Periodontite: O que é? Quais Sintomas? Consequências?

Periodontite é uma infecção que afeta as camadas mais profundas da gengiva, uma estrutura chamada de periodonto (que fica entre os dentes e a mandíbula).

Essa doença é considerada grave porque afeta os ligamentos, tecidos e ossos responsáveis pela sustentação dos dentes.

os maiores perigos da periodontite

Como a periodontite ocorre?

Periodontite, na maioria das vezes, acontece devido à gengivite (inflamação gengival).

Quando não tratada, essa inflamação vai se agravando, gerando cada vez mais danos nas estruturas gengivais.

Tudo começa com as placas bacterianas. Ainda que a princípio elas pareçam inofensivas, ao longo do tempo este acúmulo de bactérias nos dentes e região da curva gengival gera uma série de consequências.

A primeira delas é formação de tártaro, que consiste no endurecimento e maior aderência da placa bacteriana aos dentes, afetando principalmente a região na qual dentes e gengivas se encontram.

Conforme o tártaro avança, há um maior acúmulo de placas bacterianas no sentido à raiz dental, gerando quadro inflamatório.

Os danos vão ocorrendo de maneira silenciosa até que a gengivite vai apresentando os primeiros sinais.

Quando os sintomas da gengivite são ignorados e o tratamento não é feito, a ação das bactérias vai se tornando cada vez mais perigosa.

Caso a gengivite não seja eliminada, começam a se formar bolsas que vão acumulando uma quantidade ainda maior de bactérias.

Com isso, estabelece-se um quadro infeccioso que vai se espalhando e atingindo as estruturas mais profundas do periodonto (tecidos, ligamentos e osso maxilar).

Higiene bucal é coisa séria marque sua avaliacao

Quais os sintomas dessa doença periodontal?

A periodontite apresenta uma série de sintomas e cada um deles merece total atenção. Vejamos.

Coloração escura na gengiva

Um dos maiores sinais de problemas que afetam a gengiva é uma mudança na coloração natural.

Quando a periodontite ocorre, a gengiva geralmente fica com uma cor mais escura, arroxeada.

Sangramento

Entre os sinais comuns das doenças periodontais está o sangramento. Ele pode ocorrer de forma repentina, mas o mais frequente é que esses sangramentos aconteçam durante a escovação, uso do fio dental ou ao se alimentar.

gengiva inflamada e periodontite

Dor ou sensibilidade

Dor ou sensibilidade é um forte indício de inflamação ou infecção. Quando esses sintomas ocorrem, é preciso dar atenção imediata, ainda que outros sinais ainda não estejam presentes.

Inchaço

Este é outro indicativo de que algo na gengiva não está nada bem. O inchaço geralmente sinaliza inflamações.

Mau hálito constante

O intenso acúmulo de bactérias gera um mau hálito frequente. Além disso, o quadro inflamatório provoca esse cheiro ruim na boca.

Amolecimento de um ou vários dentes

Os danos provocados pela infecção periodontal atingem as estruturas que oferecem sustentação aos dentes.

Exatamente por isso, quando o quadro de periodontite vai avançando, é comum que os dentes amoleçam.

Consequências graves da periodontite

Não é por acaso que a periodontite é considerada uma doença bucal grave.
Ela provoca consequências em duas situações muito preocupantes.

A primeira é que os danos provocados no periodonto muitas vezes são irreversíveis, o que provoca a perda de vários dentes.

A segunda é que as bactérias geradoras da infecção periodontal podem chegar a outros locais do corpo por meio da corrente sanguínea, provocando problemas muitas vezes graves.

Esses problemas são:

Pneumonia

As bactérias presentes nas placas e bolsas que se formam na região gengival podem chegar à corrente sanguínea e afetar outras regiões do corpo. Entre os órgãos mais suscetíveis estão os pulmões.

Por este motivo, pessoas que apresentam gengivite ou periodontite possuem maiores riscos de ter pneumonia.

Parto prematuro

As gestantes devem ter cuidado redobrado com relação à saúde bucal. Quando o sangue sofre com a ação das bactérias presentes nas placas é possível que essa condição inflamatória induza a um parto precoce.

Sinusite

A estreita ligação entre boca e nariz torna mais fácil o acesso das bactérias à região do seio nasal, provocando crises de sinusite.

Artrite

Quando a corrente sanguínea é afetada por bactérias causadoras de inflamações, o organismo como um todo sofre.

Este fator pode provocar ou intensificar os sintomas da artrite, que consistem em fortes dores e inchaço nas articulações.

Gastrite

O grande acúmulo de bactérias na boca faz que o organismo se torne mais suscetível à ação de diversos tipos delas.

Um desses tipos é a H. Pylori, causadora da gastrite. Ao entrar em contato com a região estomacal, essa bactéria provoca uma série de desconfortos.

Outro dos problemas que podem ser desencadeados pela periodontite é o diabetes.

As bactérias acumuladas na região bucal, ao entrarem em contato com a corrente sanguínea, dificultam a ação da insulina, aumentando os riscos de desenvolver diabetes.

Endocardite

Esta é a mais grave consequência da periodontite. A endocardite é uma infecção que atinge o revestimento interno do coração, o que abrange as válvulas cardíacas.

Isso acontece quando as bactérias acumuladas na região periodontal entram na corrente sanguínea.

Por se tratar de um quadro infeccioso grave, a endocardite pode levar o paciente à morte.

dentes com gengiva inflamada generalizada e periodontia

Acompanhamento odontológico como forma de prevenção

Depois de conhecer os perigos da periodontite, você deve estar se perguntando o que fazer para evitar essa doença e as terríveis consequências que ela provoca.

Há duas maneiras de impedir o surgimento dessa infecção:

Excelente higienização bucal

Conforme explicamos anteriormente, a periodontite tem seu início nas placas bacterianas e no tártaro.

Para evitar que essas placas causem danos aos dentes e gengivas, o primeiro passo á caprichar na higienização bucal no dia a dia.

Além de usar uma escova com cerdas macias, que chegam mais facilmente às regiões mais difíceis, é obrigatório usar o fio dental diariamente para eliminar os resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes e na região de encontro com a gengiva.

O uso do enxaguante bucal é outro importante aliado. Esse líquido elimina bactérias e contribui para manter um hálito fresco por mais tempo.

Avaliação odontológica

A segunda medida preventiva é ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano.
Esse cuidado simples é essencial para prevenir a periodontite e uma série de outros problemas provocados pelas placas bacterianas e o tártaro.

Quando foi a última vez que você fez uma avaliação odontológica para ver como está a saúde dos seus dentes e gengivas?