Restauração de dente: quando é necessário e como funciona?

Tudo o que você precisa saber sobre restauração dentária

Qualquer fratura ou perca estrutural no dente deve ser observado e dado a devida atenção. A restauração de dente é um recurso que traz benefícios tanto estéticos quanto funcionais para a saúde bucal. Afinal, doenças bucais quando não tratadas podem levar a infecções, dificuldades na fala, mastigação e baixa autoestima.

Se você quer saber mais sobre restauração dentária, quais materiais mais utilizados para a técnica, continue lendo esse artigo que a 021 Dental preparou e descubra em quais casos o procedimento é indicado.

O que é restauração dentária?

A restauração dentária é um procedimento realizado para reconstruir um dente ou parte dele que sofreu danos por cáries, fraturas, desgaste natural ou algum trauma. Esse atendimento é realizado por um dentista a partir de materiais específicos para cobrir os espaços e garantir a proteção do dente restaurado.

Desenho de três dentes com restaurações dentárias

Essa é uma estratégia muito importante não só para a estética do sorriso, mas para evitar problemas maiores no futuro. Caso não realize a restauração quando necessária, você pode ter diversas consequências e doenças bucais mais sérias.

Qual o melhor tipo de restauração?

São conhecidos dois tipos de técnicas de restauração dentária:

  • restauração direta: realizada quando a gravidade do dano no do dente não é tão profundo. É uma técnica mais simples em que o material para restauração é posicionado diretamente na superfície do dente pelo dentista. Na maioria das vezes são realizadas no mesmo dia da consulta;
  • restauração indireta: são indicadas para dentes mais danificados. Geralmente são necessárias após tratamento de canal. Envolvem peças ou próteses personalizadas, chamadas de coroas dentárias, produzidas a partir do molde do dente que será restaurado.

Quais materiais são utilizados para restaurar um dente?

Não existe um material ideal para utilizar na restauração dentária, ele deve ser definido pelo seu dentista que irá considerar o local do dente danificado, a alergia do paciente ao material e o custo. Conheça mais sobre os materiais que podem ser utilizados nos procedimentos de restauração:

Imagem mostrando o antes e depois de uma restauração dentária com aplicação de resina

  • ouro: já foi uma das ligas metálicas mais utilizadas em restaurações dentárias devido a sua resistência. O procedimento que envolve ouro é caro devido ao custo do metal e à faceta personalizada, que deve ser confeccionada por um laboratório de prótese. É um material bem aceito para a função e pode durar mais de 20 anos. Uma desvantagem seria a cor do dente restaurado com ouro, que fica dourada;
  • amálgama: você já viu alguém com um material cinzento na região dos dentes? Com certeza era uma restauração em amálgama. Feita por meio de uma liga metálica formada por mercúrio, estanho, cobre e limalha de prata. Muito comum em restaurações mais antigas devido a sua resistência, mas que deixa a desejar pela sua estética. Esse material não é mais utilizado na odontologia no Brasil, foi proibida pela ANS em 2019 devido à presença de mercúrio em pó presente na liga, prejudicial à saúde bucal;
  • resina composta: é o material mais usado nas restaurações dentárias pela sua fácil adaptação, ótimo custo-benefício, durabilidade e estética. Veio para substituir a amálgama. Resumidamente, a resina é aplicado no dente e se solidifica após ser exposto à luz. O processo chamado de fotopolimerização deixa a restauração mais rápida dee ser realizada sem a necessidade de molde;
  • porcelana: é um material seguro e resistente para restaurações dentárias. A principal vantagem da porcelana é sua semelhança ao dente real que deixa o resultado final bonito e natural. É o queridinho entre os dentistas e pacientes que precisam de uma restauração, principalmente nos dentes da frente. Tanta perfeição é claro impacta no seu custo que é alto e envolve além do material em si, o molde personalizado de dente.
  • cerômero: uma mistura de porcelana e resina que tem um custo relativamente menor, mantendo a durabilidade e estética harmônica.

Como saber se preciso de uma restauração no dente?

As restaurações nos dentes são indicadas por dentistas para os pacientes que apresentam qualquer tipo de dano na parte estrutural do dente. A partir de uma análise clínica, o profissional fará um exame visual para verificar o aspecto de cada dente e, se identificado alguma anormalidade, poderá solicitar uma tomografia da boca para escolher o tratamento.

Imagem de homem jovem com a mão no rosto e aparência de dor

Os dentes podem ser danificados por diversos fatores: como a presença de cáries, desgaste natural, lesões dentárias etc. A restauração visa recuperar a parte estética e estrutural do dente e impedir novas complicações com a progressão do desgaste que podem prejudicar a sua funcionalidade como a mastigação.

Quanto tempo pode durar a restauração no dente?

A duração da restauração do dente pode variar de acordo com o material utilizado. As feitas em resinas, por exemplo, podem durar de 3 a 10 anos, as de porcelana até 13 anos e as de ouro até 20 anos. Pacientes que possuem restauração com amálgama devem procurar seu dentista para a troca do material por um mais seguro.

Independente do material utilizado na restauração, é importante os cuidados diários para garantir a sua durabilidade como evitar alimentos muito pigmentados, manter a higiene bucal e não fumar.

Qual a diferença entre uma restauração e uma obturação?

As duas técnicas são utilizadas para recuperar a estrutura de um dente cariado ou que sofreu lesões por outras causas. A principal diferença entre restauração e obturação está na parte do dente que cada uma trata. Na restauração dental o reparo é realizado na coroa do dente. Já a obturação consiste no selamento do canal radicular, a raiz do dente.

Ficou confuso sobre as parte dos dentes? Confira nosso post Tudo sobre a anatomia dental: um guia da 021 Dental!

Qual o valor de restauração de dente?

O valor da restauração dentária varia de acordo com a necessidade de cada tratamento. O material que será utilizado, a parte do dente que será restaurada, a região que você mora são fatores que influenciam no valor final de uma restauração. A resina composta é um dos materiais com melhor custo-benefício, mas se você pode investir mais nesse procedimento, a porcelana é um dos materiais com aspecto mais natural, porém com um custo mais elevado.

Lembre-se sempre de cuidar da saúde bucal com visitas regulares ao dentista. Só um profissional qualificado é capaz de fazer um diagnóstico certeiro e indicar o tratamento adequado. Mas ficar bem informado também é muito importante para você ficar ligado em qualquer mudança que possa prejudicar o seu sorriso.

Aqui no blog da 021 Dental você fica por dentro de diferentes temas do mundo odontológico e encontra respostas para perguntas simples como essa: Porque não pode escovar os dentes logo após as refeições? Você sabe por quê? Descubra com a gente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!