O que é odontogeriatria e a importância da área

A odontogeriatria é uma área na odontologia com foco no cuidado da saúde bucal de pacientes idosos. Ou seja, ela é especializada em resolver problemas ligados a uma idade mais avançada e criar métodos para ajudar a atender melhor esta grande parcela da sociedade.

É claro que os dentistas que não são especialistas na área também podem atender pessoas da terceira idade, porém, um odontogeriatra vai ter um conhecimento muito maior sobre esse tipo de paciente. Além disso, em uma idade mais elevada, os problemas de saúde bucal se tornam mais comuns.

Por conta desse fator, é muito importante contar com a ajuda de um profissional especialista que tenha com profundo conhecimento sobre a anatomia bucal de um idoso. Conheça um pouco mais dessa área e sua importância continuando a leitura por aqui.

Afinal, o que é odontogeriatria?

Como você já viu, a odontogeriatria é um ramo da odontologia especializado nos cuidados orais da terceira idade, focando na prevenção e no tratamento dos problemas que surgem com maior frequência nessa fase da vida.

É normal que depois de certa idade os problemas bucais se tornam mais frequentes e o paciente idoso necessite de mais cuidados, surge, então, a necessidade de profissionais dedicados a essa área específica.

Um odontogeriatra é como um médico geriatra, mas nesse caso ele como dentista foca em cuidar da sua saúde bucal.

Por que é importante consultar um dentista especializado na terceira idade?

Procurar um dentista dedicado ao atendimento da terceira idade é muito importante para os idosos que queiram um cuidado mais atento e eficaz para a sua faixa etária, uma vez que esse tipo de profissional, por estudar com maior profundidade os aspectos que envolvem o organismo das pessoas idosas, consegue passar diagnósticos mais precisos e confiáveis.

Desse jeito, o paciente acima dos 60 anos consegue preservar a sua arcada dentária e se prevenir de possíveis doenças bucais. Além de que com esse cuidado especial, a pessoa idosa mantém a qualidade de vida e sua autoestima!

Quais os principais cuidados dentários para os idosos?

Por vezes, existe uma tendência maior para a perda de dentes e desenvolvimento de doenças bucais para as pessoas na terceira idade, dessa forma, é indicado que elas redobrem os cuidados com a sua saúde bucal.

Adotando os cuidados necessários, é possível manter um sorriso lindo e saudável. Então, que tal darmos uma olhada nos principais cuidados bucais que um idoso deve ter? Continue e confira algumas super dicas!

Escovação adequada

Escovar bem os dentes é algo necessário durante toda a nossa vida. Mas na terceira idade esse ato precisa ser feito com ainda mais atenção e cuidado.

Utilize sempre escovas de cerdas macias, assim, você evita o desgaste do esmalte dentário e não fere as gengivas. E, claro, escove os dentes todos os dias pelo menos 3 vezes ao dia.

Outra dica legal é escolher escovas de dentes com a cabeça pequena, redonda ou triangular. Com isso, você alcança até aqueles dentes mais difíceis de limpar, como os que ficam no fundo da boca.

Escovas elétricas também podem ser legais para os idosos com dificuldades motoras: elas são mais fáceis de usar por não ser preciso realizar os movimentos. Você tem somente que colocar a escova na boca e passar nos dentes, mas se atente ao comprar o item, para não gastar dinheiro com produtos de baixa qualidade e que não apresentam efetividade.

Atenção com doenças que afetam a saúde bucal

Como dissemos antes, nessa idade as doenças bucais ficam mais frequentes, por isso, o cuidado deve ser ainda maior.

Na terceira idade, o nosso sistema imunológico começa a ficar um pouco mais frágil e isso traz chances maiores de desenvolvermos algum tipo de problema de saúde. Veja a seguir algumas das principais doenças bucais que afetam os idosos:

Gengivite

Uma doença bem comum e que pode atingir pessoas de diversas idades. Ela causa uma inflamação na gengiva por conta de uma proliferação de bactérias no local.

Com isso, o nosso sistema imunológico começa a reagir e acaba causando alguns sintomas, são eles: sangramento, inchaço, mau hálito, feridas pequenas, entre outros. Ela é uma consequência do acúmulo de placa bacteriana (tártaro) na boca.

Câncer de boca

Esse tipo de câncer pode se manifestar em várias regiões como os ossos, gengiva, lábios, língua e outras partes da boca. Ele é comum em fumantes e pessoas que consumiram muita bebida alcoólica durante a vida, aliada à uma má higiene bucal.

Candidíase

A Candidíase é uma doença causada pelo fungo Candida albicans. Mas por conta de uma higiene bucal mal feita e outros fatores, pode desencadear uma proliferação excessiva do fungo.

E isso traz sintomas como: dor, ardência, formação de placas brancas na boca e feridas. Normalmente ataca os idosos que estão passando por um tratamento longo de antibióticos, pessoas idosas com o sistema imunológico debilitado ou que possuem diabetes.

Cárie

Apesar de as cáries serem um problema para todas as idades, em uma faixa etária mais elevada, elas são ainda mais problemáticas. Elas são um grande vilão na perda dos dentes e da sua saúde bucal. O principal causador de cáries é a falta de higiene bucal e uma alimentação desequilibrada.

Ingerir os alimentos adequados

Deu para ver no tópico sobre cáries que uma alimentação ruim pode ajudar a desenvolver certos problemas.

Então, é muito importante investir em uma alimentação saudável e que auxilie a sua saúde bucal. Existem vários alimentos que podem te ajudar nisso como:

  • Leite e derivados: oferecem cálcio aos dentes;
  • Folhas verde-escuras: ajudam na absorção do cálcio;
  • Maçã e cenoura: contribuem para a limpeza dos dentes;
  • Frutas cítricas: mantém sua gengiva saudável e estimulam a produção de colágeno.

Mas lembre que o recomendado é ter uma alimentação bem equilibrada e que considere as suas necessidades, viu?

Seguindo todas essas dicas, você já ajuda muito o trabalho do seu dentista, portanto, sempre mantenha uma boa rotina de cuidados com a boca.

Quem é especialista em odontogeriatria pode fazer quais procedimentos?

Um odontogeriatra no geral pode realizar todos os procedimentos comuns a um dentista, como fazer uma limpeza ou colocar uma prótese. Mas sempre com uma atenção especial para as necessidades das pessoas que já chegaram à terceira idade.

E assim, ele pode trabalhar em vários lugares como consultórios particulares, hospitais, tratamentos domiciliares, entre outros.

Com um aumento na expectativa de vida das pessoas de forma geral, é normal que haja um número cada vez maior de idosos no Brasil, por isso, essa área pode ser muito interessante para os novos dentistas que estão buscando uma especialização, afinal, além de ser um trabalho muito legal cuidar de idosos, essa nova área traz diversas oportunidades na área.

A verdade é que a odontogeriatria é uma área da odontologia bem recente, mas que já carrega a grande responsabilidade de cuidar de toda uma população mais idosa do nosso país.

Então, se você gostou desse conteúdo e quer ver mais posts super interessantes como esse, confira os conteúdos do blog da 021 Dental!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!