Como é a anatomia da boca? A 021 Dental te conta!

Anatomia da boca: conheça mais sobre essa parte do corpo

A boca é a parte inicial do sistema digestório e é formada por diferentes estruturas que juntas contribuem para processos vitais do nosso corpo como a respiração, alimentação, estética e fala. Você sabe quais são essas estruturas e qual a importância de cada uma para a sua saúde bucal?

No post de hoje, você vai aprender com a 021 Dental um pouco sobre a anatomia da boca. Confira todas as informações que selecionamos para te ajudar a entender mais sobre essa parte do corpo que faz toda a diferença em nosso bem-estar!

Como é dividida a anatomia da boca? Conheça cada estruturas!

A anatomia bucal é dividida em dois grupos mais gerais:

Desenho mostrando um dentista mexendo em uma boca

  • vestíbulo da boca: é a porção mais externa e menor da cavidade bucal. É o espaço localizado entre os dentes/gengivas e os lábios/bochechas. É onde se encontram as pregas, que unem a mucosa à gengiva dos lábio e da bochecha, e os freios labiais;
  • cavidade bucal: é a porção interna da boca. É o nome dado ao espaço entre a arcada dentária superior e a inferior. Quando a boca está totalmente fechada e as arcadas dentárias se unem, a cavidade bucal é preenchida pela língua. Tem como limites os lábios, bochechas, palato, língua e istmo da garganta.

Em uma oclusão dentária ideal, ou seja quando o encaixe da arcada dentária superior é ligeiramente maior que a inferior, as duas partes se unem pelo espaço entre os últimos molares e a mandíbula. Os diferentes problemas bucais ou ortodônticos podem levar a essa conexão se dar de maneira um pouco diferente e a interferência de um especialista é indispensável para corrigir essa situação.

Esses dois grupos que explicamos podem ainda ser sub-divididos nas partes que conhecemos melhor. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada estrutura da boca:

Lábios

Os lábios são as duas partes da boca que recobrem as arcadas dentárias superior e inferior. São revestidos externamente pelo tecido epitelial e internamente pela camada mucosa. Os lábios são ricos em terminações nervosas e são uma das partes responsáveis pela sensibilidade térmica e tátil da boca. As principais funções dos lábios são: captar o alimento, sugar líquidos, manter o alimento na cavidade bucal e atuar nas funções da fala.

Bochechas

As bochechas formam as paredes móveis laterais que limitam a cavidade bucal. Elas apresentam estrutura bem parecida com a dos lábios. A camada subcutânea da bochecha é formada por corpo adiposo – o que chamamos popularmente de gordura – que influenciam na parte estética. Muitos adultos se incomodam com o tamanho ou formato de sua bochecha e recorrem ao procedimento chamado de bichectomia para a harmonização facial.

Imagem de uma mulher loira jovem sorrindo segurando as bochechas

Palato

O palato, popularmente conhecido como “céu da boca”, consiste na barreira superior e inferior que formam a boca. É formado pelo palato duro e palato mole:

Palato duro

O palato duro é formado por uma estrutura óssea em formato côncavo, onde a língua se encaixa. Se localiza na parte da frente do céu da boca. Tem a função de auxiliar na deglutição e direcionar o alimento sólido ou líquido para ser engolido. Também tem importante papel em conjunto com a língua na fonética.

Palato mole

O palato mole, também chamado de véu palatino, é o tecido mole e flexível que reveste a parte de trás do céu da boca. É composto por músculos e atua na deglutinação e respiração. No fundo do palato mole encontramos a úvula, uma estrutura cônica, conhecida como “sininho”.

O limite entre o palato duro e palato mole pode ser facilmente visualizado na região bucal pela diferença de cor entre as regiões.

Qual a importância do palato mole no processo de deglutição?

Um dos papéis mais importantes do palato mole é auxiliar na deglutição dos alimentos. Para ficar mais claro e você entender melhor, a deglutição é o processo que envolve o transporte do alimento (ou da saliva) da boca até o estômago. Ou seja, é o ato de engolir. Durante a deglutição, o palato mole é estimulado e permite que a língua seja forçada sobre ele, o que faz com que o bolo alimentar se desloque para a parte posterior da boca.

Após esse primeiro mecanismo, o palato mole se move para baixo e para cima contra a faringe e assim, impede a entrada de alimentos na cavidade nasal. Dessa forma podemos entender que essa estrutura é importante para impedir que afoguemos com o que comemos ou bebemos.

Língua

Imagem de um rosto com uma pessoa colocando a língua para fora da boca

A língua é um órgão muscular móvel que se localiza na parte central da cavidade oral. Ela exerce diversas funções na boca como mobilidade alimentar na mastigação, deglutição, gustação e articulações da fala. É importante sempre estar atento aos cuidados de higiene e a aparência física dessa parte, pois existem diversos problemas bucais intimamente ligados a essa estrutura.

Confira nosso post “Doenças da língua: descubra quais existem!” para saber um pouco mais.

A língua possui inúmeras e pequenas papilas linguais na sua superfície e bordas marginais que contém receptores gustativos, entre elas as papilas circunvaladas.

Papilas Circunvaladas

As papilas circunvaladas estão em menor números que os outros tipo de papilas da língua, mas merecem destaque por ser diferentes na sua localização, formato e função. Elas estão dispostas em formato de V na parte posterior da língua, próximo as amídalas. As demais papilas localizam-se no dorso da língua e se assemelham a pequenas saliências.

Responsáveis pela identificação de gostos amargos, as papilas circunvaladas contém glândulas salivares menores que ajudam no processo de digestão além de contribuem para o reflexo de náuseas. São muito difíceis de serem identificadas pela própria pessoa, você pode tentar identificá-las colocando a língua para fora e iluminando o fundo da boca.

Glândulas salivares

Você sabe porque sua boca está sempre úmida? As responsáveis por são as glândulas salivares. Elas produzem e lançam saliva para a cavidade oral. A saliva é um líquido transparente e inodoro que é responsável por manter a parte interna da boca hidratada, lubrificar o alimento durante a mastigação, iniciar a digestão do amido e melhora o paladar. Além disso atua na proteção da boca, pois previne cárie.

Sabia que você pode “ajudar” a saliva na função de prevenir a cárie? Confira o post “7 métodos de prevenção da cárie dentária” no blog da 021 Dental para entender como!

Dentes

Os dentes são estruturas rígidas esbranquiçadas que formam a arcada dentária. Eles apresentam a função de triturar, mastigar e misturar o alimento a saliva além de auxiliar na fala. A dentição permanente é formada por 32 dentes que se dividem entre a arcada superior e a inferior. Se você quer se informar mais sobre os dentes, veja o post “Tudo sobre a anatomia dental: um guia da 021 Dental!

Gengiva

A gengiva é um tecido mucoso que recobre os maxilares e serve como proteção aos dentes e tem como cor característica um tom rosa-pálido. Qualquer alteração na cor da gengiva ou sangramento deve ser investigada a causa para tratamento. A gengivite é uma doença muito comum em pacientes de todas as idades e pode ser evitada com os cuidados adequados para essa região.

E aí gostou de conhecer um pouco sobre a anatomia bucal? Lembre-se sempre de cuidar da sua saúde bucal em casa e de marcar as consultas de rotina com o seu dentista. O blog da 021 Dental está cheio de conteúdos como esse por isso, navegue entre nosos posts e confira dicas e informações do mundo odontológico!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!