Quais são os sintomas da cárie dental?

Os sintomas da cárie dental são discretos no início, mas vão se intensificando ao longo do tempo. Por mais que este problema seja comum, quando não tratado, provoca consequências graves.

Os sintomas da cárie dental

Quais são os sintomas da cárie dental (1)

Ainda que a cárie nos dentes seja quase imperceptível no começo, ela gera diversos sintomas que vão aparecendo aos poucos. São eles:

Placa bacteriana sobre o dente

Essa placa consiste numa película composta por micro-organismos. Ela afeta a superfície do dente que foi atingido pela cárie e, gradativamente, vai danificando a estrutura dental.

Manchas opacas e esbranquiçadas

A placa de bactérias faz que o dente apresente manchas esbranquiçadas e opacas. Ainda que elas não sejam identificadas facilmente, durante uma avaliação odontológica, o profissional rapidamente consegue percebê-las.

Manchas escuras

Ao passo que o esmalte dental é danificado, as manchas vão ficando cada vez mais escuras. Na maioria dos casos, é neste momento que o paciente nota a existência da cárie.

Sensibilidade ou dor ao mastigar

Quando a deterioração provocada pela cárie chega à camada sequente à do esmalte (dentina), ocorre intensa sensibilidade nos dentes. Devido a essa sensibilidade, o paciente pode apresentar dor ou forte desconforto durante a mastigação.

Forte dor de dente

Nas fases avançadas, quando a cárie afeta as camadas mais profundas do dente (polpa e raiz), ocorrem dores fortes. Essa dor acontece devido à infecção gerada pelas bactérias.

Mau hálito frequente

O acúmulo de bactérias nos orifícios provocados pela cárie provoca um mau hálito constante.

Inchaço gengival

Quando a cárie avança e gera inflamações ou infecções, outro sintoma comum é o inchaço na gengiva.

Presença de orifícios no dente

Ainda que eles sejam minúsculos no início, em pouco tempo é possível observar os pequenos buracos que aparecem na superfície do dente atingido pela cárie.

O que acontece quando a cárie dental não é tratada?

O que acontece quando a cárie dental não é tratada

Ao ver os sinais da cárie nos dentes é fácil perceber que, quando não resolvido, este problema gera consequências sérias. Vejamos quais são.

Infecção na polpa do dente

A polpa do dente é uma região altamente inervada. Quando ela é atingida por um processo infeccioso, o paciente sofre com dores intensas e contínuas.

Inflamação ou infecção gengival

À medida que as bactérias avançam pelas camadas deterioradas do dente com cárie, elas prejudicam a estrutura gengival, acarretando inflamações ou infecções.

Perda do dente

Nas fases mais avançadas da cárie, quando ela afeta as camadas profundas do dente, os danos podem ser irreversíveis. Nesses casos, a obturação não resolve o problema e ocorre a perda dental.

Danos ósseos e/ou aos demais dentes

Em situações mais severas, quando o tratamento da cárie demora a acontecer, é possível que os dentes próximos sejam prejudicados. Além disso, outra consequência grave são danos nos ossos da arcada (superior ou inferior).

Endocardite

Trata-se de uma doença infecciosa que atinge o endocárdio (revestimento interno do coração). A cárie não tratada é uma das causas deste grave problema.

A infecção pode acontecer quando as bactérias acumuladas nas estruturas dentais deterioradas vão para a corrente sanguínea e chegam ao coração. A endocardite pode levar à morte.

Qual a melhor maneira de evitar a cárie nos dentes?

Qual a melhor maneira de evitar a cárie nos dentes

Além de saber os sinais da cárie dental, é preciso adotar medidas que evitam o surgimento deste problema. Hábitos simples no dia a dia são fundamentais para manter o sorriso saudável e bonito. Estes são os cuidados para prevenir a cárie.

Higiene bucal completa

A pouca higiene bucal é a principal causa da cárie tanto em adultos quanto em crianças. O simples hábito de cuidar melhor dessa higiene evita uma série de problemas. A limpeza bucal completa envolve:

• Usar uma escova com cerdas bem macias;
• Usar fio dental diariamente;
• Escolher cremes dentais de boa qualidade;
• Higienizar a língua;
• Usar enxaguante bucal todos os dias.

Cada um desses cuidados quanto à limpeza da boca é de extrema importância. Além de proteger contra a cárie, a boa higienização bucal previne:

• Placa bacteriana;
Tártaro;
Gengivite;
Periodontite.

Crianças, adolescentes e adultos devem manter bons hábitos de higiene bucal diária. Este fator faz toda diferença para prevenir problemas sérios que podem ocorrer ao longo do tempo.

Reduzir o consumo de açúcar e carboidratos

Doces e os chamados carboidratos refinados (feitos com farinha branca), são os grandes vilões da saúde bucal. Os açúcares contidos nestes alimentos estimulam a produção de bactérias geradoras de ácidos que deterioram a estrutura dos dentes.

Portanto, adotar uma alimentação mais nutritiva, com menor quantidade de açúcar e carboidratos, é fundamental para impedir a ocorrência da cárie.

ebook higiene dental

Fazer limpezas odontológicas

Em grande parte dos casos, a cárie tem início devido às placas bacterianas que afetam dentes e gengivas. Tais placas acumulam uma grande quantidade de bactérias ao longo do tempo e provocam diversos tipos de problemas.

Evitar a presença dessas placas é a medida número um na prevenção da cárie. Por mais que a higiene bucal seja bem feita, sozinha ela não é suficiente para evitar totalmente a formação das placas.

Para remover as placas bacterianas e o tártaro é preciso realizar uma limpeza odontológica. Este procedimento feito no consultório deve ocorrer pelo menos duas vezes ao ano.

Trata-se de um cuidado essencial para evitar uma série de problemas odontológicos, inclusive a cárie e todas as consequências graves que ela gera.

Acompanhamento odontológico

Pelo menos duas vezes ao ano é preciso fazer uma avaliação geral com o dentista. Este hábito simples é fundamental para prevenir ou tratar problemas odontológicos rapidamente.

Quando a cárie é identificada nas fases iniciais, ela é facilmente tratada com obturação dental e não acarreta consequências mais sérias.

O acompanhamento com dentista também é imprescindível para identificar outros problemas que são difíceis de serem percebidos pelo próprio paciente.
Um exemplo é o bruxismo.

Pessoas de todas as idades devem ir ao dentista com regularidade. Trata-se de um cuidado com o sorriso e com a saúde como um todo.

Quando foi sua última avaliação odontológica? Tem cuidado bem da saúde bucal no dia a dia? Agende uma consulta com o dentista e saiba exatamente como estão seus dentes e gengivas.