Saiba tudo sobre o tratamento de canal dental

O tratamento de Canal Dental é um dos mais frequentes nos consultórios odontológicos. Entretanto, há muitas dúvidas com relação a este tema. Afinal, no que consiste este canal? Quais são as causas de problemas que afetam essa região? O que acontece se o canal não é tratado? É sobre estas dúvidas que vamos tratar.

O que é o canal dental?

Saiba tudo sobre Canal dental

Canal dental é a área mais interna do dente, na qual fica localizada a polpa, que também é conhecida como nervo. O canal é composto por um tecido conjuntivo que contém células e vasos sanguíneos.

O canal do dente se estende da coroa até a ponta da raiz, que fica posicionada na inervação da maxila e da mandíbula. Isso significa que o canal chega até às regiões mais profundas da estrutura dental. Por este motivo, quando a polpa é lesionada, o paciente sente dores e desconfortos tão severos.

Causas dos problemas de canal

Há basicamente duas causas relacionadas aos problemas de canal dental: cárie e trauma.

Cárie

Quando a cárie não é tratada, ela vai se agravando e se transforma em um problema de canal. Depois que as bactérias conduzidas pela cárie afetam uma camada dental intermediária (dentina), elas vão liberando toxinas que afetam a polpa do dente e danificam os tecidos dessa região. A ação dessas bactérias provoca infecção e dores fortes.

Trauma

Pancadas fortes ou fraturas também podem danificar a polpa do dente e gerar um quadro infeccioso que é acompanhado de dor. Ainda que o trauma dental seja pequeno, é necessário que ele seja tratado com máxima atenção, já que as regiões mais internas do dente são altamente sensíveis a qualquer tipo de dano e à ação das bactérias.

Como é feito o tratamento de canal do dente?

quer saber os valores e condicoespara cuidar da sua saude bucal

É preciso ficar claro que atualmente, devido aos avanços tecnológicos na área odontológica, o tratamento de canal dental é muito mais simples, rápido e indolor. De forma geral, o procedimento pode ser feito em uma única sessão.

O primeiro passo consiste em abrir todo o dente com a broca odontológica. Toda a região da polpa que foi atingida pela infecção é removida. O restante é limpo e desinfetado.

O espaço vazio deixado pela parte removida da polpa é preenchido com um material específico que protege o dente. Este procedimento consiste na obturação.

A duração do tratamento de canal dental depende da amplitude da infecção e do nível de comprometimento da raiz. De maneira geral, graças aos novos produtos usados e técnicas mais avançadas, o dente tratado não apresenta alterações de cor.

O que acontece se o canal dental não for tratado?

O que acontece se o canal dental não for tratado

O problema de canal dental por si só já é bastante sério. Quando não há tratamento, a necrose da polpa dental se estende, provocando cistos e lesões ósseas. Devido ao avanço das lesões, os dentes próximos também podem ser atingidos.

Nas situações mais graves, o quadro infeccioso se converte em uma bacteremia. Esta complicação é gravíssima, já que as bactérias presentes na região começam a se proliferar e podem chegar à corrente sanguínea. Com isso, o corpo como um todo passa a ser ameaçado.

Quando os danos à polpa e região do entorno são irreparáveis, não há como realizar o tratamento de canal. Ou seja, é necessário extrair um ou mais dentes afetados.

Feito em tempo hábil, o tratamento de canal dental é até hoje a melhor solução para restaurar um dente que apresenta danos na polpa.

Como evitar problemas no canal dental?

Como evitar problemas no canal dental

Prevenir problemas de canal dental é bastante simples. Isso envolve principalmente os cuidados quanto à higiene bucal, acompanhamento odontológico e evitar o agravamento de traumas que podem prejudicar gravemente a polpa do dente. Vejamos quais são os cuidados essenciais.

Usar uma escova com cerdas ultra macias

Para evitar problemas no canal dental e demais doenças bucais, é essencial que a escovação diária dos dentes seja eficaz. Uma das maneiras de garantir isso é usar uma escova com cerdas bem macias. Elas chegam às regiões mais difíceis e ajudam a manter boas condições do esmalte dental.

Optar por um creme dental de boa qualidade

O creme dental utilizado no dia a dia deve ser de excelente qualidade. Ele precisa oferecer alta proteção para dentes e gengivas. A escolha desse item é muito mais importante do que se imagina. Quanto mais eficaz é a pasta dental, maior a prevenção quanto a diversos tipos de problemas.

Escovar os dentes 3 vezes ao dia

Este é um cuidado básico quanto à higiene bucal. É essencial que dentes e gengivas sejam higienizados logo pela manhã, após uma das principais refeições e antes de dormir.

Usar fio dental diariamente

O simples uso do fio dental é capaz de evitar diversas doenças odontológicas, como por exemplo, cáries, gengivite e periodontite. Por mais que a escova seja eficaz na limpeza, somente o fio alcança o espaço minúsculo entre os dentes e na região da curva gengival.

Utilizar enxaguante bucal

Além de prevenir uma série de problemas e intensificar a limpeza da boca, o enxaguante é excelente para deixar o hálito mais fresco ao longo do dia.

Ir ao dentista regularmente

Manter o hábito de ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano é de total importância para prevenir ou tratar rapidamente os problemas odontológicos.
Por meio de uma avaliação geral é possível identificar se dentes ou gengivas estão apresentando alguma alteração. Ainda que nenhum sintoma seja notado, é preciso ir ao dentista a cada 6 meses.

Limpeza odontológica

A limpeza dental, feita exclusivamente no consultório odontológico, deve ser realizada duas vezes ao ano. Este procedimento básico atua na remoção das placas bacterianas e do tártaro que, caso não sejam eliminados, podem causar diversos problemas ao longo do tempo.

Evitar traumas ou tratá-los rapidamente

É necessário tomar cuidados no dia a dia para evitar pancadas ou fraturas que podem gerar danos dentais. Caso eles ocorram, o tratamento deve ser urgente. O objetivo é evitar que a polpa seja afetada ou que a inflamação se agrave.

Quando foi a última vez que você e seus familiares fizeram uma avaliação odontológica? Este é o momento de verificar exatamente como está a saúde dos dentes e gengivas e evitar problemas no canal dental.