Como Aliviar Dor de Dente Siso de Forma Caseira

Como Aliviar Dor de Dente Siso de Forma Caseira? Dente siso, em boa parte dos casos, gera fortes dores. Isso acontece devido à inflamação que afeta a gengiva em decorrência do nascimento ou mau posicionamento desse dente.

Para aliviar essa dor enquanto você aguarda o momento de ir ao dentista, preparamos uma lista com cuidados caseiros essenciais. Confira.

Como aliviar dor de dente siso caseiro

O que fazer para diminuir a dor do dente siso em casa?

O dente do siso provoca dor devido a uma inflamação gengival. Logo, a forma de aliviar esse desconforto é combater os efeitos desse processo inflamatório até ter o atendimento adequado.

Estes são os cuidados caseiros indicados:

Alimentação líquida ou pastosa

Para reduzir a dor provocada pelo dente do siso, o primeiro passo é descansar a mastigação.

Essa medida simples reduz o desconforto e ameniza os demais sinais da inflamação.

Para que esse descanso aconteça é preciso adotar uma alimentação líquida ou pastosa, com sopas, caldos, shakes, smoothies, vitaminas, sucos etc.

Logo que a dor começar é preciso evitar o consumo de alimentos sólidos, adotando a alimentação líquida ou pastosa diariamente até que seja possível receber atendimento odontológico.

Manter o corpo bem hidratado é essencial. Portanto, busque beber água pura várias vezes ao dia.

Outro benefício da água é que ela ajuda na higienização natural da boca, contribuindo para a eliminação de bactérias geradoras de inflamações e infecções.

Dor de dente marque sua consulta urgente

Bochechos com água morna e sal

Para diminuir a dor do dente siso, uma receita caseira muito eficaz é a mistura de água morna com sal.

A combinação desses ingredientes simples é perfeita para higienizar a boca e aliviar o inchaço que afeta a região gengival.

O indicado é realizar um bochecho por hora, lembrando que a duração de cada bochecho deve ser de, no mínimo, 30 segundos.

Obs.: para proteger a gengiva, a água precisa estar bem morninha, nunca quente. Após realização do bochecho, o líquido deve ser eliminado pela boca.

Chá de macela com própolis

Tanto a macela quanto o própolis contêm substâncias naturalmente analgésicas e anti-inflamatórias.

Além disso, essa mistura favorece a higienização bucal, combatendo o acúmulo de bactérias que agravam a dor e demais sintomas inflamatórios.

Para fazer este chá, basta ferver duas colheres (sopa) de macela, aguardar esfriar e adicionar 30 gotas de própolis. Obs.: o chá não pode ser adoçado.

Esse chá pode ser ingerido 3 vezes ao dia e também pode ser utilizado para realizar bochechos.

Compressas

Tanto as compressas mornas quanto as frias são excelentes no alívio dos sintomas inflamatórios. No entanto cada uma delas deve ser usada em diferentes situações.

As compressas frias são indicadas quando há sangramentos ou ferimentos (ainda que pequenos) na região gengival.

Já as compressas mornas atuam na redução da dor e sensação latejante. É muito importante prestar atenção na temperatura da água ao realizar a compressa, já que o calor excessivo prejudica a região gengival e pode agravar o problema.

Com relação ao uso de medicamentos, é preciso ter cautela. Ainda que muitos tipos de analgésicos possam ser usados no alívio da dor, é necessário tomar cuidado com a quantidade de vezes que se ingere esse medicamento durante o dia.

O mais indicado é sempre consultar o dentista antes de usar qualquer tipo de medicamento.

Além disso, por mais que um analgésico alivie a dor, ele não resolverá a causa do problema, que é a inflamação gerada por irregularidades quanto ao nascimento e/ou desenvolvimento dos dentes do siso.

ebook higiene bucal

É preciso consultar o dentista com urgência

Logo que o dente siso começa a apresentar sintomas desconfortáveis, é preciso consultar o dentista rapidamente.

Um erro de muitos pacientes é esperar demais para ir ao consultório. Com isso, a dor e demais sinais vão se agravando, gerando grande desconforto.

Em muitos casos, diante de complicações relacionadas ao siso, é possível ter atendimento odontológico no caráter de urgência ou emergência.

Conforme mencionamos, os cuidados caseiros devem ser usados como alívio dos sintomas até o momento da consulta com o dentista. Tais cuidados jamais solucionarão a causa do problema.

Quando falamos em dores provocadas pelos dentes do siso, o único tratamento possível (e definitivo) é a remoção desses dentes.

Leia nosso artigo do Blog: O que é o Dente Siso?

A importância do acompanhamento odontológico para o dente do siso

Para evitar as dores do dente siso e demais desconfortos provocados pelo nascimento desses dentes que são os últimos a aparecerem na arcada, é essencial ter acompanhamento prévio.

De forma geral, os sisos aparecem entre os 16 e 20 anos de idade. O ideal é que o acompanhamento relacionado a esses dentes comece logo aos 16 anos.

Isso se torna mais fácil quando o paciente tem o hábito de ir ao dentista duas vezes ao ano para realizar avaliações gerais.

Ainda que não seja observado qualquer sintoma como dor ou inchaço, é essencial ter acompanhamento odontológico para saber como é exatamente a estrutura da arcada e se os sisos poderão gerar complicações.

Quando o acompanhamento é feito previamente é possível remover os sisos antes mesmo que eles apresentem qualquer complicação.

Leia nosso artigo do Blog: O Que É Dente Siso E Cuidados Depois De Tirá-Lo

Vale lembrar que, no total, os sisos são 4. Um em cada extremidade da arcada.
Portanto, ainda que um ou dois sisos não apresentem problemas, é possível que os demais ou um siso tenha alterações no período de surgimento e desenvolvimento.

Esse fator demonstra ainda mais a importância das avaliações odontológicas regulares.

mulher com dor no dente siso

Sempre é necessário remover os dentes do siso?

Não. Quando os dentes do siso não apresentam problemas no nascimento e conseguem se desenvolver de maneira adequada na arcada, sem afetar ou prejudicar os demais dentes, eles não precisam ser extraídos.

No entanto, mesmo dessa forma, o acompanhamento odontológico continua sendo necessário, já que com o passar do tempo podem ocorrer alterações.

Por precaução, alguns pacientes preferem extrair todos os dentes do siso ainda que eles não apresentem problemas no nascimento ou desenvolvimento.

Quanto mais cedo o paciente busca acompanhamento e tratamento adequado, menos complicações serão geradas.

Você ou alguém próximo está sofrendo com dente siso? Além de conferir as dicas caseiras que oferecemos, é fundamental agendar o atendimento quanto antes para iniciar o tratamento necessário.