Devo fazer limpeza dentária de quanto em quanto tempo?

Você sabe de quanto em quanto tempo deve fazer a limpeza dentária?

Limpeza dentária é essencial para manter seu sorriso bem cuidado, com dentes e gengivas saudáveis.

Este procedimento simples é capaz de prevenir sérias doenças que afetam a região bucal. Portanto, é preciso que essa limpeza seja realizada periodicamente.

mulher fazendo limpeza dentária no dentista

Limpeza Dentária Deve Ser Feita Quando?

A limpeza odontológica é feita para remover placas bacterianas e tártaro que se formam nos dentes e região da curva gengival ao longo do tempo.

Ainda que as placas bacterianas e o tártaro a princípio pareçam problemas simples, caso não sejam eliminados, ambos dão origem a doenças bucais graves, como a gengivite e a periodontite.

De quanto em quanto tempo?

A limpeza dentária deve ser feita a cada 6 meses. Por mais que a higienização diária dos dentes seja impecável, esse procedimento continua sendo necessário.

Outro detalhe: ainda que não sejam observadas alterações ou sintomas de problemas bucais, a avaliação odontológica e a limpeza dental são indispensáveis, já que o intuito é exatamente prevenir o aparecimento de doenças bucais.

Por Que a Limpeza nos Dentes é Tão Importante?

Marque sua limpeza dentária agora

Conforme comentamos, a limpeza dental atua na eliminação de placas bacterianas e tártaro.

Quase todas as doenças bucais começam exatamente nesses dois problemas.
A placa bacteriana consiste no acúmulo de bactérias que formam uma espécie de película pegajosa e incolor, afetando os dentes e região da curva gengival.

Quando a placa bacteriana não é removida, ao longo do tempo ela vai se tornando cada vez mais resistente.

É exatamente neste momento que o tártaro começa a se formar. Este problema bucal consiste no endurecimento da placa bacteriana.

Ou seja, o tártaro torna a placa bacteriana mais resistente, envolvendo principalmente a região dos dentes que fica mais próxima à gengiva e também o local da curva gengival.

De cor mais escura, geralmente em tons de amarelo ou marrom, além de prejudicar a saúde bucal, ele causa um aspecto desagradável para o sorriso.

Tanto a placa bacteriana quanto o tártaro geram dois problemas muito sérios que afetam a saúde bucal: gengivite e periodontite.

dentes cariados e sem limpeza dentaria

Gengivite

Consiste numa inflamação que afeta os tecidos mais superficiais da gengiva.
Ela provoca vermelhidão, inchaço, dor ou sensibilidade e, nos casos mais graves, pode gerar amolecimento dos dentes.

Periodontite

Trata-se de uma infecção mais severa que afeta as camadas profundas da gengiva, região que é chamada de periodonto.

Os sintomas são semelhantes aos da gengivite. No entanto, a gengiva tende a apresentar uma coloração mais escura, arroxeada, e também há maior incidência de amolecimento e até mesmo perda de um ou mais dentes.

Voltando à importância da limpeza odontológica, ao eliminar as placas bacterianas e o tártaro, automaticamente este procedimento é essencial na eficaz prevenção da gengivite e periodontite.

ebook higiene bucal

Como a Limpeza Dental é Realizada?

O procedimento de limpeza dentária profissional envolve a raspagem, alisamento e polimento dos dentes.

Para realizar essa limpeza, o dentista utiliza ferramentas manuais de raspagem ou itens eletrônicos ultrassônicos, jato de bicarbonato ou escovas e borrachas de polimento.

Durante a raspagem são eliminados as placas e o tártaro, removendo totalmente os resquícios de bactérias acumuladas na superfície dental e na curva da gengiva.

Ao polir a superfície dental, torna-se mais difícil a aderência de placas e também do tártaro.

Ou seja, o procedimento de limpeza também é preventivo, sendo essencial para a saúde odontológica.

Em quanto tempo a limpeza odontológica é feita?

O tempo de duração da limpeza profissional dos dentes varia de acordo com as características apresentadas pelas placas bacterianas e tártaro.

Dependendo da quantidade e aderência do tártaro, é possível que sejam necessárias mais de uma sessão no consultório odontológico para limpeza dental completa.

De maneira geral, esse procedimento dura em torno de 20 minutos e não gera qualquer tipo de desconforto ao paciente.

“Limpezas Dentais Caseiras” funcionam?

No que se refere à limpeza dos dentes, uma dúvida muito comum das pessoas é sobre as chamadas “limpezas caseiras”. Afinal, elas funcionam?

A resposta é não. Somente o dentista pode realizar essa limpeza, já que ela requer técnicas profissionais e equipamentos específicos.

Por mais que em casa sejam usados itens como bicarbonato de sódio (por exemplo), eles jamais apresentarão a mesma eficácia. Pelo contrário.

As “limpezas caseiras” não funcionam e ainda prejudicam a saúde bucal.
Determinados ingredientes caseiros como limão, por exemplo, danificam o esmalte do dente e geram sensibilidade.

Como manter dentes e gengivas bem limpos no dia a dia?

Por mais que a limpeza odontológica seja realizada a cada 6 meses, no dia a dia é preciso manter os cuidados essenciais indicados pelos profissionais.

Vejamos quais são.

Usar uma escova com cerdas bem macias

Quanto mais macias são as cerdas da escova de dente, melhor o alcance que elas possuem.

Esse fator é essencial para que a higienização seja eficaz, evitando o acúmulo de bactérias.

Uso do fio dental

O uso desse item é fundamental para evitar a formação de placas bacterianas e tártaro.

Por mais que as cerdas da escova tenham um excelente alcance, somente o fio dental consegue remover completamente os resquícios alimentares que ficam presos entre os dentes e também na curva gengival.

O indicado é que o fio dental seja usado ao menos uma vez ao dia, preferencialmente antes da escovação dental feita antes de dormir. Obs.: o uso do fio após as refeições é igualmente importante.

fio-dental

Utilização do enxaguante bucal

O enxaguante é um forte aliado no combate às placas bacterianas e ao tártaro. Além de prevenir diversas doenças bucais, este líquido favorece um hálito agradável por mais tempo.

A Importância da Avaliação Odontológica

Antes de identificar a necessidade de uma limpeza odontológica, o dentista faz uma avaliação completa dos dentes e gengivas.

Ao constatar a existência de placas bacterianas e/ou tártaro, o profissional pode realizar a limpeza na hora ou fazer o agendamento do procedimento de acordo com melhor dia e horário para o paciente.

Há quanto tempo você fez a última limpeza dentária? Este é o momento de agendar uma avaliação e garantir a saúde e beleza do seu sorriso!