Maxilar Estalando, o que pode ser? Atente-se à lista!

Você já sentiu seu maxilar estalando enquanto estava mastigando ou quando abriu a boca para bocejar? Pode ser que você esteja com uma disfunção nas articulações temporomandibulares (ATM). Parece um nome difícil, mas calma, vamos te explicar e te ajudar a entender.

As articulações temporomandibulares (ATM) são umas das mais atuantes no corpo humano, afinal são elas que ligam o maxilar ao restante do nosso crânio e as responsáveis pelos movimentos que fazemos com a mandíbula como falar, bocejar, mastigar e mover o maxilar para os lados, por exemplo.

Se o seu maxilar está estalando é sinal de há algum problema nessas articulações e que você precisa de cuidados. Acompanhe a seguir quais as principais causas do problema e quais os tratamentos adequados:

Mulher com duas mãos na cabeça e gritando de dor

5 possíveis causas do maxilar estalando

Os danos nas articulações que deixam o maxilar estalando podem ser causados por diversos fatores. A forma como você dorme e seu maxilar relaxa, se você ranger os dentes, mascar chiclete, roer unha, estresse (que pode fazer você apertar os dentes ou ficar com os músculos da face contraídos), enfim, tudo isso pode lesionar as articulações e provocar o estalo!

Além disso, outros casos mais graves podem causar essas lesões como infecção oral ou artrite. Por isso é sempre bom procurar por profissionais para te dar o diagnóstico preciso e te auxiliar no tratamento. Conheça a seguir algumas causas comuns e o tratamento ideal para o maxilar estalando.

1 – Ranger de dentes, o famoso Bruxismo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros sofrem de bruxismo, que nada mais é do que o ato de apertar ou ranger os dentes durante o sono ou durante o dia, na maioria das vezes de forma inconsciente.

O bruxismo pode ser causado por fatores psicológicos, como o estresse, que geralmente faz com que ficamos mais tensos, irritados, ansiosos e tendemos a concentrar a tensão na mandíbula.

Ao perceber os sintomas de bruxismo, você deve procurar o dentista para que ele faça avaliação correta. Na maioria dos casos, o tratamento odontológico consiste no uso de uma placa encaixada nos dentes superiores ou inferiores, que vai ajudar a manter a mandíbula mais relaxada e ajudar a evitar o ranger dos dentes.

Recomendamos a leitura do nosso artigo falando tudo sobre bruxismo!

2 – Mordida cruzada

A mordida invertida, como também é conhecida, acontece quando há um desalinho nos dentes, na estrutura superior em relação à inferior. Nesses casos, a mandíbula não está posicionada corretamente, ou seja, quando os dentes superiores não ficam a frente dos inferiores.

O uso de aparelhos ortodônticos são os mais comuns na hora de fazer o tratamento da mordida cruzada, mas há casos que podem até necessitar de cirurgia.

Saiba como identificar os principais sintomas de mordida cruzada e como tratar lendo nosso post no blog.

mulher com as mãos no maxilar, sentindo dor

3 – Artrite

A artrite pode ser uma das causas dos estalos na mandíbula porque ela compromete e causa danos na cartilagem das articulações da mandíbula, o que acaba impedindo que seus movimentos sejam feitos corretamente e provoque os estalos.

Pode ser tratada com fisioterapia e uso de medicamentos, e, em alguns casos, ser necessária a cirurgia. Mais uma vez reforçamos a visita a um profissional de saúde para que ele identifique a intensidade e o grau da artrite, para poder recomendar o tratamento adequado.

4 – Lesões na mandíbula

Qualquer tipo de lesão na mandíbula que provoque a quebra ou deslocamento de um osso pode causar o estalo, mas geralmente os sintomas virão possivelmente acompanhados por muita dor, sangramentos e dormência no local.

Essa lesão pode ser causada por acidentes, impactos, tombos e é preciso que o médico conheça a gravidade desse evento, para poder indicar o tratamento adequado. Poderá ser feita desde a mobilização do local e, em casos mais graves, fazer uma cirurgia de reconstrução.

5 – Outras doenças bucais

Infecções na boca, por exemplo, podem ser causadoras do maxilar estalando, porque podem causar disfunção das articulações da mandíbula, além de trazerem outros desconfortos e sintomas como inchaço no rosto e no pescoço, além de pus e um gosto ruim na boca.

Em casos raros, o maxilar estalando pode ser um sintoma de câncer em alguma região da boca como lábios, língua, bochecha e outras, já que a presença desses tumores podem afetar o movimento do maxilar.

Por isso é tão importante ter a saúde bucal em dia e sempre consultar o dentista, para que ele possa te ajudar a evitar essas doenças e, caso ocorram, possam ser identificadas e tratadas o mais rápido possível.

Sintomas comuns para quem está com problemas no maxilar

Alguns sintomas são bem recorrentes e acompanham o paciente quando o maxilar segue estalando. Eles podem te ajudar a perceber que algo não vai tão bem e cria um alerta para procurar um dentista. Confira abaixo:

• Forte dor de cabeça, principalmente na região frontal;
  • Alto desgaste dental;
  • Sensação de mandíbula travada;
  • Dores e zumbidos no ouvido;
  • Dificuldade para mastigar ou dores durante a mastigação;
  • Barulho ao abrir e fechar a boca;
  • Dores de cabeça na região da testa, fundo de olho e nas têmporas.

homem sentindo dor de cabeça

Qual médico procurar quando sentir o maxilar estalando?

Como adiantamos, o diagnóstico final deve ser feito por um profissional da área de odontologia, para que ele faça a indicação do melhor tratamento para o seu caso.

Mesmo que estalar o maxilar seja algo de certa forma mais comum, é sempre bom buscar por profissionais confiáveis e que sejam capazes de realizar um tratamento eficaz.

Confira nossas dicas de como escolher um bom plano odontológico e não adie mais o cuidado com a sua saúde bucal. Aqui na 021 Dental você vai encontrar uma equipe de profissionais especializados para te atender independente da sua necessidade dentária. Esperamos que as informações ajude a tirar suas dúvidas. Até o próximo post!