Cárie inicial: entenda o que é, quando começa e como tratar

A cárie inicial costuma ser um dos motivos principais que nos levam a buscar os dentistas. Desde pequenos, somos ensinados de que ela viria como consequência da falta de higiene bucal ou até mesmo do consumo excessivo de doces.

Cáries são danos em nossos dentes e tem como causadoras as bactérias que temos de forma natural em nossa boca.

E isso é verdade. Acontece que, na prática, as coisas não são tão simples assim! Afinal, esses são apenas alguns dos motivos que levar ao aparecimento. Fique calma, pois temos uma informação que pode te animar: quando detectada no início, a cárie inicial tem maiores chances de ser resolvida. E é sobre isso que falaremos a seguir, confira!

Como perceber a cárie inicial? 2 Tipos de sintomas!

Ainda na infância, a cárie inicial pode acontecer por culpa de algumas bactérias, produzindo um ácido que corroem o dente. Essa super produção acaba ocorrendo por fatores como uma higiene bucal de baixa qualidade ou inexistente, consumo em excesso de açúcar ou até mesmo uma predisposição!

Uma vez instalada em nosso dente, a cárie vai se desenvolvendo em diferentes etapas. A cárie inicial, nosso foco nesse post, apesar de ser o estágio mais brando, pode ir apresentando alguns sinais, e precisamos ficar atentos!

1. Aparecimento de manchas brancas

Um dos primeiros sintomas da cárie inicial é o aparecimento de manchas brancas.

Como são pequenas e com coloração que se confunde a dos dentes, podem acabar passando despercebido. Por isso, é importante que a gente sempre tenha o costume de observar nossa dentição e, principalmente, as das crianças.

Esses pontos esbranquiçados, geralmente opacos, vão surgindo na superfície dos dentes em consequência da perda de cálcio e início de formação da placa bacteriana. As bactérias vão produzindo ácidos, que corroem o esmalte dos dentes e ocasionam a desmineralização da superfície.

2. Surgimento de desconforto bucal

Em decorrência desse processo de corrosão e perfuração do esmalte dentário, é natural que comece a surgir um desconforto e certa sensibilidade – nada em um nível alarmante!

Como os sinais passam despercebido, qualquer sensibilidade, dor ou incômodo devem ser checados. Nesse momento, vale a pena procurar pelas manchinhas que mencionamos anteriormente e averiguar se há possibilidade do surgimento de uma cárie inicial.

Tratamentos mais indicados para cárie inicial

Perceber a cárie no estágio inicial é uma ótima saída para um controle muito mais simples, e o profissional responsável por fazer esse diagnóstico de maneira correta é o dentista.

Para esse estágio inicial, os tratamentos mais indicados são o uso correto de uma rotina de higiene bucal, orientada pelo seu dentista, e o uso de flúor, para buscar o combate à formação da placa bacteriana. Como nessa etapa ainda não ocorreu um dano mais profundo, as restaurações não costumam ser muito indicadas.

E esses procedimentos relativamente descomplicados não podem ser ignorados! É justamente essa ação quem vai impedir que a cárie se desenvolva de maneira mais intensa, podendo chegar a graves infecções ou, em último caso, a perda do dente.

Como prevenir o surgimento de novas cáries

A prevenção de novas cáries é a coisa mais simples, fácil e barata que podemos fazer por nossa saúde bucal: investir em uma higiene realmente satisfatória para nossos dentes! Então, vamos te mostrar quais as principais dicas para manter seu sorriso sempre em dia!

1. Use fio dental

Responsável por fazer uma limpeza ainda mais profunda do que a escova, justamente por atingir espaços em que ela não entra, o fio dental precisa se tornar um importante aliado para você no dia a dia!

Além disso, também ajuda a prevenir mau hálito, gengivite e placa bacteriana.

2. Troque a escova de dentes a cada 3 meses

Quando começam a ficar muito desgastadas, geralmente por volta de 3 meses de uso, as escovas perdem a eficiência em te ajudar a combater a sujeira que pode ir se formando nos dentes. Por isso, lembre sempre de trocá-las!

3. Beba muita água

Essa é uma dica que você pode levar para a vida!

Além de todos os benefícios que beber muita água já traz para nossa saúde, esse hábito também auxilia na regulação do pH de nossa boca, evitando que se crie um ambiente propício para as cáries.

4. Evite muito açúcar

O açúcar em excesso acaba servindo como alimento para as bactérias presentes na nossa boca. E é esse movimento que acaba estimulando a produção dos ácidos que provocam as cáries iniciais. Portanto, cuidado!

5. Tenha uma rotina de ida ao dentista

Sim, você precisa ter o hábito de visitar o dentista!

Além de ser o profissional responsável por conferir com segurança como anda sua saúde bucal, é ele quem pode fazer um diagnósticos preciso e prescrever tratamentos que façam sentido no seu caso.

6. Ter o hábito de escovar após as refeições

Escovar os dentes após as refeições é o pilar de uma boa higiene bucal! E não são só aqueles 30 segundinhos que às vezes a gente acaba fazendo na correria, viu? Uma escovação correta é feita com calma e em toda nossa dentição.

Isso, além de garantir que as temidas cáries não apareçam, te entrega um sorriso e uma qualidade de vida muito melhores.

E uma dica importante: espere alguns minutos após se alimentar para fazer a escovação.

Viu só como não precisa ser um bicho de sete cabeças? A cárie inicial é um ponto de alerta, mas felizmente algo muito mais tranquilo e acessível de ser tratado. O blog da 021 Dental está aqui para deixar informado sobre tudo que envolve o seu sorriso.

Continue nos acompanhando e confira nossas atualizações semanais. Até a próxima!