Língua rachada é um problema? Descubra os cuidados

Rachaduras na língua: o que são, como surgem e como tratar?

Também conhecidas como língua fissurada ou língua escrotal, as rachaduras no dorso da região lingual são alterações que causam fissuras na superfície que deveria ser lisa.

Desse modo, além de se tratar de uma anormalidade, causam incômodo estético e, a depender do caso, geram irritações. Mas o principal é que, quando elas começam a aparecer, geram uma série de preocupações e dúvidas.

Pensando nisso, nós, da 021 Dental, preparamos este artigo em que você vai entender do que se trata a língua com ranhuras, bem como saber mais sobre os cuidados que podem tomar e os tratamentos que são necessários. Confira!

A língua rachada é um problema ou não?

A resposta é: depende! Isso porque a língua é um órgão que faz parte do aparelho digestivo, que não apresenta irregularidades. Logo, quando existem as pequenas ranhuras na superfície, significa que há uma anormalidade, mas nem sempre isso representa um problema.

Em alguns casos, os sutis riscos decorrem da própria genética da pessoa, sem que haja qualquer indício de doença ou problemas relacionados à saúde da boca, ou do organismo.

Quando, porém, as rachaduras linguais não são de origem genética, denunciam a falta de cuidados básicos com a higiene bucal, o que representa um sério problema.

Em todo caso, no entanto, não se trata de uma doença e não apresentam perigos à vida ou integridade física daqueles que sofrem com essa condição.

Acesse nosso post e entenda a importância de manter a saúde bucal em dia!

Quais são as causas?

Além da questão genética e da falta de higiene bucal, precisar as causas das fissuras na língua não é uma tarefa fácil, considerando que elas não são geradas por bactérias e inexiste um elemento único que acarrete essas leves aberturas, conforme o que precisam os estudos científicos sobre o tema.

Mas é possível indicar algumas circunstâncias de saúde que podem estar relacionadas isso, como:

  1. Psoríase;
  2. Refluxo;
  3. Ansiedade e estresse;
  4. Acromegalia;
  5. Bruxismo;
  6. Tabagismo;
  7. Diabetes;
  8. Gastrite;
  9. Pancreatite;
  10. Colite;
  11. Vermes;
  12. Língua geográfica;
  13. Inflamações;
  14. Falta de minerais, nutrientes e vitaminas como B12, ferro, zinco e complexo B;
  15. Alergia de determinados alimentos;
  16. Uso excessivo ou constante de certos medicamentos;
  17. Síndrome de Sjögren;
  18. Síndrome de Milkersson-Rosenthal;
  19. Síndrome de Down.

Existem sintomas?

Neste caso, as principais manifestações são visuais, que além de visíveis, também podem ser sentidas. As fissuras podem variar de tamanho e espessura conforme o caso, mas os sinais são bem semelhantes, ficando fácil identificar a condição.

Além disso, algumas pessoas sentem ardências e irritações ao conversar, ingerir certos alimentos ou tomar algumas bebidas e, posteriormente, sofrem com inchaço ou dores.

A língua fissurada pode gerar complicações?

Sim, existem algumas implicações que podem ser geradas por conta das rachaduras linguais, tais como:

  • Infecções: as pequenas fissuras na superfície da língua podem acabar acumulando sujidades e, dessa forma, gerando microrganismos como bactérias e fungos. Com isso, é possível haver infecções;
  • Mau hálito: devido ao ajuntamento de resíduos alimentares e de saliva, é possível que um mau cheiro seja gerado na boca;
  • Gengivite e outras.

Percebe-se que, apesar de gerar alguns embaraços, as consequências não são tão graves. Contudo, a falta de cuidado adequado pode piorar o quadro e acabar causando maiores problemas que implicam diretamente na saúde. Daí a importância de, ao ser identificada, ser tratada imediatamente.

Como tratar as rachaduras na língua?

O tratamento dessa condição vai servir para diminuir o incômodo, bem como aliviar o aspecto rachado da língua. Assim, alguns cuidados essenciais são:

1. Higienize corretamente a boca e a língua

Além da escovação diária, de utilizar o enxaguante bucal e do uso de fio dental, também é importante ter um raspador de língua em casa para manejá-lo duas vezes por dia e, dessa forma, eliminar sujeiras e saburra da superfície lingual.

Muitas pessoas consideram que escovar apenas os dentes é essencial, quando, na verdade, o cuidado com a língua vai muito além disso. Por isso, também higienize a superfície lingual diariamente.

Inclusive, saiba como e por que utilizar raspadores de língua.

2. Alteração na dieta

Sendo caso de falta de minerais, vitaminas e nutrientes, convém incluir alimentos ricos nesses componentes nas suas refeições a fim de alcançar uma alimentação mais equilibrada.

3. Não consuma certos alimentos e determinadas bebidas

Elimine alimentos e bebidas picantes e ácidos no seu dia a dia enquanto persistir a rachadura na língua. Isso contribuirá para aliviar os riscos e diminuir possíveis inchaços e dores.

4. Não fume

Como é conhecido por quase todo mundo, o cigarro é extremamente prejudicial para a saúde em geral, porém, os danos são maiores para a região pulmonar e bucal, por ressacar a área e impactar na salivação. Assim, evite fazer uso do tabaco.

5. Procure um dentista

Com o acompanhamento de profissionais qualificados, será possível precisar o nível das rachaduras e iniciar o tratamento específico, se necessário. Além disso, em casos mais complexos, o dentista terá condições para encaminhá-lo ao médico adequado.

E se você tem medo de dentista, calma, leia o nosso conteúdo e descubra como superar esse medo clicando aqui.

Bem, pudemos entender do que se trata a língua rachada e compreender o seu surgimento, bem como o seu tratamento. Agora convém iniciar os cuidados essenciais indicados! E não deixe de acompanhar os nossos conteúdos para ficar por dentro de tudo sobre a saúde bucal.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!