Minha gengiva está escura, o que pode ser? | 021 Dental

A gengiva escura está entre a categoria de problemas comuns da área da Odontologia e pode acabar resultando em uma forma de transtorno que pode prejudicar desde a saúde dos pacientes até a questão estética de quem passa por essa situação.

Contudo, essa condição tem tratamento e pode ser resolvida através de consultas com um profissional qualificado em saúde bucal. Acompanhe o nosso post para ficar por dentro do assunto.

O que é gengiva escura e o que pode causá-la?

Não existe apenas uma causa para a ocorrência de gengiva escura, por isso buscar a ajuda de um cirurgião-dentista é fundamental para que seja identificada a raiz do problema. Esse fenômeno é um pouco mais comum quando existe contato entre a gengiva e implantes dentários ou próteses feitas em porcelana.

Imagem de uma arcada dentária com a gengiva escura

Existem algumas causas, no entanto, que não estão relacionadas a esse evento e podem acabar ocasionando o aparecimento de pontos onde a cor passa de vermelho para tons mais escuros como roxo. Algumas das mais predominantes no aparecimento dessa condição, são:

Gengivite e Periodontite

Entre as origens mais comuns no surgimento de manchas gengivais, essa inflamação das gengivas é comumente resultado de cuidados inadequados com higiene bucal. Seus sintomas mais frequentes são as manchas, sangramentos, principalmente na escovação e durante o uso de fio dental.

A gengivite não tratada, tende a evoluir para outra doença, a periodontite que, quando em sua forma grave é capaz de afetar o funcionamento e a saúde cardiovascular.

Tabagismo

Melanose do fumante é o nome que descreve o aumento da produção e pigmentação de melanina. A prevalência desses casos é de aproximadamente 21 % dos fumantes de longo prazo e existe a possibilidade de evolução para Leucoplasia que, por sua vez, pode gerar lesões malignas.

Uso de implantes ou próteses

No caso das próteses e implantes, o aparecimento das machas é geralmente causado por algumas razões específicas, como é o caso da transparência em excesso da gengiva, fazendo com que a base metálica que fica atrelada ao osso apareça.

Os pacientes que notarem tal situação devem procurar seu dentista de confiança para que os devidos cuidados sejam tomados.

Além dos exemplos acima, existem fatores relacionados às manchas gengivais, como:

• alergias a determinados cremes dentais
  • manchas por conta de amálgamas utilizados em obturações
  • doenças específicas como: Penfigoides, Candidíase bucofaríngea, Herpes Zóster, Líquen plano, entre outros; e
  • doenças mais graves como tumores cancerosos e Leucemia;
  • uso de determinados medicamentos, como o caso da Minociclina.

Por possuir causas muito variadas que podem ser desde problemas simples aos mais sérios , é essencial buscar a avaliação e tratamento assim que forem detectadas as primeiras manchas gengivais.

Desenho da parte interna de dois dentes sendo um com raiz saudável e outro com um pino de implante dentário

E determinados casos, como o de pessoas pretas ou asiáticas, a hiperpigmentação é uma dessa região é normal e esperada por conta de maiores níveis de melanina. É mais comum em pessoas dessas etnias, porém pode acontecer com qualquer pessoa que tenha alta concentração de melanina.

No entanto, vamos falar sobre a condição que afeta pessoas que não possuem essa característica fisiológica e precisam investigar com cuidado o que pode ter desencadeado o aparecimento dessas manchas.

Importância do diagnóstico dessa condição

Procurar por orientação de um cirurgião-dentista para que sejam investigadas as origens das machas gengivais faz com que haja tempo hábil para que os profissionais de saúde possam identificar e designar a medicação e procedimentos adequados.

Exames clínicos, radiográficos, de sangue e em alguns casos, biópsias são as ferramentas mais comumente utilizadas na identificação do que pode ter causado o aparecimento das manchas na gengiva. O pedido para exames mais aprofundados é geralmente feito quando sintomas adicionais aos mais comuns são relatados pelos pacientes.

Tratamentos adequados para gengiva escura

O tratamento irá variar de acordo com o motivo e origem do aparecimento da gengiva escura. As diferentes técnicas desenvolvidas pela comunidade científica são muito eficientes e resolvem o seu problema. No caso de exclusão de doenças, porém a ocorrência da pigmentação afete a vida do paciente esteticamente, há maneiras de resolver.

Imagem de um dentista cuidando da saúde bucal de sua paciente em seu consultório esterilizado

Clarear a gengiva acontece de maneiras diferentes e focadas em cada caso. Algumas das intervenções possíveis são a gengivoplastia e a gengivectomia que são mais invasivas por serem técnicas que focam na reconstrução da estrutura óssea e de tecido que esteja mais alinhado com a necessidade dos pacientes.

Outras estratégias como os enxertos de osso ou gengiva são indicados caso haja a necessidade e indicação. Nesses casos, os processos tendem a ser mais localizados e podem ser feitos utilizando tecidos ou materiais sintéticos.

Ambos inspiram cuidados pós operatórios delicados, pois qualquer situação onde sua gengiva foi aberta, como no caso de enxertos e extrações dentárias, por exemplo, seu corpo precisa de tempo e um ambiente livre de resíduos alimentares.

O mais importante nessas situações é sempre se lembrar de procurar a ajuda de profissionais da Odontologia para que a sua situação seja examinada e os tratamentos sejam administrados adequadamente.

Gostou desse conteúdo? Continue navegando pelo nosso blog e encontre conteúdos completos sobre sobre tudo relacionado a saúde mental. Confira!