Prótese dentária de silicone: o que é, vantagens e mais!

Tudo o que você precisa saber sobre a prótese dentária de silicone

Sorrir e comer livremente são duas das melhores sensações a serem desfrutadas! Existem pessoas, no entanto, que ainda não conseguem usufruir dessa liberdade por possuírem pequenas falhas dentárias ou por não contarem com todos os dentes.

Como forma de solucionar o problema, existem as famosas próteses dentárias. Ocorre, porém, que nem todo mundo consegue investir nesta peça e tem crescido o número de pessoas que acabam optando por versões mais em conta, como é o caso das próteses de silicone, uma opção que, além de proporcionar um ótimo custo benefício, também são excelentes auxiliadoras da estética natural e da autoestima.

Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre as características desse recurso odontológico, bem como a sua diferença em relação a próteses convencionais, as principais vantagens e desvantagens, a indicação e os cuidados essenciais, continue lendo este artigo que nós, da 021 Dental, preparamos para você. Boa leitura!

O que é a prótese dentária de silicone?

Também conhecida como prótese flexível ou prótese dentária flexível com grampo invisível, este é um dos modelos existentes no mercado odontológico para substituir dentes danificados ou suprir a falta de um ou de alguns dos componentes do arranjo ósseo da boca.

Ela pode ser descrita como um aparelho feito em versão silicone, sem as estruturas aparentes de metal presentes nos tipos tradicionais de próteses. Além disso, possuem suporte mais macio, resistente e econômico se comparado ao modelo normal e pode ser utilizada em formato total, com todos os dentes, ou parcial, com apenas alguns dos dentes faltantes.

+ Conheça também o tratamento com prótese de porcelana, acessando o link e conferindo o artigo!

Qual a diferença entre a de silicone e a convencional?

A principal distinção entre ambas relaciona-se ao material de preparo. Isso porque enquanto a prótese de silicone é produzida com polímero flexível, a convencional conta com uma base feita de acrílico, sendo bem mais rígida.

Frisa-se, ainda, que no caso da prótese de silicone inexiste as bases de metal presentes na maior parte das convencionais, o que confere mais harmonia e boa aparência para o sorriso.

Qual a diferença entre implante e prótese dentária?

Embora seja comum muitas pessoas confundirem ambos os procedimentos por conta de seus objetivos em comum, isto é, proporcionar a substituição dos dentes, é importante destacar que existe uma enorme distinção entre eles.

No caso do implante dentário, é feita uma cirurgia para que sejam introduzidos parafusos na arcada óssea do maxilar ou da mandíbula, a fim de recolocar as raízes do dente.

Já no caso das próteses, há uma fixação removível, ou seja, podem ser colocadas e retiradas sempre que necessário, inexistindo qualquer afixação definitiva.

A prótese de silicone é indicada para todos?

Não, o uso deste tipo de prótese e qualquer outro não é indicado para todas as pessoas. Em verdade, a adequação do aparelho sempre levará em conta a arcada dentária e o problema em específico do paciente.

Em muitos casos, por utilizar a prótese errada, muitas pessoas acabam por complicar ou criar mais complicações à sua condição. Por isso, o uso da prótese de silicone é indicado para pessoas que:

  • Perderam os dentes;
  • Não conseguem se adaptar a prótese rígida;
  • Têm alergia ao material presente no modelo convencional.

Existem restrições quanto ao seu uso?

Sim, existem algumas contraindicações quanto à utilização da prótese de silicone, são situações nas quais ela não poderá contribuir de maneira adequada, são elas:

  • Alto nível de dificuldade na mastigação e fonação;
  • Quando um mesmo lado da arcada perdeu os dentes posteriores;
  • Gengiva alta.

E por falar em gengiva, saiba mais sobre a gengivoplastia e como se dá este procedimento.

Quais as vantagens e desvantagens da prótese dentária de silicone?

Assim como ocorre com todos os diferentes modelos de prótese que abarcam prós e também contras, no caso do seu molde em silicone, não é diferente!

Nesse sentido, existem benefícios e desvantagens que precisam ser destacados para que você possa tomar uma decisão de maneira consciente.

As principais vantagens são estéticas, considerando que a boa aparência, o aspecto natural, o alinhamento e a simetria dos dentes são alcançados de forma automática e com conforto.

Como consequência, existe uma elevação da autoestima, bem como maior liberdade para sorrir, comer e falar. Além disso, convém salientar também o fator econômico e a rapidez.

Na quadra de desvantagens, é possível notar que nem todo mundo consegue se adaptar com este modelo, considerando que pode haver maior pressão na gengiva a depender da quantidade de dentes faltantes, podendo machucar em algumas situações. Outro elemento negativo é a possibilidade maior de a prótese incorporar manchas e sujidades devido ao seu material.

Aproveite e leia também o Guia 021 Dental e conheça a anatomia da boca!

Bem, neste artigo pudemos entender mais sobre do que se trata a prótese dentária de silicone, compreender as suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações com outros procedimentos odontológicos, bem como saber em quais casos a sua utilização é vantajosa e em quais situações o seu uso pode acarretar algum tipo de prejuízo.

Lembre-se sempre que a ajuda de um dentista não é apenas bem-vinda, trata-se de uma medida necessária! Por isso, procure um profissional especializado para finalizar a tomada de decisão sobre este modelo de prótese para dentes.

Continue acompanhando o nosso blog e até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!