Saiba o que o dentista faz na primeira consulta

Descubra o que ocorre em uma primeira consulta com o dentista!

Saber o que faz um dentista na primeira consulta pode ser o tipo de informação que você precisa para finalmente conseguir perder o receio de buscar por este profissional! O que muitos não conhecem é que esse momento inicial será sempre voltado para a avaliação do quadro da saúde bucal.

Não deixe mais o medo e a desinformação te manterem afastados da chance de manter um bom acompanhamento. Descubra agora, com mais detalhes, tudo o que acontece em uma primeira consulta e qual a idade ideal para dar o pontapé inicial na sua rotina de visitas ao dentista. Acompanhe!

Veja ainda: A importância de manter a saúde bucal em dia!

O que acontece em uma primeira consulta com o dentista?

Pense nessa como qualquer outra etapa de um cuidado em saúde. A primeira ida a um profissional consiste basicamente em ser o momento onde ele vai buscar conhecer algum aspecto em específico para compreender se existe incômodo, se há melhorias a serem feitas e que tipo de tratamento pode ser proposto.

Com um dentista, não é diferente. A primeira consulta é o estágio onde ele precisa conhecer e avaliar a sua saúde bucal. Ainda não é o momento de iniciar qualquer tipo de intervenção, já que é preciso conhecer muito bem cada aspecto de sua boca antes de propor algum tipo de procedimento.

É comum que nesse momento o dentista peça alguns exames complementares, como o raio x, justamente para poder ter o maior número possível de informações sobre sua boca.

E pense também que essa é sua chance de tentar sanar suas dúvidas, apresentar suas queixas e conhecer os métodos e modo de trabalho do profissional. Em geral, esses são os pontos abordados em uma primeira consulta:

  • Conhecer a saúde de sua boca na totalidade: dentes, língua, gengiva e até saliva;
  • Com base nas necessidades encontradas, formulação de possíveis tratamentos;
  • Prescrição de possíveis exames a serem feitos, para ajudarem na coleta do maior número possível de informações;
  • Orientações e indicações para manutenção da sua higiene bucal.

Para que serve uma avaliação bucal?

Usar aparelhos, realizar clareamentos, tratamentos de canal, extração de dentes e mais – qualquer que seja a intervenção, só vai poder ser traçada depois de uma avaliação inicial completa.

Outro ponto fundamental é o de que, por mais que esteja com a escovação em dia e acredite não possuir nenhum problema, o dentista é o único profissional qualificado e com as ferramentas adequadas para compreender se de fato está tudo bem com sua saúde bucal.

E mesmo que esteja, existem também recursos, como limpeza preventiva, que te ajudam a realizar essa manutenção!

Então, atenção: não é preciso esperar estar com algum incômodo ou desconforto para realizar uma primeira consulta!

Existe idade ideal para começar a ir ao dentista?

O momento ideal para a primeira consulta ao dentista é quando a criança ainda é um bebê, mesmo antes do nascimento do primeiro dente! A partir dos seis meses vida, as instruções e orientações corretas a respeito da limpeza são fundamentais para a prevenção de cáries, que podem ocorrer a partir do momento em que os dentes passam a serem formados.

O profissional, para além da avaliação inicial da saúde bucal, prestará as orientações necessária aos responsáveis. Alguns aspectos passam a estar presentes nesses primeiros momentos, como:

  • Prescrição e indicação sobre as melhores formas e produtos para realizar a limpeza bucal do bebê;
  • Orientações relacionadas ao período de início de dentição, possíveis incômodos e a melhor forma de aliviá-los.

Esse tipo de preparação e precaução pode ser responsável por construir na criança, ainda nos primeiros anos de vida, uma relação mais saudável com sua saúde bucal e com as prováveis idas ao dentista. Afinal, esse não merece e nem precisa ser um evento traumático.

Quanto mais cedo for construída uma dinâmica de responsabilidade, cuidado e rotina, melhor seu filho irá incorporar os hábitos de limpeza. Essa passa ser também a chance de ter um acompanhamento mais próximo do desenvolvimento da dentição e da prevenção de possíveis problemas, também em parceria com o acompanhamento pediátrico.

Leia ainda: Saúde bucal infantil – quais são os cuidados necessários?

Qual é a frequência certa de consulta ao dentista?

Aliado a uma boa rotina de saúde bucal em casa, a indicação é de que a ida ao consultório ocorra, pelo menos, duas vezes ao ano. Essa é uma orientação geral, que pode ser melhor direcionada ou adaptada a partir da necessidade de cada paciente.

Ainda que não haja queixa ou sintomas, uma boa avaliação e limpeza preventiva vão auxiliar na manutenção de um sorriso cada vez mais saudável. Afinal, a precaução ainda é uma das melhores estratégias no campo da saúde!

Como se preparar para uma primeira consulta ao dentista?

Algumas orientações são chave para que sua consulta ocorra da melhor forma possível. Lembre-se que esse é o momento de estar com um profissional qualificado para atender suas necessidades.

Portanto, compartilhe suas dúvidas, queixas e seja sincero com relação sua rotina e hábitos bucais. É com base também em sua realidade e possibilidades que o dentista irá propor a melhor forma possível de tratamento e acompanhamento.

E aí, gostou dessas informações e conseguiu sanar suas principais dúvidas? Continue acompanhando o blog da 021 e confie em nós para trazer sempre os melhores e mais completos conteúdos para você!

Confira ainda nosso post sobre dicas para conseguir manter um sorriso bonito e arrase! Até mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!