É possível ter dentes perfeitos? Como alcançar esse resultado?

Dizem por aí que o sorriso é a porta de entrada e a janela da alma, certo? E de fato é! Além de ser uma questão de saúde e estética, ter dentes belos e saudáveis também interfere diretamente na autoestima.

Enquanto ter vergonha de sorrir é um dos piores sentimentos que uma pessoa pode ter, esbanjar um sorriso lindo é desfrutar da liberdade e uma excelente forma de elevar a altivez.

Mas a grande questão que permeia o assunto é: existem dentes perfeitos ou não? Neste post, nós, da 021 Dental, vamos esclarecer o assunto e tratar medidas básicas e alguns tratamentos dentários que podem contribuir para o alcance da beleza e da saúde dos dentes. Para conferir, continue!

Afinal, existe sorriso perfeito?

Não, não existe sorriso perfeito, por mais que você tenha em mente um que pareça ser!

Para responder essa pergunta é necessário levar em conta uma infinidade de critérios para, a partir daí, estabelecer um parâmetro de perfeição, considerando que um dente pode ser impecável em relação a sua cor, porém, péssimo em termos de saúde.

Quando essa linha de raciocínio é traçada, é possível concluir que existem dentes de qualidade e com extrema beleza, porém, inexiste sorriso perfeito.

Como já mencionamos, quando estamos falando de dentição, fatores como o alinhamento, a gengiva na medida certa e a cor branca não são suficientes para atestar a sua plenitude. Isso porque os dentes também têm papel relevante em coisas fundamentais da vida como falar, mastigar e comer e pode ser que não estejam cumprindo essas funções de maneira adequada.

E, além disso, cada sujeito tem uma estrutura dentária ideal para si mesmo, consequentemente, querer replicá-la nunca será uma boa alternativa – muito embora seja grande a quantidade de pessoas que chega ao consultório odontológico desejando exatamente isso.

+ Como ter um sorriso bonito? 5 dicas para estética dental!

E como ter um sorriso saudável e com boa aparência?

Hábito! Esse é o segredo para se ter dentes bonitos e sadios! Para tanto, é importante levar em consideração três práticas essenciais, são elas:

  • Higienização diária;
  • Alimentação adequada;
  • Acompanhamento odontológico.

Assim, incorporar uma rotina que contemple os cuidados cotidianos, com escovação e limpeza eficazes, bem como o consumo de alimentos nutritivos e benéficos e a moderação na ingestão de comidas doces, ácidas e que mancham os dentes é a maneira pela qual qualquer pessoa pode contribuir pela harmonia e vitalidade do sorriso.

E ir ao dentista regularmente também é um meio de garantir que cuidados mais avançados sejam tomados, problemas maiores sejam evitados e, assim, a beleza e a saúde dentárias sejam conquistadas de forma apropriada e profissional.

Quais tratamentos odontológicos também podem contribuir?

Além dos costumes básicos mencionados anteriormente, também é possível listar alguns procedimentos que auxiliam na missão dos dentes ideais, vejamos:

1. Alinhadores transparentes

Trata-se de uma placa de resina transparente que ajuda a ajustar dentes tortos, assim como outras dificuldades, como mastigação e dores na articulação dentária. Nesse sentido, seus principais benefícios são: estética, harmonia, conforto, mastigação, prevenção de dor de cabeça e problemas gástricos.

2. Aparelho ortodôntico

Este é o meio mais eficaz para corrigir apinhamento, desalinhamentos e diastema. Com uma estrutura – visível ou invisível – fixada na parte frontal dos dentes, o processo de correção ortodôntica se dá sob supervisão de um dentista. Seus efeitos podem ser sentidos na correção da mordida, na correção mandibular e até mesmo, na melhora da dicção.

3. Clareamento dental

Um procedimento que busca branquear os dentes amarelados ou manchados, sem ferir o esmalte natural dental. Dentre as suas vantagens estão: rapidez, segurança, acessibilidade, beleza, brilho e resultado de longa duração.

4. Limpeza

Também conhecida como profilaxia, raspagem ou remoção de tártaros, a limpeza promove a remoção da placa bacteriana de forma profunda, higienizando desde a superfície dos dentes à área de espaçamento. Assim, seus principais benefícios são: prevenção da perda óssea e aparição de cáries, remoção de sujidades e a garantia de um sorriso mais belo, limpo e agradável.

5. Estética dental

Diz respeito a alguns procedimentos voltados unicamente para a aparência dos dentes, dentre eles estão:

  • Aplicação de resina, a fim de corrigir pequenas imperfeições e manter a naturalidade dos dentes;
  • Extração ou implantação de dentes;
  • Coroa dentária para substituir dentes danificados;
  • Gengivoplastia para alterar o formato das gengivas.

E por falar em gengivoplastia, tire suas dúvidas sobre o procedimento, acessando o link!

Bem, entendido que o sorriso perfeito não existe, mas que há um tipo de dente ideal para cada pessoa, considerando a sua estrutura dentária, foi possível notar que ao invés de almejar ter dentes iguais de outras pessoas, por considerá-los perfeitos, convém ter hábitos diários que contribuem para a saúde e a beleza do sorriso, assim como optar por tratamentos odontológicos adequados que ajudam a aprimorá-lo esteticamente e em termos de saúde.

Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a dicas sobre a saúde a estética dos dentes. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!