Clareamento dental: vida nova ao sorriso

Clareamento dental é o procedimento estético mais procurado nos consultórios. E não é por acaso.

Ele oferece vida nova aos dentes, tornando o sorriso ainda mais belo e encantador.

Seja por questões pessoais ou profissionais, um sorriso bonito com toda certeza abre muitas portas, traz maiores oportunidades e aumenta a autoestima.

clareamento

O clareamento dental rejuvenesce a aparência

Clareamento nos dentes rejuvenesce sua aparência em vários anos, tornando seu rosto mais atraente.

Ao eliminar aquele aspecto amarelado dos dentes, o sorriso ganha o merecido destaque.

Além disso, o clareamento odontológico atua na remoção de manchas que afetam a dentição ao longo do tempo.

Por mais que seja mantida uma excelente higienização bucal no dia a dia, o amarelamento e a presença de manchas nos dentes é algo absolutamente comum.

Somente o clareamento pode fazer que os dentes fiquem mais brancos, já que são usados produtos e técnicas específicas para obter os resultados esperados (sempre com acompanhamento do dentista).

Por que os dentes ficam amarelados?

Clareamento dental é o único procedimento capaz de eliminar o aspecto amarelado que afeta os dentes.

No entanto, por que ao longo do tempo nossos dentes vão ficando com essa coloração envelhecida? Vejamos.

Clareamento dental - Deixa com a gente

Alimentação

Tudo que comemos e bebemos no dia a dia interfere na saúde e aparência dos nossos dentes.

Quando consumidos em excesso, alimentos ou bebidas com maior concentração de corantes, sejam eles naturais ou artificiais, provocam o amarelamento dos dentes.

Veja nosso artigo: 15 Alimentos Que Fortalecem Os Dentes

Alguns desses alimentos e bebidas são:

• Café;
• Chás (principalmente os mais escuros, como chá preto e chá mate);
• Refrigerantes;
• Molho de tomate;
• Ketchup;
• Barbecue;
• Vinho tinto;
• Beterraba;
• Cenoura;
• Açaí;
• Molho de soja.

Reduzir o consumo desses itens é essencial para preservar a cor natural dos dentes e evitar a ocorrência de manchas que ao longo do tempo deixam o sorriso com um aspecto envelhecido ou opaco.

Uso de determinados medicamentos

A composição química de alguns medicamentos altera a cor dos nossos dentes.

É o caso por exemplo dos antibióticos. Crianças e adultos que precisam fazer uso prolongado desse medicamento devem redobrar os cuidados quanto aos dentes.

O indicado é agendar uma avaliação odontológica pouco tempo depois de ter feito uso de antibióticos.

Além de mudanças relacionadas à cor natural dos dentes, esse tipo de medicamento pode aumentar os riscos de problemas bucais.

Hábito de fumar

O hábito de fumar é sem dúvida um dos maiores vilões da saúde e beleza do sorriso.

A concentração de substâncias altamente prejudiciais e os efeitos químicos gerados por elas provocam manchas escuras e aquele aspecto fortemente amarelado nos dentes.

Além de causar sérios danos à estética, o hábito de fumar acarreta graves problemas para a saúde bucal.

Veja nosso artigo: 10 Malefícios Do Cigarro Para Sua Saúde Bucal

Pessoas que fumam correm maiores riscos de apresentar:

Placa bacteriana;
Tártaro;
Cárie;
Sensibilidade dental;
• Gengivite;
• Periodontite.

Malefícios do cigarro para sua saúde bucal

Avanço da idade

Devido aos desgastes que ocorrem com o passar dos anos e a exposição dos nossos dentes a diversas substâncias, é natural que o avanço da idade esteja relacionado a uma aparência mais envelhecida do sorriso.

Esse aspecto se agrava quando, além da idade avançada, há hábitos prejudiciais que foram cultivados ao longo da vida, como por exemplo, fumar, consumir frequentemente alimentos com alta concentração de corantes etc.

Veja o artigo:  5 Hábitos Que Podem Prejudicar Os Dentes

Placas bacterianas e tártaro

Quando a higienização diária não é bem feita, os dentes ficam mais suscetíveis às placas bacterianas e tártaro.

Por mais que estes problemas bucais a princípio sejam menos graves, em questão de pouco tempo eles provocam consequências que vão se agravando.

Quando a placa bacteriana não é removida por meio de uma limpeza odontológica, ela dá origem ao tártaro, que consiste no endurecimento dessa placa.

O maior sinal do tártaro é um intenso amarelamento dos dentes, principalmente na região mais próxima à curva gengival.

À medida que o tártaro avança, as manchas se tornam cada vez mais escuras, podendo atingir tons de marrom.

Não é por acaso que o tártaro é um dos problemas que mais prejudicam a estética bucal.

O grande perigo dele, além da aparência ruim dos dentes, é que o acúmulo de bactérias pode causar duas doenças bucais sérias: a gengivite e a periodontite.

Quer saber o valor do Clareamento Dental

Quais são os tipos de clareamento nos dentes?

Há basicamente dois tipos de clareamento dental: aquele feito no consultório odontológico e o caseiro.

É preciso ressaltar que o clareamento caseiro é realizado com acompanhamento odontológico e técnicas específicas que devem ser aplicadas.

Não se trata de um “clareamento” feito em casa com itens caseiros.
O clareamento feito no consultório odontológico requer poucas sessões. Já o clareamento dental caseiro dura algumas semanas.

Nos dois casos, o dentista utiliza um gel clareador que é elaborado de acordo com as condições do dente do paciente e tipo de clareamento que será realizado.

O clareamento dental caseiro requer uso de uma moldeira para inserir esse gel e posicioná-la na boca. Essa moldeira é feita exatamente de acordo com as características da dentição de cada paciente.

Os valores de cada tipo de clareamento variam. O que é realizado totalmente no consultório odontológico apresenta preço maior.

Já o clareamento feito em casa (com acompanhamento semanal do dentista) possui valor mais acessível.

clareamento dental

Por que a avaliação odontológica é tão importante?

Antes de realizar o clareamento dental é preciso passar por uma avaliação odontológica detalhada.

Além de observar a existência de outros problemas como placas bacterianas, tártaro, cáries, gengivite etc., o dentista irá verificar as condições dos dentes e analisar se é possível obter os resultados esperados com o clareamento.

Caso exista algum problema odontológico é preciso que ele seja tratado antes da realização do clareamento.

Um dos procedimentos necessários é a limpeza, que é realizada para remoção de placa bacteriana e tártaro.

Este cuidado durante a avaliação e tratamentos faz total diferença para o sucesso do clareamento.

Você tem interesse em fazer o clareamento dental para renovar seu sorriso? Agende uma avaliação e veja com detalhes todos os benefícios que este procedimento oferece.

Caso conheça alguém que esteja interessado em clarear os dentes e ter um sorriso mais vibrante, compartilhe este conteúdo.