Sua Gengiva Sangra ao Escovar os Dentes?

Se existe sangramento na gengiva enquanto você escova os dentes, isso é sinal de problemas que precisam de grande atenção.

Estamos falando principalmente das doenças que afetam a gengiva e, quando não tratadas, geram sérias consequências.

Por Que Sua Gengiva Sangra Durante a Escovação?

Gengiva Sangra ao Escovar os Dentes

Ao escovar os dentes, várias pessoas apresentam sangramento gengival.
Ainda que o sangue não saia em grandes quantidades, este sintoma precisa ser investigado.

De forma geral, a gengivite e a periodontite são as duas maiores causas dos sangramentos que afetam a gengiva, seja durante a escovação, uso do fio dental ou durante a mastigação.

O que é gengivite?

Trata-se de uma inflamação que afeta as camadas mais superficiais da gengiva.

Além de sangramento, esse problema provoca uma série de outros sintomas:

• Vermelhidão;
• Inchaço;
Mau hálito frequente;
• Dor ou sensibilidade;
• Retração gengival.

O que é periodontite?

Consiste numa infecção mais intensa que atinge as camadas intermediárias e profundas da gengiva, região que é chamada de periodonto.

Quando a gengivite não é tratada, o quadro inflamatório vai se agravando. É neste momento que ocorre a periodontite.

Essa doença bucal apresenta sintomas muito semelhantes aos da gengivite. No entanto, eles ocorrem de forma mais severa.

• Mau hálito constante;
• Sangramento na boca (sobretudo após a escovação);
• Coloração mais escura da gengiva;
• Dor;
• Inchaço.

Nos casos mais graves, tanto a gengivite quanto a periodontite podem gerar o amolecimento e até mesmo queda de um ou mais dentes.

Qual a causa da gengivite e da periodontite?

dentes com gengiva inflamada causada pela gengivite e periodontite

Estes dois problemas bucais graves que afetam a estrutura periodontal são provocados pelo acúmulo de bactérias ao longo do tempo. Estamos falando das placas bacterianas e do tártaro.

Quando a higienização dos dentes e gengivas não é bem feita no dia a dia, as bactérias vão se acumulando em maior quantidade na boca, dando origem às placas.

Em questão de pouco tempo, caso essas placas não sejam eliminadas por meio de uma limpeza odontológica, elas dão origem ao tártaro, que consiste no endurecimento das placas com bactérias.

As placas bacterianas e o tártaro, além de afetarem os dentes, se alojam em grandes quantidades na região da curva gengival e, aos poucos, vão invadindo as camadas internas da gengiva.

A alta concentração de bactérias presentes nas placas e no tártaro provocam inflamações e infecções gengivais (gengivite e periodontite).

Como Tratar as Causas do Sangramento Gengival?

Ao saber os motivos do sangramento na gengiva durante a escovação, certamente você está se perguntando o que pode ser feito para tratar as causas desse problema. É isso que vamos ver agora.

Avaliação profissional

Agendar uma avaliação com o dentista é o primeiro passo para tratar a causa desse sangramento.

Aliás, essa é a medida necessária em todo caso de alteração que envolve a saúde bucal.

Por meio dessa avaliação geral, o profissional conseguirá identificar a causa exata do problema e verificar outras complicações que estão prejudicando a estrutura gengival e os dentes.

Limpeza odontológica

Como explicamos anteriormente, as causas principais do sangramento na gengiva são a gengivite e a periodontite.

Também foi explicado como esses dois problemas surgem em decorrência das placas bacterianas e do tártaro.

Dessa forma, para tratar as causas do sangramento gengival é preciso começar pela eliminação das bactérias que estão gerando os quadros de inflamação ou infecção.

Por meio da limpeza odontológica, realizada no consultório do profissional, são eliminadas todas as placas de bactérias e o tártaro.

Essa higienização mais profunda é essencial para resolver o problema e evitar complicações.

Uso de medicamentos

Nos casos mais graves, o tratamento das causas do sangramento na gengiva envolve tomar medicamentos prescritos pelo dentista, geralmente antibióticos.

Vale lembrar que esses medicamentos devem ser prescritos pelo profissional. Em hipótese alguma o paciente poderá fazer uso de remédios por conta própria.

Intensificar a higienização bucal

Durante e após o tratamento da gengivite ou periodontite é preciso redobrar os cuidados quanto à higienização bucal.

Um deles é usar um creme dental específico para proteger a gengiva, sobretudo depois de quadros inflamatórios ou infecciosos.

Cuidados no Dia a Dia Para Evitar Sangramento da Gengiva

Para prevenir o sangramento gengival e demais problemas bucais é preciso cuidar bem da higienização que é feita todos os dias. Estes são os principais fatores que precisam ser considerados.

Fio dental

Por mais que todas as escovações diárias sejam feitas da forma correta, somente o fio dental garante a remoção total de resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes e também na curva da gengiva.

O recomendado é usar o fio pelo menos em uma das escovações, preferencialmente naquela que é feita antes de dormir.

Enxaguante bucal

O enxaguante é um item de extrema importância no combate às bactérias geradoras de placas e tártaro.

Esse líquido, além de eliminar as bactérias que se alojam na boca, mantém o hálito fresco por mais tempo.

Assim como no caso do fio dental, o indicado é que o enxaguante seja usado pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir ou após uma das refeições.

Vale lembrar que, pessoas que sofrem com problemas gengivais, principalmente gengivite ou periodontite, necessitam usar um enxaguante especial de acordo com essas situações. Para acertar na escolha, é preciso pedir a indicação de um profissional.

Escova com cerdas macias

Para que a escovação seja eficaz e não ocorram danos na gengiva é fundamental usar uma escova dental com cerdas bem macias.

Quanto maior a maciez das cerdas, mais eficiente e confortável é a limpeza dos dentes e gengivas no dia a dia.

Cremes dentais de qualidade

Ainda que a escolha do creme dental pareça algo simples, ela é essencial para manter a saúde e beleza do sorriso.

Além de proteger contra cáries, placas bacterianas e demais problemas, o creme dental precisa ter uma ação protetora para as gengivas.

Neste caso também recomenda-se pedir uma indicação do dentista quanto às melhores opções de cremes dentais.

Sua gengiva tem apresentado sangramento durante a escovação dos dentes? Isso acontece com frequência?

Este é o momento exato de agendar uma avaliação odontológica e ver exatamente qual é a causa do problema.