A escova de dente elétrica é uma tecnologia eficiente para potencializar a higiene bucal. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, ela não é “coisa de preguiçoso”, muito pelo contrário. Sua tecnologia eficiente consegue superar a escova de dente manual em alguns casos.
Apesar de já existir há alguns anos, ainda existem muitas dúvidas sobre as funcionalidades da escova de dente elétrica: como ela funciona, seus benefícios, diferenças para a versão manual e a melhor maneira de utilizá-la. Para te ajudar, respondemos essas e outras perguntas sobre a escova de dente elétrica.
Continue lendo e entenda mais! Confira também o post sobre a importância de manter a higiene bucal em dia, no blog da 021.
Como funciona a escova de dente elétrica
Ao contrário da escova de dente manual, a escova de dente elétrica funciona de forma adaptativa para todos os dentes e arcadas dentárias, eliminando a necessidade de experimentação das escovas de dente tradicionais. Há dois principais modelos de escova de dentes elétricas, as que funcionam a pilha ou bateria.
As escovas de dente elétrica que funciona de pilha trabalham por meio de oscilações e necessitam que, quem esteja escovando os dentes, faça os mesmos movimentos que faria com a escova de dente manual. A escova elétrica de bateria, por sua vez, não solicita essa movimentação e oferece ainda mais vantagens que as outras. Nessa publicação focamos justamente em exibir as funcionalidades das escovas de dente elétricas de bateria.
Escova de dente manual ou elétrica?
Apesar dos benefícios da escova de dente elétrica serem mais notáveis que uma escovação com escovas manuais, estas são capazes de garantir, sim, uma boa limpeza bucal. Por outro lado, a higiene bucal só é completa se houver a devida utilização de fio dental e enxaguante bucal.
Você sabe como utilizar o enxaguante bucal? Confira nossa publicação e tire todas suas dúvidas!
As escovas de dente manuais necessitam de substituição mínima de três meses de uso. Seu benefício principal é a não necessidade de energia – por pilhas ou baterias. Sua utilização correta proporciona vantagens semelhantes às escovas elétricas, com alcance necessário e limpeza eficiente.
Saiba como escovar os dentes corretamente com escova de dente manual.
Por outro lado, as escovas de dente elétrica proporcionam mais comodidade e praticidade que as manuais não possuem, além de outros benefícios específicos que mencionamos no tópico a seguir.
Benefícios da escova de dente elétrica
Dentre os benefícios da escova de dente elétrica, podemos mencionar os seguintes:
- maior eficiência da eliminação das placas bacterianas;
- adaptação para dentes com sensibilidade;
- colabora no processo de branqueamento dos dentes;
- limpeza gengival mais efetiva;
- maior praticidade e facilidade na hora da escovação;
- não requer movimentação manual comuns às escovas de dente tradicionais;
- controla o tempo ideal de escovação;
- limpeza mais efetiva para quem tem aparelhos ortodônticos;
- maior acessibilidade para idosos, pessoas com dificuldades físicas e motoras;
- maior alcance nas regiões dentais e gengivais para limpeza mais profunda;
- sensores de força para que não haja potência e lesão desnecessária.
As escovas de dente elétricas são indicadas tanto para adultos quanto para crianças e adolescentes. Para as crianças que estão iniciando seus hábitos de higiene bucal, as escovas elétricas são ainda mais indicadas.
10 melhores modelos de escova de dente elétrica
Contamos, atualmente, com uma diversidade de modelos de escova de dente elétrica no mercado, para usuários de todas as idades, e listamos as melhores abaixo, confira:
- Oral B Vitality Precision Clean;
- Philips Sonicare EasyClean;
- Oral B Genius X;
- Xiaomi EX3;
- ISSA Play Summer Sky Foreo;
- Oral B Pro 2000;
- Oral B Professional Care 500;
- Waterpik WP861B – Com irrigador Oral;
- Oral B Genius 8000;
- Oral B Pro-Saúde Power.
Os melhores modelos para crianças são Multilaser Health Pro, Chicco Infantil e Oral B Infantil Disney.
Para os usuários das escovas de dente manuais, fizemos uma publicação para te ajudar a escolher a melhor escova de dente, confira: “Escovas de dente: conheça as melhores e saiba como escolher a melhor!”
Como escovar da maneira correta
A escovação com escovas de dente elétrica não tem segredos, mas é importante estar atento a alguns pontos se ainda você ainda não teve nenhum contato com ela.
Primeiro, coloque a pasta de dente nas cerdas e ligue a escova somente quando esta estiver em contato com seu dente, isso evitará uma sujeira desnecessária. Em seguida, comece a escovação de dente em dente pela parte externa e depois interna, lembrando da gengiva – não é necessária nenhuma movimentação, apenas posicione as cerdas no lugar desejado.
Tente separar o tempo de um minuto para cada dois quadrantes bucais, dependendo do modelo de escova de dente, esse tempo será indicado pela própria escova. O tempo ideal de escova é de dois minutos e esse é o tempo que a escova elétrica funcionará. Por fim, inicie a escovação da língua sem muita pressão, com movimento de dentro para fora.
Tanto as escovas de dente manuais quanto as elétricas realizam o mesmo trabalho, a diferença fica por conta da maior acessibilidade, facilidade, praticidade e maior desempenho geral. Quem tem a oportunidade de utilizar as escovas elétricas, pode se surpreender com seu resultado.
Lembre-se que o uso de fio dental e enxaguante bucal não podem ser substituídos em nenhuma hipótese. Veja mais sobre tudo o que envolve a saúde bucal no nosso blog com dicas, informações e novidades para você não perder nada!