Você sabe quais são os perigos do tártaro? O tártaro no dente é uma placa endurecida que gruda na superfície dos dentes, afetando principalmente a região que fica mais próxima à gengiva.
Por mais que este problema seja comum, ele não aparece do dia para a noite.
Também chamado de cálculo dental, ele é considerado um dos maiores vilões da saúde e beleza do sorriso. Vamos entender os motivos.
Como o tártaro dental é formado?
Para entendermos porque o tártaro no dente pode trazer consequências tão graves é preciso saber como ele se forma.
Tudo começa com as placas bacterianas. Quando a higienização bucal não é feita da maneira adequada ou o paciente fica muito tempo sem realizar uma limpeza odontológica, as bactérias vão formando placas.
O tártaro nada mais é que uma placa bacteriana calcificada, ou seja, que se torna mais resistente ao longo do tempo.
Quais as características e sinais do tártaro nos dentes?
O principal sinal da existência de tártaro é o aspecto amarelado ou com coloração marrom nos dentes, sobretudo na região da curva gengival.
Pelo fato de ser porosa, a placa endurecida que se forma nos dentes absorve com mais intensidade as manchas que ocorrem devido a certos hábitos ou a determinados alimentos e bebidas consumidas no dia a dia.
Por este motivo, o aspecto desagradável do tártaro se agrava ainda mais no caso de fumantes ou pessoas que tomam café e chá com maior frequência.
Ainda que na maioria das vezes o tártaro seja bastante visível, somente o dentista consegue identificar a existência dele e o quanto o problema está afetando os dentes e gengivas.
Portanto, por mais que seja mantida uma excelente limpeza bucal no dia a dia, é imprescindível ir ao dentista duas vezes ao ano e realizar uma avaliação geral.
Os 5 Maiores Inimigos Do Seu Sorriso
Quais são os perigos do tártaro para seus dentes e gengivas?
Quando o tártaro no dente não é eliminado por meio de uma limpeza odontológica, com o passar do tempo ele gera graves riscos para a saúde e beleza dos dentes.
Estamos falando da gengivite e da periodontite.
Pelo fato de afetar diretamente a região da curva gengival e conter uma alta concentração de bactérias, o tártaro provoca alterações e problemas gengivais severos. São eles:
Gengivite
A gengivite consiste numa inflamação que afeta as estruturas mais superficiais da gengiva. Quando isso ocorre, é possível observar uma série de alterações.
O Uso De Fio Dental É Prejudicial Para As Gengivas?
Os sintomas são:
• Inchaço;
• Vermelhidão;
• Sensibilidade ou dor;
• Sangramento;
• Afastamento ou recuo do dente com relação à margem gengival;
• Mau hálito persistente;
• Sensação de gosto desagradável na boca;
• Presença de pus na gengiva e em volta dos dentes;
• Amolecimento de um ou mais dentes.
Ainda que nem todos esses sintomas ocorram de uma vez, o fato de aparecer apenas um ou poucos deles é motivo mais que suficiente para consultar o dentista e analisar como está a saúde gengival.
Periodontite
Periodonto corresponde ao conjunto de tecidos responsáveis por apoiar e fixar o dente ao osso maxilar e à mandíbula.
Essa estrutura do periodonto abrange a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar.
Periodontite é o nome dado a uma infecção que afeta a estrutura do periodonto. Ou seja, estamos falando das áreas mais profundas da região gengival.
Este problema é considerado mais grave que a gengivite, já que ele pode provocar consequências mais sérias.
Os sintomas da periodontite são:
• Coloração escura na gengiva;
• Dor;
• Mau hálito;
• Sangramentos (principalmente após a escovação);
• Inflamação na gengiva;
• Amolecimento de um ou mais dentes.
É bastante comum que a periodontite ocorra devido às complicações da gengivite.
Ou seja, quando a inflamação que afeta a estrutura mais superficial da gengiva não é tratada, o quadro pode se agravar.
Dependendo da intensidade da periodontite, a pior consequência deste problema é a perda de um ou mais dentes.
Isso acontece devido aos danos provocados no periodonto, que muitas vezes são irreversíveis.
Conforme mencionamos, essa estrutura tem a função de apoiar e dar sustentação aos dentes. Dessa forma, quando ela é afetada, os dentes podem cair.
Como prevenir o tártaro dentário e as consequências que ele provoca?
Evitar o tártaro no dente e todas as consequências que ele acarreta é algo bem simples.
Basta realizar uma boa higienização bucal no dia a dia. Além de escovar os dentes 3 vezes ao dia, o fator mais decisivo para prevenir o tártaro é usar o fio dental diariamente.
Por mais que a escovação seja bem feita, as cerdas da escova não alcançam o espaço que fica entre os dentes e a estreita região da curva gengival.
O fio dental remove os resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes e na gengiva, tornando a higienização completa e eficaz.
O enxaguante bucal também é um excelente aliado no combate às bactérias que se acumulam na boca.
Ao usar esse líquido no dia a dia, ao menos em uma das escovações, a boca fica ainda mais limpa, impedindo a ação tão prejudicial das bactérias.
Além dos benefícios na prevenção do tártaro, tanto o fio dental quanto o enxaguante contribuem para manter um bom hálito ao longo do dia.
Limpeza odontológica
Por mais que a higienização seja feita da maneira correta, ao longo do tempo é natural a formação de placas bacterianas que originam o tártaro.
Para eliminar os perigos do tártaro logo quando ele começa a aparecer, o indicado é fazer uma limpeza odontológica a cada 6 meses.
Este procedimento simples realizado no consultório odontológico evita uma série de problemas, inclusive a gengivite e a periodontite.
A importância de ir ao dentista
Ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano é um hábito essencial para garantir a saúde a beleza do sorriso.
Além da limpeza odontológica, durante uma avaliação de rotina o profissional consegue identificar situações que podem comprometer a saúde bucal futuramente, como os perigos do tártaro. Ou seja, ir ao dentista é tão necessário quanto ir ao médico.
Quando foi a última vez que você passou por uma avaliação odontológica? Já conhecia essas consequências tão perigosas do tártaro?
Compartilhe este conteúdo com outras pessoas que precisam saber o que fazer para evitar este grande vilão do sorriso.