ser usado pelo menos em uma das escovações diárias (preferencialmente antes de dormir).
O motivo disso é que durante o sono a boca fica ainda mais suscetível ao acúmulo de bactérias e germes.
Creme dental
A escolha do creme dental é muito mais importante que as pessoas imaginam.
E ela é ainda mais determinante no caso de quem apresenta alguma alteração odontológica.
Por exemplo, pessoas que sofrem com sensibilidade devem ter cuidado redobrado na escolha de uma pasta para dentes sensíveis que proteja o esmalte e evite as dores e desconfortos.
Pacientes com quadros de inflamação ou infecção gengival também precisam de cremes dentais específicos para essa situação.
Enxaguante bucal
Para finalizar a higienização bucal, o enxaguante exerce um papel de grande importância.
Além de combater o acúmulo de bactérias e germes causadores de diversos problemas, esse líquido contribui para manter o hálito agradável por mais tempo.
O indicado é que o enxaguante seja usado uma ou duas vezes ao dia, sendo que uma delas deve ocorrer antes de dormir.
Limpeza odontológica
Um cuidado essencial para manter boa saúde bucal e a beleza do sorriso é fazer uma limpeza odontológica a cada 6 meses.
Por mais que a higienização seja impecável no dia a dia, essa limpeza continua sendo necessária como forma de prevenção e tratamento de problemas odontológicos.
Duas vezes ao ano é preciso fazer uma avaliação com o dentista e verificar como está a saúde dos dentes e gengivas.
Esse cuidado simples faz toda diferença para evitar ou tratar rapidamente uma série de doenças bucais que podem se complicar com o tempo.
Quando foi feita sua última avaliação odontológica? E a limpeza dental profissional? Quando foi realizada?
Entre em contato conosco e agende uma avaliação. Nossos especialistas estão à disposição para cuidar da beleza e saúde do seu sorriso.